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Sicredi oficializa entrada no Open Banking e lança portal para orientar

Instituição financeira cooperativa decidiu voluntariamente participar de
todas as fases da implementação, levando todos os benefícios da novidade aos
associados

Totalmente integrado ao processo de implementação do Open Banking no Brasil,
o Sicredi apresenta um portal sobre a recente inovação do Banco Central, no
qual traz, por meio de vídeos e outros conteúdos, informações sobre o que é
a inciativa e seus benefícios para os consumidores. No espaço, também é
possível acessar o Portal do Desenvolvedor, disponibilizado pelo Sicredi
para que possam ser acessadas as suas APIs (application programming
interface) e desenvolvidas novas soluções de forma conectada à instituição.

“Desde a concepção inicial do nosso Portal do Desenvolvedor buscamos que o
projeto tivesse o usuário no centro e para isso consultamos nossos
colaboradores, parceiros e realizamos pesquisas para entender os
desenvolvedores e suas necessidades. Com isso, chegamos a uma plataforma que
tem o usuário no centro e foi concebida com base nos valores de colaboração
e integração preconizados pelo cooperativismo e que têm total sinergia com o
Open Banking”, contextualiza Volmar Machado, diretor executivo de Tecnologia
da Informação do Sicredi. O executivo ainda destaca as ferramentas
utilizadas e a importância de uma equipe inovadora e comprometida na
construção das APIs e do Portal. “Esse conjunto tem sido fundamental para
materializar esse primeiro passo e, assim, pavimentar o caminho para os
desafios que teremos nesta jornada de transformação do sistema financeiro”,
conclui.

Em abril, por decisão das cooperativas de crédito que compõem o sistema, o
Sicredi ingressou de forma voluntária na fase 1 de implementação do Open
Banking, sendo que obrigatoriedade de participação seria na fase 3, prevista
para agosto. Com isso, estará presente em todas as quatro etapas de
implementação, proporcionando todos os benefícios da novidade aos seus
associados. Entre os pontos que influenciaram o engajamento do Sicredi ao
Open Banking está o fato de ele integrar a Agenda BC#, que visa, entre
outros objetivos, tornar o Sistema Financeiro Nacional mais democrático e
inclusivo.

“Esta antecipação é, com certeza, um desafio do ponto de vista de todo o
desenvolvimento interno que demanda, mas entendemos como fundamental estar
participando de forma completa do Open Banking e assim gerar todas as
oportunidades de conexão que geram inovações para facilitar o dia a dia
financeiro dos nossos associados”, comenta Cesar Bochi, diretor executivo de
Administração do Sicredi.

O Open Banking, ou sistema financeiro aberto, permite o compartilhamento de
dados sobre produtos e informações financeiras, a partir da integração de
plataformas e infraestruturas tecnológicas das instituições participantes e
de outras empresas de serviços financeiros autorizadas a funcionar pelo
Banco Central do Brasil. A iniciativa tem como princípio que o cliente e ou
associado tenha mais autonomia e controle sobre os seus dados e decida
quando e com quem deseja compartilhá-los, desde que com finalidades
específicas.

Para compartilhar dados no Open Banking é necessário o consentimento
relativo sobre o motivo do compartilhamento, que terá prazo de validade
compatível com a finalidade, limitado a 12 meses. Todo esse processo será
feito em ambiente digital seguro. Na 1ª fase, que está em andamento, não há
o compartilhamento de dados pessoais, de forma que o consentimento ainda não
é solicitado aos consumidores nessa etapa.

“Acreditamos que o Open Banking trará novas oportunidades para que as
pessoas conheçam os benefícios que as cooperativas de crédito oferecem, pois
irá proporcionar um ambiente com mais informação, possibilitando que fiquem
mais evidentes os diferenciais positivos desse modelo”, salienta Bochi.

Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o
crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde
atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 5
milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com
presença nacional, o Sicredi está em 24 estados* e no Distrito Federal, com
mais de 2.000 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços
financeiros (www.sicredi.com.br).

*Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso,
Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí,
Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa
Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

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