Engenho da Notícia

Empresa de assessoria de imprensa, mídias digitais e relações públicas

Notícias

Como conseguir um café mais saboroso em 2024

Todo começo de ano é repleto de planejamento e muitas expectativas positivas sobre os próximos meses. Para te acompanhar nesta tarefa de começar o ano com o pé direito, com uma boa xícara de café, o Café Morro Grande destaca informações essenciais para você inovar e preparar uma bebida ainda mais saborosa em 2024.

Cada detalhe faz a diferença no sabor do café. Essa variação pode acontecer por influência da origem da planta até o tempo de extração da bebida. A dica do Café Morro Grande é que você busque conseguir extrair o melhor sabor do seu café preferido, combinando a moagem correta com a forma de extração ideal, que vai agradar o seu paladar.

Escolha o seu café

Existe uma grande variedade de cafés, de diferentes marcas, tipos, torras e processos de produção. A granulometria do café é um desses conjuntos de fatores que interferem no sabor final da bebida, especialmente combinada com a forma de preparo.

Moagens grossas fazem com que o pó de café lembre o açúcar cristal, enquanto as moagens finas tornam o produto parecido com um açúcar refinado. Já a moagem média é intermediária entre essas duas opções.

O ideal é que você escolha um produto em grãos para poder selecionar a moagem desejada e, assim, experimentar diferentes formas de extração.

Na loja virtual do Café Morro Grande (loja.cafemorrogrande.com.br) você pode comprar cafés em grãos e solicitar a moagem de acordo com a sua demanda: fina, média ou grossa. Também é possível encontrar diferentes cafés: Expresso Morro Grande Gourmet (bebida vigorosa e encorpada, com aroma levemente achocolatado); Expresso Perfetto Café Gourmet (aroma marcante lembrando frutado); Café Morro Grande Orgânico Torrado em Grãos (corpo pronunciado, acidez agradável com leve toque adocicado); e Café Morro Grande Torrado em Grãos (blend do café tradicional).

 

Faça a Moagem Adequada

Como já citado, a moagem influência na extração do café e, consequentemente, no sabor final da bebida. O grão do café funciona como uma cápsula protetora, conservando suas propriedades. Durante a moagem, os aromas são exalados e o processo de oxidação é iniciado. Portanto, o café em pó possui mais superfície para a perda de suas características, diferentemente do grão.

De modo geral, quanto maior a granulometria (dimensões dos grãos moídos), mais rapidamente a água passará pelo café. A granulometria tradicional é a média fina, indicada para o café coado em filtro (papel ou pano). Nesta moagem, o pó é mais resistente à passagem da água, o que acentua aroma e sabor da bebida e permite a extração de maior teor de cafeína, que é solúvel em água.

O pó na granulometria média grossa é indicado para a extração em cafeteiras italianas conhecidas também como moka. Também é recomendada para o café feito na prensa francesa e na aeropress. Essa granulometria é recomendada nestas técnicas para que o filtro não se obstrua e a bebida apresente a concentração correta. Já o método de café turco pede uma granulometria finíssima, pois o pó é misturado na água e não é filtrado, permanecendo decantado ao fundo.

Agora que você já entende a importância da moagem, é hora de conhecer melhor as diferentes formas de preparar seu café com a granulometria correta.

 

Métodos de Preparo

O coador de pano e o filtro de papel são os métodos de extração da bebida mais comuns no Brasil. Mas você pode explorar diversas técnicas de preparo, como cafeteira italiana, Chemex, V60, prensa francesa e espresso. Cada método realça diferentes aspectos da bebida.

O processo do café coado é feito despejando água quente uniformemente sobre o café moído de granulatura média, passando-o através de um filtro. Geralmente, o café coado tem um sabor equilibrado e suave, destacando as características naturais do grão. O Chemex e o Hario V60 estão incluídos no tipo de preparo de café. Contudo, a escolha do tipo de coador muda o tempo de extração, por isso, a granulagem ideal nestas duas formas de preparo é a média grossa.

Já no café espresso, a água é pressurizada e forçada através do café moído finamente. Isso faz com que o sabor da bebida seja mais encorpado, concentrado e com uma camada cremosa.

Outro processo famoso no mundo é o café turco, em que o grão moído finamente é fervido com água e, por vezes, também açúcar. Seu sabor é rico e espesso, frequentemente com um toque de especiarias. O pó de café decanta e permanece no fundo da xícara.

Na prensa francesa, o café moído grosseiramente é embebido em água quente e depois é filtrado pressionando um êmbolo. Isso gera um café mais encorpado e com óleos naturais, muitas vezes destacando notas mais robustas e terrosas.

Já o café cold brew é um processo feito com café moído também grosseiramente, que é embebido em água fria por um longo período (de 12 a 24 horas). Menos ácido e mais suave que o café quente, muitas vezes realça notas mais doces e frutadas.

No aeropress, o café moído em granulatura média é misturado com água e depois pressionado através de um filtro. O sabor geralmente produz um café limpo e suave. E na cafeteira italiana o ideal é a moagem grossa, já que a água passa pelo café em formato de vapor (processo de percolação), para resultar em uma bebida equilibrada em acidez, doçura, corpo e amargor.

Agora que você já conhece as formas de preparo do café e os melhores tipos de moagem para cada uma delas, é hora de aproveitar os próximos 12 meses de 2024 para experimentar a extração da bebida!


Compartilhe:
WhatsApp Atendimento via WhatsApp