A Primavera começa oficialmente amanhã, 23 de setembro, com indícios de altas temperaturas. A expectativa é que os termômetros subam (ainda mais) nos próximos dias. Mesmo para quem ama o clima quente, é importante os cuidados com a saúde: manter-se bem hidratado e com a temperatura corporal regular. Para ajudar a enfrentar a estação primaveril, o Café Morro Grande selecionou algumas receitas de bebidas refrescantes que exploram o café em formato de drinques, evidenciado a conexão entre esses dois mundos apaixonantes.
Café Gelado Clássico – Prepare o café e deixe esfriar antes de adicionar gelo. É possível personalizá-lo com um pouco de xarope de baunilha, creme ou até mesmo um toque de licor para um sabor ainda mais intrigante.
Mocha Gelado – Combinação de café forte com achocolatado. Adicione gelo e leite a gosto, mexendo até obter a consistência desejada. Coloque uma colher de chantilly por cima para finalizar.
Café com Leite Condensado e Gelo – Esta é uma variação do famoso “café vietnamita”. Faça um café forte e adoce-o com leite condensado. Adicione gelo e aproveite essa bebida refrescante.
Café com Hortelã – Adicione algumas folhas de hortelã fresca ao café gelado para um toque de frescor extra.
Café com Coco – Misture café gelado com leite de coco gelado e um pouco de açúcar. Esta bebida é perfeita para os dias mais quentes.
Café com Tônica – Coloque ¼ de café gelado na medida total de água tônica e acrescente fatias de limão ou laranja e um pouco de gelo.
Frappuccino – Ingredientes: 200 ml de Café Morro Grande forte congelado; 200 ml de leite integral gelado; 2 bolas de sorvete de creme; 2 colheres de sopa de cobertura para sorvete (sabor chocolate); 2 colheres de sopa de chocolate em pó; 1 colher de sopa de açúcar; chantilly a gosto. Modo de preparo: Faça um café forte, espere esfriar e leve para congelar em forminhas de gelo. Após congelado, adicione os cubos no liquidificador com o leite integral gelado, o chocolate em pó, o sorvete de creme e o açúcar. Pulse até quebrar o gelo de café. Em seguida, acrescente a cobertura de sorvete aquecida no microondas por 30 segundos e bata até adquirir textura de milk shake. Finalize com chantilly.
Caipirinha de café – Ingredientes: 50 ml de cachaça; 50 ml de Café Morro Grande (temperatura ambiente); 1 limão; açúcar e gelo gosto. Modo de Preparo: Corte o limão em rodelas (sem casca e partes brancas) e adicione em um copo ou coqueteleira com açúcar. Amasse os ingredientes, adicione a cachaça, o café e o gelo. Misture tudo e sirva.
Coquetelaria e café especiais
A coquetelaria e os cafés especiais têm uma relação interessantemente harmoniosa. Desde o estouro do Espresso Martini no mundo da mixologia, onde a bebida é agitada com paixão e servida em taças “coupe”, até os cafés especiais, que evoluíram de simples bebidas quentes para criações de tirar o fôlego servidas em xícaras exuberantes.
Conforme matéria da CNN Brasil de agosto, detalhada por Caio Tucunduva, colaborador da Viagem & Gastronomia, essas alquimias se encontram sob o grande guarda-chuva da gastronomia e merecem a atenção. A coquetelaria, uma arte antiga que ganhou destaque no século 19, e os coquetéis com café têm suas próprias histórias.
O Irish Coffee, por exemplo, é uma mistura reconfortante de uísque irlandês e café quente, criada para aquecer os turistas em um dia frio na Irlanda. Já o Black Russian é uma combinação internacional de vodka e licor de café que conquista paladares em todo o mundo.
Mais recentemente, o Espresso Martini surgiu na década de 1980, em Londres, harmonizando energia e sofisticação. Misturar vodka, café expresso e licor de café resultou em uma bebida que mantém a animação durante a noite toda.
E esse relacionamento entre café e coquetelaria está mais forte do que nunca. Um convite para explorar as maravilhas que a coquetelaria e os cafés especiais têm a oferecer. É uma jornada que promete surpreender os sentidos e enriquecer a paleta de sabores.
Engenho da Notícia Comunicação Integrada
(19) 9.8312.9000
(19) 3302.0100