(1º/02/2018) O Centro de Longevidade e Atualização de Piracicaba (Clap) dá a largada para 2018 com inscrições abertas para quem quer começar o ano em busca de qualidade de vida e envelhecimento bem sucedido. As aulas ocorrem sempre no período da tarde, em turmas de segunda e quarta-feira, ou terças e quintas-feiras. E o melhor, quem efetuar a matrícula nas próximas semanas recebe desconto de 50%.
A grade curricular deste ano reúne temas como saúde mental e estimulação cognitiva; história da arte; direito e atualidades; saúde física e prevenção; corpo e movimento entre outros assuntos. As turmas começam na próxima segunda-feira (dia 5 de fevereiro), com aulas inaugurais ministradas por convidados especiais.
A primeira participação, na segunda-feira (dia 5), das 15 às 16h30, será com a médica Flavia Machado, que falará sobre o tema “Doenças Reumáticas e Prevenção”. Na terça-feira, dia 6, das 14 às 16h30, a endocrinologista Camila Furlan trará detalhes e orientações sobre o processo de envelhecimento.
As professoras Alessandra Cerri e Maristela Negri, idealizadoras do Clap e especialistas em educação para a terceira idade, reforçam que as aulas inaugurais são gratuitas e abertas a todos que querem conhecer melhor o funcionamento do centro de longevidade. “Estamos de portas abertas e queremos a participação de novas alunas e alunos neste ano que acaba de começar”, convidam.
As especialistas explicam que as disciplinas deste ano foram definidas com base nas demandas sugeridas pelas próprias turmas, levando em conta assuntos de interesse em comum, sempre com o objetivo de proporcionar um envelhecimento bem sucedido. “As atividades do Clap não são exclusivas para as pessoas acima de 60 anos. Todo o trabalho é voltado, também, para o processo de envelhecer com saúde e qualidade de vida. Por isso as aulas estão disponíveis para todas as idades”, completam as professoras.
O ambiente do Clap estimula a saúde física, mental, espiritual, cultural, social e está estruturado em pilares científicos e cognitivos, construídos a partir de experiências vivenciadas pelas profissionais por mais de 13 anos. As aulas ocorrem em horários variados. E as turmas não são avaliadas por provas e não precisam realizar tarefas comuns do ensino formal.
Nos demais horários, o Clap permanece aberto com atividades diversas como atividades motoras (ginástica preventiva, alongamento funcional, fortalecimento feminino, danças circulares, dança livre, ioga e tai chi chuan), oficinas, palestras e cursos multitemáticos.
Localizado no bairro São Dimas, o Clap conta com sala de aula climatizada (capacidade para 60 alunos), recursos multimídia, recepção e instalações totalmente adaptadas em acordo com as normas ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) de acessibilidade.
Quem está à frente do Clap
Alessandra Cerri é graduada em Educação Física, com mestrado em Educação Física (Atividades Físicas para Grupos Especiais) e pós-graduação em Neurociências Aplicadas a Longevidade, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Autora de vários capítulos de livros e revistas científicas com abordagens sobre o tema envelhecimento; organizadora do livro “Envelhecimento bem sucedido: mais que acaso, uma conquista”. Atuou como professora e coordenadora da Faculdade Cenecista da Terceira Idade de Capivari (Faceti).
Maristela Negri é mestre em Educação Física (Corporeidade e Pedagogia do Movimento) pela Unimep; pós-graduada em Desenvolvimento Integral do Ser: Danças Circulares e Jogos Cooperativos pela Faculdades Campos Elíseos/Unipaz, de Campinas; em Atividade Física, Terceira Idade e Grupos Especiais/Unimep; em Atividade Física e Qualidade de Vida, pela Unicamp; em Fisiologia do Esforço/Unimep; em Neurociências Aplicadas a Longevidade, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); autora de artigos científicos e capítulos literários; foi coordenadora da Faculdade Cenecista de Capivari (Faceti); da Faculdade Aberta da Terceira Idade da Unimep (campi Piracicaba e Santa Bárbara) e da Faculdade Aberta da Terceira Idade da Fatep (Faculdade de Tecnologia de Piracicaba).
SERVIÇO:
Matrículas abertas para o Centro de Longevidade e Atualização de Piracicaba (Clap)
Início das aulas: 5 de fevereiro de 2018
Endereço: Rua José Ferraz de Camargo, 460 – São Dimas – Piracicaba/SP
Telefone: (19) 3377.9332 / 3377.9334
Facebook: /centroclap
Instagram: @clap_pira
Contato imprensa:
Engenho da Notícia
Assessoria de Imprensa Clap
divulgacao@engenhodanoticia.com.br
(19) 3302-0100 – Piracicaba/SP
Instagram: @engenhodanoticia
FB: /engenho.danoticia