O corpo nu continua tão polêmico em pleno século XXI. O que era para ser um assunto já bem estudado, lúcido e resolvido pela sociedade se tornou um deplorável retrocesso intelectual.
A nudez é o estudo para entender a origem e compreender a importância do ser humano perante a uma sociedade, ainda, infelizmente, retrógrada em muitos aspectos sociais. Muitas vezes classificadas como “vulgares”, “inapropriadas”, “pervertidas” ou outros termos que o leitor tenha ouvido ou explanado, saiba que a nudez já ilustrou materiais didáticos, principalmente, no estudo da história da arte. Ou seja, existe uma familiaridade em torno do tema. O nú pautou inúmeras pinturas e esculturas de grandes artistas de reconhecimento e admiração mundial, sendo apreciadas e lotando museus e espaços culturais.
Que o diga “Davi” (1504), de Michelangelo (1475-1564). Uma escultura que remete a uma passagem bíblica sobre a figura homônima à obra renascentista que derrota o gigante e arrogante Golias. Esta escultura tem um valor imensurável para as artes plásticas e traz Davi, com mais de cinco metros de altura, desnudo. Ticiano Vecellio (1489-1576), um dos principais representantes da escola veneziana, também trouxe ao público o belo corpo da “Vênus de Urbino” (1538), em uma posição que representa o seu protesto à sua independência sexual. No Brasil, a idolatrada Tarsila do Amaral (1886-1973) retratou em “Batizado de Macunaíma” (1956) os povos originários e a cultura brasileira. Assim são suas vidas, suas origens e suas histórias.
Perceba que as obras citadas no parágrafo anterior referem-se a produtos artísticos criados nos séculos passados por figuras que não tinham a pretensão de criar controvérsias para a sociedade à época. Eram registros para mostrar a história, a beleza e a força de um ser humano em meio aos transtornos ou desafios pessoais. Só com o passar dos tempos (leia-se séculos), que o corpo foi sendo tratado de forma polemizada. Porque o homem sem camisa é alvo de elogios e a mulher, ao fazer o mesmo, é discriminada ou rotulada com adjetivos baixos? Porque existem diferenciações quando se trata dos corpos de gêneros diferentes? Porque a nudez é um tabu?
São tantas perguntas para poucas respostas. Talvez o processo de transformação social sobre a nudez dure por muito tempo, enquanto, principalmente, a ideologia religiosa for um dos pilares para o negacionismo e bater na tecla do pecado.