Engenho da Notícia

Empresa de assessoria de imprensa, mídias digitais e relações públicas

Notícias

Orquestra Educacional de Piracicaba fará duas apresentações na região

Concertos didáticos serão gratuitos e acontecerão em Campinas e Piracicaba

 

Como contrapartida ao “Prêmio por Histórico de Realização em Música”, concedido pelo Governo do Estado para orquestras e grupos sinfônicos, a Orquestra Educacional de Piracicaba (OEP) fará dois concertos gratuitos em Campinas e Piracicaba. As apresentações acontecerão nos dias 26 e 28 de setembro, respectivamente.

A OEP foi uma das vencedoras do Edital PROAC/LAB 2020, via Lei Aldir Blanc, lançado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, com recursos do Governo Federal.

Em Campinas, o concerto será realizado no Teatro Castro Mendes, no domingo, dia 26, às 11 horas. Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados na bilheteria do teatro, uma hora antes do início do espetáculo.

Em Piracicaba a apresentação também será gratuita e acontecerá no Teatro Dr. Losso Netto, na terça-feira, dia 28, às 20 horas. Os ingressos devem ser retirados na bilheteria do teatro, uma hora antes do início do espetáculo.

Sobre o concerto

Com duração de 85 minutos o repertório será composto de trilhas sonoras de filmes e games, obras sinfônicas conhecidas e MPB. No concerto haverá um “Momento Didático”, atividade educativa/formativa com duração de aproximadamente 20 minutos, a qual o público é convidado a subir ao palco e se aproximar do instrumentos de sua escolha, enquanto o regente explica a funcionalidade de cada família de instrumentos da orquestra.

“Esse experimento sensorial é muito rico, pois as pessoas ouvirão a música sendo executada do palco, provocando uma nova experiência, conscientização para a importância da arte e cultura e apreciação da obra musical”, explicou o maestro Ivan Bueno, idealizador e regente da OEP.

“Esta atividade respeitará todos os protocolos de saúde e a quantidade de pessoas que poderão subir no palco ficará limitada ao permitido para cada teatro”, afirmou Carlos Cardozo, produtor da OEP.

PROAC/LAB 2020

A Orquestra Educacional de Piracicaba (OEP) foi uma das vencedoras do “Prêmio por Histórico de Realização em Música”. Concedida pelo Governo do Estado para as orquestras e grupos sinfônicos, a premiação é um reconhecimento ao mérito das realizações de organizações que atuam na área.

Como prêmio, a OEP recebeu através do Edital ProAC, via Lei Aldir Blanc, lançado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, com recursos do Governo Federal.

Em 2020, participaram deste edital 24 orquestras de todo o Estado de São Paulo e a OEP foi uma das contempladas com o calor de R$ 100 mil.

Como contrapartida ao prêmio, a OEP irá realizar três concertos didáticos gratuitos nas cidades de Campinas e Piracicaba. A terceira apresentação ainda não tem data e local marcados, mas acontecerá ainda neste segundo semestre de 2021.

Apesar do prêmio, a OEP continua captando recursos através da Lei Federal de Incentivo à Cultura – lei esta que oferece isenção fiscal no imposto de renda à empresas enquadradas no regime tributário Lucro Real e pessoas físicas que fazem a declaração de IR completa (antiga Lei Rouanet) – já tendo captado 60% do valor total do projeto junto a empresa OJI Papéis Especiais.

A OEP é composta por 90 integrantes de todas as famílias de instrumentos sinfônicos. Em seu repertório, a orquestra executa a música de concerto universal de forma predominante, mas também percorre pela música popular brasileira, pop-rock e trilhas sonoras de filmes e games. O projeto, sem fins lucrativos, conta com o apoio da iniciativa privada, entidades não governamentais e órgãos municipais para sua manutenção. Para saber como contribuir, acesse: http://www.investe.art.br/oep.

 

Engenho da Notícia

Assessoria de Imprensa

divulgacao@engenhodanoticia.com.br

instagram.com/engenhodanoticia

www.engenhodanoticia.com.br

fb.com/engenho.danoticia

(19) 3302-0100

Piracicaba/SP


Compartilhe:
WhatsApp Atendimento via WhatsApp