Engenho da Notícia

Empresa de assessoria de imprensa, mídias digitais e relações públicas

Notícias

Café Morro Grande é escolhido para torrar grãos do Instituto Biológico doados ao Fundo Social do Estado

A presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado (Fussesp), Lu Alckmin, receberá na manhã da próxima terça-feira (18), durante a cerimônia de premiação do 10º Concurso Estadual de Qualidade do Café de São Paulo, no Palácio dos Bandeirantes, uma parte do lote cultivado pelo Instituto Biológico (total de 1.500 pés), que será repassado a entidades assistenciais da capital.
O cultivo feito pelo Instituto Biológico (IB) integra o projeto “Sabor da Colheita 2012”. A torrefação e a moagem deste ano ficaram por conta do Café Morro Grande.  Anualmente, o projeto se inicia em maio e marca o início da colheita do café em todo o estado de São Paulo. Localizado atrás do antigo prédio do Detran-SP, próximo ao Parque do Ibirapuera, a plantação do Instituto Biológico é o maior cafezal urbano do Estado.
Segundo Nathan Herszkowicz, diretor-executivo da Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic), a escolha do Café Morro Grande demonstra o respeito à empresa e seu processo industrial com qualidade certificada. “Convidamos o Café Morro Grande para industrializar os grãos e participar da entregar ao Fundo Social também pela sua trajetória de apoio a entidades assistenciais”.
O Instituto Biológico possui pouco mais de 1.500 pés de café localizados no bairro de Vila Mariana, uma das áreas mais nobres do município de São Paulo. Após beneficiados resultam em aproximadamente 500 quilos de café torrado e moído, que são doados todos os anos ao Fundo Social de Solidariedade do Estado. “Com a torrefação, o Café Morro Grande fecha o ciclo da colheita”, explica Harumi Hojo, pesquisadora do Instituto Biológico.
URBANO – A história do cafezal Instituto Biológico teve início na década de 1920 quando uma praga, conhecida por “broca-do-café”, começou a atingir as plantações do Estado de São Paulo, provocando a destruição dos grãos e a queda da produção nas fazendas paulistas. Essa crise que abalou o agronegócio cafeeiro resultou na criação do Instituto Biológico, órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, que tem a missão de gerar conhecimento para garantir a sanidade animal e vegetal.

SERVIÇO:
10º Concurso Estadual de Qualidade do Café de São Paulo
Evento Paralelo – Doação do Instituto Biológico ao Fundo Social do Estado de São Paulo
Grãos torrados e moídos pelo Café Morro Grande – Piracicaba/SP
Data: 18/12/2012, às 9h30
Local: Palácio dos Bandeirantes (Avenida Morumbi, 4.500 – São Paulo)

Compartilhe:
WhatsApp Atendimento via WhatsApp