Engenho da Notícia

Empresa de assessoria de imprensa, mídias digitais e relações públicas

Notícias

25 anos dos Comitês PCJ – Plantio de mudas inicia nova fase do Projeto Nascentes Analândia

(10-12-2018) Com o plantio simbólico de 50 mudas, de diferentes espécies, começou a nova fase do Projeto Nascentes Analândia, no interior de São Paulo.  O evento ocorreu no sábado (dia 8), na Fazenda São Francisco, e teve momentos emocionantes com a participação de agricultores e agentes que lutam pela preservação do meio ambiente. 

Lançado em agosto de 2017, o Projeto Nascentes Analândia envolve 15 produtores rurais da micro bacia do Córrego do Cavalheiro – um dos principais afluentes do rio Corumbataí – em área total de 1.650 hectares. Contribui para a recuperação, conservação e proteção de nascentes e mananciais da Bacia Hidrográfica do rio Corumbataí, de onde vem a água que abastece mais de 500 mil pessoas na região de Piracicaba e Rio Claro.
A programação finalizou as comemorações dos 25 anos de instalação do Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (CBH-PCJ), os 15 anos do Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ FEDERAL) e os 10 anos do Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba-Jaguari (CBH-PJ1). Quatro cidades foram escolhidas para receber os eventos solenes e festivos: Piracicaba, Itapeva (MG), Jundiaí e Analândia. 
Antonio Rozin Sobrinho, proprietário da Fazenda São Francisco, escolheu uma muda de Guanandi para iniciar o plantio. E não foi por acaso. “Quero viver o tempo que ela durar”, brincou. A planta pode ultrapassar 30 anos de vida. “Há 11 anos falamos deste projeto”, disse o agricultor que após sair de Pirassununga se apaixonou por Analândia. 
O ato simbólico se repetiu com ambientalistas como Waldemar Bóbbo, que junto com Sobrinho esperava este momento para celebrar o início da terceira etapa do Projeto Nascentes Analândia. Aos 84 anos ele mantém a vitalidade e seus objetivos em prol dos recursos hídricos. Entre as autoridades, Barjas Negri, prefeito de Piracicaba e presidente do CBH-PCJ e do PCJ FEDERAL, e Jairo Aparecido Mascia, prefeito de Analândia, também fizeram o plantio. 
A sequência das comemorações foi no Centro Comunitário Educacional e Cultural “Dirceu Mancini”. O almoço solene contou com discursos e agradecimentos a todos que tornaram possível a realização do projeto. 
Sérgio Razera, diretor-presidente da Fundação Agência das Bacias PCJ, explicou que o plantio oficial começará em breve pela Fazenda Boa Esperança, propriedade de Murilo Kammer. Sérgio enalteceu os idealistas: produtores rurais, a unidade gestora do projeto e membros dos Comitês PCJ: “O trabalho em equipe é muito importante”.
Para o vereador Leandro Santárpio, que coordenou os trabalhos, Bóbbo é um entusiasta e ao ser homenageado chamou o ambientalista para falar. “Tivemos tropeços, mas conquistamos a meta. Nossa bacia precisa de 4 milhões de árvores para preservação do rio Corumbataí e seus afluentes. Sem reflorestamento não tem água e sem água não existe vida”, alertou o presidente do Instituto de Proteção Sócio Ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Corumbataí (IPSA). 
José Luiz Fontes, da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, fez uma importante ressalva. “Esperamos que o novo governo, ao assumir em 2019, dê continuidade a este projeto tão importante. Os resultados pela preservação já começaram e a parceria entre a Secretaria e os Comitês PCJ não pode parar”.
A solenidade ainda teve depoimentos de Rafael Fernandes, gerente de Restauração Florestal da SOS Mata Atlântica, importante aliada do Projeto Nascentes Analândia; do prefeito da cidade, Jairo Aparecido Mascia, e do vice-prefeito Angelo de Mattos. “Quando conversei com o Sérgio (Razera) em 2017 tive dúvidas se daria certo. Depois, comecei a acompanhar as atividades. Com certeza, servirá de base para outros programas”, falou Jairo, emocionado por ter sido homenageado em Piracicaba, no dia 24 de novembro, quando as comemorações começaram. 
O presidente do CBH-PCJ e do PCJ FEDERAL, Barjas Negri, em breve discurso, revelou que a novidade desta terceira fase é a contratação de um projeto técnico para o Projeto Nascentes Analândia. “Vamos fazer o que for preciso”, concluiu no encerramento das celebrações dos 25 anos dos Comitês PCJ. 
SOBRE OS COMITÊS
Os três colegiados que formam os Comitês PCJ – Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (CBH-PCJ), Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ FEDERAL) e o Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba-Jaguari (CBH-PJ1) — são instâncias para a tomada de decisões sobre a gestão de recursos hídricos nas Bacias PCJ, com diretorias integradas. 
O prefeito de Piracicaba, Barjas Negri, é o atual presidente do CBH-PCJ e do PCJ FEDERAL, enquanto José Maria do Couto, representante do Sindicato de Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Materiais Elétricos de Cambuí, Camanducaia, Extrema e Itapeva, é o presidente do CBH-PJ1.
A região das Bacias PCJ é habitada por aproximadamente 5,7 milhões de pessoas e responde por cerca de 5% do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro e 14% do PIB de São Paulo. Os Comitês PCJ abrangem 76 municípios (71 paulistas e cinco mineiros) e são compostos por representantes dos Governos Federal, dos Estados de São Paulo e de Minas Gerais, dos municípios, usuários dos recursos hídricos e da sociedade civil.
Serviço:
Programação completa dos eventos comemorativos e outras informações no site dos Comitês PCJ: https://goo.gl/pG5hfN.
Contato/imprensa
Engenho da Notícia
Assessoria de Imprensa
divulgacao@engenhodanoticia.com.br
instagram.com/engenhodanoticia
www.engenhodanoticia.com.br
fb.com/engenho.danoticia
(19) 3302-0100
Piracicaba/SP

Compartilhe:
WhatsApp Atendimento via WhatsApp