Através de solicitação do deputado Alex de Madureira, Piracicaba irá receber a Carreta da Mamografia, veículo do programa estadual ‘Mulheres de Peito’ que oferecerá o exame gratuitamente e sem necessidade do pedido médico ou agendamento para mulheres de 50 a 69 anos. Basta apresentar RG e cartão SUS para ser atendida.
“Fiz o pedido ao Secretário de Saúde do Estado de São Paulo, Jean Gorinchteyn, em outubro, mas a demanda estava alta, devido ao ‘Programa Mulheres de Peito’ ter ficado suspenso há dois anos devido a pandemia. Porém, finalmente, fomos atendidos e as mamografias começarão a serem feitas ainda neste mês de janeiro”, informou Alex de Madureira.
O local em que a Carreta da Mamografia ficará estacionada ainda não foi definido pela Prefeitura de Piracicaba, mas a chegada está prevista para o dia 23 de janeiro e os atendimento começam no dia 25 de janeiro e seguem até 5 de fevereiro.
As pacientes fora da faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde para rastreamento do câncer de mama, ou seja, entre 35 e 49 anos, também poderão utilizar o serviço. Neste caso, é preciso apresentar pedido médico, além de RG e cartão SUS.
Caso sejam detectadas alterações no exame ou suspeita de câncer, a paciente será encaminhada a um serviço de referência do SUS para fazer exames complementares, acompanhamento ou tratamento, conforme as particularidades de cada caso.
“A saúde não pode esperar e, com certeza, a vinda da Carreta da Mamografia aqui para Piracicaba em muito irá contribuir para agilizar a realização deste exame tão importante para o diagnóstico e o tratamento adequados das mulheres que necessitam do atendimento do Estado, completou deputado que é piracicabano e Coordenador de Projetos Parlamentares da Alesp.
Além de enviar solicitações e ofícios, Alex de Madureira também fez um pedido de reforço ao Secretário da Casa Civil do Governo de São Paulo, Cauê Macris. “Estive em audiência com Cauê Macris, no Palácio dos Bandeirantes, no dia 3 de dezembro e, na ocasião, solicitei para que os atendimentos fossem retomados o quanto antes, seguindo todas as exigências necessárias propostas pelo Ministério da Saúde e Vigilância Sanitária”, lembrou o deputado estadual.
Foto de Aldo Guimarães
Alex de Madureira
Deputado Estadual e Coordenador de Projetos Parlamentares da Alesp
(11) 3886-6676 / 6677
https://www.al.sp.gov.br/deputado/?matricula=300608
_______________
Engenho da Notícia
Comunicação Integrada
(19) 9.8312.9000 – (19) 3302.0100
divulgacao@engenhodanoticia.com.br
Facebook: Engenho da Notícia
Instagram: @engenhodanoticia