O aumento da expectativa de vida, incentivado principalmente pelos avanços da medicina, está provocando mudanças comportamentais inclusive na procura por alimentos saudáveis e balanceados. Apesar disso, sempre surgem dúvidas sobre quais são importantes para nosso organismo e como devemos consumi-los. Responsável por uma dieta correta, a nutricionista é a profissional indicada para orientar e planejar uma reeducação alimentar que supra nossas necessidades diárias.
A era academia, onde o objetivo é manter o corpo definido, também está fazendo crescer o desejo de comer bem sem ganhar calorias a mais. E neste cenário, nutricionistas comemoram, nacionalmente, seu dia na próxima segunda, 31 de agosto.
De acordo com Silvia Ramiro Fischer, nutricionista há oito anos, primeiro deve-se considerar a faixa etária e o histórico de vida da pessoa para definir um cardápio alimentar. Porém, todos os tipos de alimentos são importantes em qualquer idade: carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais, consumidos em suas devidas quantidades, auxiliam para o estilo de vida saudável.
Para a criança é preciso atenção ao consumo suficiente de alimentos ricos em proteínas, como carnes e leite, essenciais na formação de ossos e músculos. Já na adolescência, onde há um crescimento acelerado, além das proteínas, ferro, cálcio, vitaminas A e C também são importantes por serem nutrientes fundamentais ao padrão de crescimento. Na fase adulta, homens e mulheres necessitam seguir uma alimentação variada e balanceada. Não há nenhum alimento específico que deve ser consumido em maior quantidade nesta faixa etária.
“Os idosos estão no grupo que exige bastante atenção. Nesta fase perde-se muita massa muscular, provocando riscos à saúde. O consumo de alimentos ricos em proteínas é muito importante para ajudar a recompor as perdas provocadas pelo envelhecimento. A terceira idade também apresenta diminuição da absorção de nutrientes, sendo importante o consumo de ferro, cálcio, vitaminas D, C, E, do complexo B, zinco e betacaroteno, que são essenciais para a manutenção do organismo”, explica Silvia.
No Bellatrix Residencial para Idosos, em São Pedro (SP), Silvia, junto com a equipe multidisciplinar, também formada por um cardiologista, prepara os alimentos adequados com as orientações nutricionais específicas. “Os moradores recebem seis refeições diárias: café e lanche da manhã, almoço, café da tarde, jantar e ceia, sempre balanceadas. Consideramos o histórico de saúde de cada um para controle sistemático e temos cuidados especiais com baixas quantidades de sal, açúcares e gorduras. Em alguns casos o consumo é zero, como dos diabéticos, ou restrito aos hipertensos”, fala a nutricionista.
Apaixonada pelo trabalho, Silvia celebra o reconhecimento da sua profissão. “Hoje, a procura pelo nutricionista está ampliando para vários setores, o que ajuda a disseminar qual é nossa obrigação diante da sociedade. A procura não se restringe mais a obesos e idosos, superou conceitos e chegou aos jovens. Isso é muito importante não só pela nossa valorização, mas para o futuro. Pesquisas brasileiras mostram que 30% da população serão de idosos em 2050. Se a maioria não se cuidar agora teremos um colapso nas redes de saúde”, alerta.
Dicas para alimentação saudável em qualquer idade:
– Fazer pelo menos três refeições diárias intercaladas com pequenos lanches;
– Comer devagar e mastigar bem os alimentos;
– Comer diariamente porções de cereais, frutas, verduras e legumes;
– Preferir carboidratos integrais (arroz, pães, farinhas);
– Não consumir sal, gorduras e açucares em excesso;
– Ingerir bastante água entre as refeições;
– Cuidado com dietas da moda, o ideal é procurar um profissional
SOBRE A DATA – O nutricionista é responsável por planejar programas de alimentação para as pessoas e preparar dietas, supervisionar a produção de alimentos em cozinhas de indústrias e restaurantes, e também acompanhar o regime de atletas. Estuda os alimentos, suas características e funcionalidades orgânicas. O Dia do Nutricionista é celebrado em 31 de agosto, pois é a data da criação da Associação Brasileira de Nutricionistas – ABN, desde 1949.
SOBRE O BELLATRIX – Localizado no bairro Alpes das Águas, o Bellatrix Residencial atende todas as normas exigidas de uma Instituição de Longa Permanência para Idoso (ILPI). Com 20 apartamentos simples e duplos, o local completa 10 anos mantendo a qualidade e o atendimento diferenciado para garantir a qualidade de vida aos seus residentes. Além de conforto, entretenimento e acompanhamento com cuidadores durante 24 horas, todos os dias, o Bellatrix Residencial conta com técnicos em enfermagem, enfermeiros, médico, nutricionista, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, musicoterapeuta, psicólogo, psiquiatra, cozinheiras, camareiras, passadeiras, lavadeiras e equipes de limpeza e jardinagem.
SERVIÇO. O Bellatrix Residencial para Idosos fica na Avenida das Azaleias, quadra 39, lotes 12 e 13, no bairro Alpes das Águas, em São Pedro. Mais informações pelo (19) 3481-4282 ou www.bellatrixresidencial.com.br. Facebook: Bellatrix Residencial para Idosos.
Crédito das fotos: Daniella Oliveira
Contatos para a imprensa:
Daniella Oliveira
Assessoria de imprensa Bellatrix Residencial
(19) 99654-1330 – 3481-5261
danyjornal@hotmail.com
Engenho da Notícia
Assessoria de Imprensa
divulgacao@engenhodanoticia.com.br
(19) 3302.0100
Twitter: @Engenho_Noticia
Facebook: Engenho da Notícia