Piracicabano venceu Brazilian Food Experience e representará o país em setembro
O chef Marcelo Porta se apresentará na 16ª Americas Food & Beverage, feira gastronômica internacional que será realizada na Flórida/EUA. Porta venceu a última edição da Brazilian Food Experience (BFE), na categoria Prato Salgado, e ganhou o direito de representar o Brasil no evento que acontecerá entre os dias 24 e 25 de setembro, em Miami.
Ao ganhar o primeiro lugar entre mais de quatro mil receitas, com um Confit de bacalhau em óleo de coco na moqueca de palmito de jaca, Porta conquistou a edição 2012 do evento da BFE, que teve sua final realizada no Mercado Municipal de São Paulo, no dia 29 de junho, onde oito finalistas apresentaram suas receitas para um Júri Internacional.
Na Feira, que será realizada no Miami Beach Convention Center, o chef pretende inovar ao surpreender a alta cúpula da gastronomia mundial com uma receita surpresa, mas toda baseada em especiarias nacionais. “Como terei a liberdade de criar um prato, quero aproveitar a oportunidade para contribuir na difusão da gastronomia brasileira, usando e sabores tupininquins”, disse Porta.
Chef Internacional pelo Senac Grande Hotel São Pedro, gastrônomo pela Universidade Metodista e radicado em Piracicaba/SP, Marcelo Porta vem participando de diversos eventos nacionais. Neste ano, venceu o concurso nacional Jovem Chef da Sococo, com a receita vencedora de Peixe e Camarão aos três Cocos.
Este não foi o primeiro prêmio do chef brasileiro, que em 2011 conquistou o primeiro lugar como Chef Revelação, na Universidade Metodista de Piracicaba, onde se formou em gastronomia.
Tendo iniciado sua trajetória pela gastronomia como um prazer pessoal, Porta vem criando produções reconhecidas pela qualidade e sofisticação de seus pratos, atuando em eventos como Personal Chef.
Criador de receitas exclusivas, seu forte está na criação e harmonização de novos sabores, através da utilização de produtos e sabores originalmente brasileiros, mas que agradam a todos os paladares.
Técnicas apuradas e conhecimento da gastronomia mundial fazem parte de seus diferenciais, adquiridos em seus estudos e em viagens pelo mundo.