Engenho da Notícia

Empresa de assessoria de imprensa, mídias digitais e relações públicas

Notícias

Prensa francesa conquista apaixonados por café com simplicidade, elegância e potência na xícara

O preparo do café é um convite instantâneo para experiências sensoriais. Os apreciadores de um bom café, com certeza já experimentaram ou, pelo menos, ouviram falar desse método para preparar café: a prensa francesa, que alguns conhecem como cafeteira francesa e que traz na simplicidade, a elegância de um café potente e intenso na xícara. O Café Morro Grande apresenta mais detalhes sobre a prensa francesa, cafeteira que está se popularizando muito entre os admiradores de café.

De acordo com o Café Morro Grande, assim como a cafeteira italiana (Moka), a prensa francesa está cada dia mais fácil de ser adquirida em sites de venda on-line, grandes redes de lojas e hipermercados. Com o equipamento é possível saborear um café de maneira bastante diferente do tradicional do Brasil – o coado em filtro metálico.

No caso do café coado comum, explica o Café Morro Grande, os óleos dos grãos são retidos durante o processo de filtragem. Esse, inclusive, é o método mais popular no Brasil. Depois de pronta, a bebida aparece de um jeito equilibrado, leve e descomplicado na xícara. Isso ocorre porque os óleos dos grãos ficam no filtro.  Já o processo da cafeteira prensa francesa tem uma proposta diferente. A extração do café ocorre após infusão e pressão. Assim, esse método entrega um café intenso, encorpado e muito aromático.

Diferentemente do filtro de papel ou de tecido, a prensa francesa utiliza um filtro metálico lavável.  É chamada por muitos de cafeteira eco-friendly.  O café é feito por infusão (como chás) é o resultado costuma ser uma bebida mais clara, com maior oleosidade, suculência e sabor adocicado. Os preços variam de R$ 40 a mais de R$ 200. Para fazer o café na prensa francesa, o ideal é usar grãos moídos na hora, com moagem média. Também é bom escaldar o recipiente (copo) da cafeteira para que o café não esfrie rapidamente.

Passo a passo

Primeiro, coloque o café moído no copo da cafeteira, acrescente a água quente (1 porção de café para 12 de água) e deixe em infusão por 4 minutos. Nesta fase, é possível mexer o café com colher e tirar a espumar, se preferir. Tampe a cafeteira sem mexer na haste do filtro e aguarde o tempo de infusão. Passado esse período, aperte o êmbolo para baixo de maneira suave, de modo que o filtro comece a separar o pó da bebida.  O café pode ser servido direto na xícara ou armazenado em outro recipiente. Vale ressaltar que, se o café continuar na prensa francesa, a extração continuará em processo. Deste modo, os sabores podem ser diferentes a cada rodada.

 

Origem da Prensa Francesa

A ideia de extração do café por infusão acredita-se que tenha surgido a partir da tradição de algumas culturas em ferver o pó do café. A suposição dos pesquisadores da área é que uma pessoa tenha esquecido de colocar o pó quando a água ferveu e por isso tentou o processo de infusão. O que se tem de fato sobre a primeira prensa francesa (Cafetière) é que ela foi patenteada pelos franceses Mayer e Delforge em 1852. Todavia, ainda tinha um problema de não filtrar muito bem o pó. Desde então, muitos e muitos inventores aperfeiçoaram o método, entre eles Calimani, Cassol e Bondanini. É difícil garantir que nenhum resíduo do pó vá parar na xícara. Mas o resultado encorpado da bebida costuma agradar aos coffeelovers.

 

SOBRE O CAFÉ MORRO GRANDE – A história do Café Morro Grande começou a ser escrita em 1930 e, até hoje, mantém-se atualizada, sempre acrescida de novos capítulos, que detalham conquistas como a modernização fabril, as certificações de qualidade e as ações de responsabilidade social.

Desde o campo, onde um especialista escolhe os melhores grãos, passando pelo transporte e armazenagem, até chegar à mesa dos consumidores, é mantida constante análise. Toda a preocupação é resultado do compromisso e da responsabilidade entre os envolvidos no processo de produção.  Uma cuidadosa seleção de grãos é o primeiro passo, que segue por torradores e moinhos de alta tecnologia, rigoroso controle de qualidade e perfeita padronização.

Cada tipo de café é planejado e controlado desde a composição do seu blend, passando pelo ponto de torra, granulometria e tipo de embalagem. Para manter a homogeneidade, incluindo peso e sabor, existe um procedimento de controle sistematizado.  Os grãos são padronizados para que o consumidor reconheça, sempre, o mesmo paladar. Atualmente, a linha de produtos do Café Morro Grande conta com café torrado e moído, gourmet, vácuo, expresso, solúvel granulado, cápsulas, orgânico, cappuccinos e filtros de papel.

 

 

SERVIÇO:

Café Morro Grande – Torrefações Noivacolinenses Ltda.

Fundação: 1930

www.cafemorrogrande.com.br

www.facebook.com/mg.bonsmomentos

www.instagram.com/cafemorrogrande

www.loja.cafemorrogrande.com.br

 

 

SERVIÇO:

Café Morro Grande – Torrefações Noivacolinenses Ltda.

Fundação: 1930

www.cafemorrogrande.com.br

www.facebook.com/mg.bonsmomentos

www.instagram.com/cafemorrogrande

www.loja.cafemorrogrande.com.br

 

Contato para a imprensa:

Engenho da Notícia Comunicação Integrada

(19) 9.8312.9000

(19) 3302.0100

www.engenhodanoticia.com.br

divulgacao@engenhodanoticia.com.br


Compartilhe:
WhatsApp Atendimento via WhatsApp