Engenho da Notícia

Empresa de assessoria de imprensa, mídias digitais e relações públicas

Notícias

Rede Drogal aceita pagamentos em QrCode das principais carteiras digitais

(21-05-2020) A evolução da tecnologia vem mudando muita coisa e com muita velocidade: as formas de trabalho, de diversão, as relações entre as pessoas e com o dinheiro. Tudo agora é digital, inclusive as carteiras. Pensando sempre em oferecer mais comodidade e rapidez aos clientes, desde o início do mês, a Rede Drogal está aceitando o pagamento por meio das carteiras digitais (leitura de código QR), sem o uso de cartão ou dinheiro físico. A iniciativa também atende às orientações de prevenção ao Coronavírus, uma vez que elimina o contato entre cliente e operadores de caixa.

O QR Code (quick response code – código de resposta rápida, em português) é como um leitor de código de barras. Pode ser lido por qualquer celular com câmera e conexão à internet. Para pagamentos, é necessário ter cadastro em uma carteira digital.

Na Rede Drogal, atualmente são aceitas as carteiras digitais do Mercado Pago, Iti Itaú e Picpay em todas as 178 unidades físicas (distribuídas em 73 cidades do estado de São Paulo). Em breve, o pagamento com carteiras digitais estará disponível também pelo Ecommerce.

Os clientes que desejam pagar por essa nova modalidade precisam instalar algum dos aplicativos parceiros da Drogal citados acima. E, também, possuir pacote de dados no celular para o momento da compra.

Como o nome diz, a carteira digital é uma espécie de extensão da carteira física e acumula um saldo recarregável pelo usuário: a conta pode ser vinculada a um cartão de crédito/débito ou o cliente pode escolher fazer uma transferência para sua conta em uma destas carteiras.

Os pagamentos na Rede Drogal com as carteiras digitais podem ser feitos nos caixas físicos e nos terminais de autoatendimento.

Um dos diferenciais das carteiras digitais é oferecer benefícios aos usuários por meio de descontos, cashback (chance de ter uma parte do valor da compra de volta) e vantagens, nos moldes dos programas de fidelidade. Uma vez apontada a câmera para o código, a transação é realizada em poucos segundos e sem taxas— motivo pelo qual o QR Code foi batizado pelos órgãos reguladores como “pagamento instantâneo”.

Marcelo Cançado, diretor administrativo da Drogal, classifica a implantação desta modalidade de pagamento na rede como um ganho positivo para os clientes. “É uma opção segura e rápida em tempos de pandemia. Beneficia quem quer pagar sem contato com nossos operadores ou maquininhas. Apostamos nas parcerias com as principais carteiras digitais para levar mais essa facilidade aos nossos clientes”, comenta o diretor.

COMO FUNCIONAM

As carteiras digitais são tecnologias desenvolvidas para dispositivos móveis, como smartphones e tablets. São aplicativos baseados em softwares de criptografia que criam uma identidade digital (conhecida como token) com os dados financeiros. A tecnologia pode ser aplicada a sites e aplicativos. Basta clicar uma só vez na tela ou aproximar o aparelho de um terminal POS habilitado nas lojas físicas para que a carteira insira as informações tokenizadas e realize o pagamento.

E nada de senhas. As carteiras digitais foram desenvolvidas para serem mais seguras que a navegação online. Utilizam um código PIN gerado na hora ou o reconhecimento biométrico digital ou facial para identificar e autorizar a transação. Ou seja, os detalhes do cartão se tornam desnecessários, sendo substituídos por um identificador de dados, exclusivo e criptografado. É um diferencial importante, considerando que apenas 20% dos brasileiros se sentem completamente seguros ao realizar compras online, segundo estudo do SPC Brasil e da CNDL.

Para assegurar a usabilidade dessas tecnologias por outros aplicativos, sites e estabelecimentos, as carteiras digitais utilizam APIs (Application Programming Interfaces) abertas. As APIs são estruturas de programação que servem como portas: elas permitem o fluxo de informação entre diferentes sistemas. No caso das e-wallets (carteiras digitais), as APIs deixam que os dados bancários criptografados do smartphone sejam acessados pelo aplicativo, site ou POS da outra empresa. Nas lojas físicas, essa comunicação pode ser feita via aproximação NFC (Near Field Communication), bluetooth e QR code. É só apontar a câmera para o código impresso.

CRESCIMENTO NO BRASIL

Apesar de ainda ser recente no Brasil, o uso deste método de pagamentos vem crescendo. Especialistas comentam que o mercado está diante de uma transformação definitiva no uso de dinheiro físico e de cartões de crédito no país. E as carteiras digitais apareceram para liderar esse movimento. O crescimento é resultado da conveniência e praticidade fornecidas ao consumidor. Do outro lado, o ganho dos varejistas também é maior com um novo canal para se relacionar com o cliente e com a segurança aliada à tecnologia.

SOBRE A DROGAL

Com sede em Piracicaba (SP) e abrangência nacional por meio do seu e-commerce, a Rede Drogal completa 85 anos em 2020 com objetivos muito claros: crescer com respeito aos clientes, inovação e qualidade. Atualmente, são 179 unidades distribuídas em 73 cidades do estado de São Paulo. Esse crescimento tem como base projetos arrojados, alicerçados em pesquisas de mercado, que mantêm a Rede Drogal atualizada, sempre em busca de melhorias nos seus processos, postura empresarial ética e transparente. Nos bastidores deste sucesso existe a contribuição de uma equipe altamente alinhada às tendências, novidades do mercado farmacêutico e empenhada na missão de ser uma rede de promoção da saúde.

SERVIÇO:

Pagamentos com carteiras digitais na Rede Drogal

Carteiras aceitas: Mercado Pago, Iti Itaú e Picpay

Disponível em todas as unidades físicas e ecommerce

Informações: (19) 3429-1200

www.drogal.com.br

Contato para a imprensa:
Engenho da Notícia
Assessoria de Imprensa – Rede Drogal
www.engenhodanoticia.com.br
imprensa@engenhodanoticia.com.br
(19) 3302-0100


Compartilhe:
WhatsApp Atendimento via WhatsApp