A empresa piracicabana Embraeco inicia em 2023 um novo projeto em favor do meio ambiente, a partir da promoção da economia circular. A iniciativa EcoCashBack consiste na logística reversa das próprias peças, que serão recicladas e transformadas em novos tapumes, placas e telhas ecológicas. Os parceiros ganham R$ 2 por peça devolvida. Deste modo, todos saem ganhando – principalmente a natureza.
A economia circular é um conceito em expansão entre as empresas que buscam a sustentabilidade. Na área da construção civil essa é uma proposta importante, visto que são gerados 100 milhões de toneladas de RCD (Resíduos Sólidos da Construção e Demolição) anualmente no Brasil, segundo a Abrecon (Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos de Construção Civil). Apenas 20% disso é descartado corretamente.
O projeto EcoCashBack da Embraeco tem como objetivo ser parte da solução para este problema. “Nossa missão é criar alternativas ecológicas que possam contribuir para uma sociedade mais sustentável. Por isso, desde o início trabalhamos com produtos reciclados e recicláveis. O EcoCashBack foi criado pensando na nossa própria logística reversa. Além de ser uma solução para o descarte de todo material que produzimos e que já foi usado por nossos clientes, coloca novamente na cadeia produtiva o plástico, que é a matéria-prima de tudo o que fabricamos. Isso é o que podemos chamar de economia circular”, afirmou Pedro Toledo, sócio da Embraeco.
A Embraeco fabrica placas lisas, telhas e tapumes ondulados feitos de plástico reciclado. O principal ramo de atuação da empresa é a área da construção. Todavia, há ainda inúmeros projetos de aplicações em substituição a madeira, como para bandeja de proteção cata-lixo, proteção para paletes e pisos, entre outros.
As peças que serão aceitas no projeto EcoCashBack são apenas da Embraeco. Elas precisam ser descartadas sem elementos de fixação (pregos, parafusos, sarrafos etc).
Indústria da reciclagem – A reciclagem reduz o consumo de recursos naturais, como petróleo, além de diminuir o descarte de lixo, a poluição do ar, da água e do solo.
A Embraeco integra um grupo de empresas que usa a reciclagem para obter matéria-prima, no caso o plástico – material que pode demorar 400 anos para ser decomposto na natureza. A fabricação de suas peças depende, portanto, da coleta e destinação adequada dos resíduos sólidos.
Por isso, são diversos os parceiros, incluindo empresas que já possuem uma política de logística reversa. Um exemplo é o Café Morro Grande, que faz o recolhimento de suas embalagens e destina à Embraeco.
Além de empresas, pessoas físicas e instituições também podem colaborar reunindo embalagens de plástico flexível, dos tipos 4, 5 e 7 (verificar o número no rótulo). “Aos nossos colaboradores, realizamos algumas orientações sobre o tipo de material que reciclamos e quais as condições que eles precisam estar para serem utilizados como matéria-prima na fabricação dos nossos produtos. Esse é um tipo de parceria que contribui muito para que as pessoas entendam que existe valor em tudo que é produzido em nossa sociedade”.
Entre os plásticos usados pela Embraeco estão aparas de embalagens, saco de ração; embalagens de café, pão, feijão, arroz e macarrão; e blister de comprimidos.
Resultados circulares – A Embraeco nasceu em meio à pandemia de Covid-19, em 2020. De lá para cá, a empresa tem se posicionado no mercado oferecendo alternativas sustentáveis para os mais diversos tipos de projetos e necessidades.
“Temos grandes parcerias com as empresas que precisam atender às normas de destinação correta de resíduos sólidos e economia circular, oferecendo destinação aos refugos da produção ou embalagens da política de logística reversa. Outra área cuja produção de resíduos é muito grande é a construção civil. Por isso, buscamos ampliar nossa atuação com os parceiros a partir do projeto de EcoCaschBack”.
As telhas, tapumes e placas da Embraeco são uma solução para as construtoras que precisam cumprir a regras de segurança do trabalho, a NR-18 (Norma Regulamentadora relativa a canteiros de obras), do mesmo modo que buscam estar alinhadas aos conceitos de ESG (Environmental, Social and Governance).
“Oferecemos peças de qualidade, que realmente são uma alternativa ecológica para os projetos. Estamos no início da jornada, mas muito satisfeitos em poder fazer parte de uma mudança ativa em prol do meio ambiente e do futuro das gerações seguintes”.
Entre as vantagens dos produtos Embraeco estão a durabilidade; a sustentabilidade, considerando que é um produto reciclável, reciclado e que atende os 3Rs (Reduzir, Reutilizar e Reciclar); e o custo-benefício.
SERVIÇO:
EcoCashBack: Projeto de Economia Circular da Embraeco
Regra: Cada produto descartado da Embraeco (tapumes, telhas e placas) é comprado por R$ 2 (unidade). A forma de pagamento será combinada ou destinada à entidade social. A peça deve estar limpa de elementos de fixação (pregos, sarrafos, parafusos etc).
Informações: www.embraeco.com.br ou (19) 9.9946-8421 (Embraeco)
Contato para a imprensa:
Engenho da Notícia Comunicação Integrada
(19) 9.8312.9000
(19) 3302.0100