Mais uma newsletter escrita com histórias aleatórias para trazer informação e também diversão, por que não? Que a sua semana seja produtiva, feliz e melhor que a semana passada. Sempre melhor! Chega mais!
“Coisas incríveis acontecem quando você escuta o consumidor.” Jonathan Midenhall
Dogs in the air
Parece piada, mas não é! Uma empresa americana estuda há anos a possibilidade de ser a primeira companhia aérea para… cães. Pois é! A Bark anunciou a parceria com uma empresa de fretamento de jatos particulares para oferecer o serviço e, adivinhe só o nome das aeronaves: Bark Air (bark significa ‘latido’ em português). Dentro dos aviões, os cães poderão circular livremente e serão mimados com guloseimas e outros petiscos durante os trechos Nova York – Los Angeles, e também, no trajeto internacional entre Nova York e Londres. Bom pra cachorro, né? Brincadeiras à parte, esses serão os primeiros voos contemplados, segundo a empresa. Além do pet, obviamente, a empresa também transportará humanos, os tutores dos doguinhos. “Há uma grande demanda por isso. E a verdade óbvia é que a indústria aérea não quer tornar a experiência de voo melhor para os cães. Há anos tentamos fazer parcerias com companhias áreas. Agora, nós mesmos decidimos construir”, disse Dave Stangle, vice-presidente de marketing da Bark. Você deve estar se perguntando quanto vai custar toda essa viagem para passear com seu cão. A rota Nova York-Los Angeles custará cerca de US$ 6 mil por trecho, enquanto a viagem de Nova York para Londres terá o preço de US$ 8 mil. É luxo, poder e glória. As reservas podem ser feitas pelo site dogsflyfirst.com
Chama acesa e muito fogo
Senta que lá vem história porque o marketing do Burger King ataca novamente. Quem assina e lê essa newsletter tão fofinha (rsrs), em fevereiro escrevi sobre a campanha nacional do lanche Whopper do BK que não deu muito certo, associando-o a palavras como “grande” “não cabe tudo na boca” com o ator pornô brasileiro Kid Bengala (que resgataram das profundezas do oceano). A narrativa foi um fiasco e desaprovada pelo seu público. Resultado: campanha fora do ar em menos de 48 horas. Pois bem, agora, a marca lançou a campanha global para a celebração dos seus 70 anos que, aqui no Brasil, ganhou o nome de “Chama Acesa”, reforçando o seu principal diferencial que é: o sabor grelhado deixado no hambúrguer pelo fogo de verdade. O objetivo dessa comunicação é refirmar que, 70 anos depois, a chama continua acesa, numa campanha elaborada com uma associação de ideias e imagens bem criativas: idosos na margem de seus 70 anos, com as suas chamas bem acesas. Vejam só:
Para um bom entendedor, meia palavra basta. Campanha caliente é assim! É claro que toda essa ideia está gerando uma boa discussão sobre a narrativa e as imagens dos ‘senhores animados’. Tem gente aprovando e desaprovando. E você, o que achou? Qual a sua opinião sobre essa história?
Curiosidades do Storytelling para a sua história!
O Storytelling “embala” a mensagem! Nunca é só um produto ou serviço! Há sempre uma história por trás daquilo! Quando você conta uma história, você defende uma causa, toma partido e carrega um manifesto!
Três sugestões pra você usar o Storytelling na comunicação e tornar uma mensagem comum em inesquecível!
- Você já parou para perguntar o porquê as pessoas devem lhe ouvir? Demonstre que você está interessado em ajudar o seu público a ter melhores resultados com a sua solução.
- Enfatize a mudança e a transformação que ele terá: histórias e narrativas interessantes mostram transformação para algo melhor ou desejável. Pense sempre em seu cliente quando for criar conteúdo.
- Foque em ideias centrais: ter uma ideia central na construção de narrativa promove clareza e simplifica a mensagem. Ao fazer isso você consegue ter um foco, sua mensagem fica mais simples, e logo, mais poderosa.
Teve algum insight? Me conta!
Entrelinhas
Assistimos neste fim de semana o filme ‘O Mundo Depois de Nós’, longa-metragem de muito suspense do diretor Sam Esmail, estrelado pelos atores Julia Roberts e Ethan Hawke, disponível na Netflix. O roteiro é: duas famílias se refugiam em uma casa luxuosa, após um ataque cibernético, gerando um colapso social no mundo inteiro. Em várias cenas percebemos que, o que estamos vivendo hoje pós-pandemia, faz jus a história: isolamento dos personagens, medo, dúvidas, falta de informações e a nossa dependência à tecnologia. É daqueles filmes que você fica grudado no sofá querendo saber mais e mais o que vai acontecer. Recomendo!
Eu sou Sabrina Scarpare, jornalista, especialista em narrativas e criadora da plataforma de educação, comunicação e storytelling da minha marca.
Ao longo da minha trajetória atuei no mundo offline e online passando por rádio, televisão, assessoria de imprensa, revista impressa e jornal impresso, o qual fui colunista social por 10 anos. Como criadora de infoprodutos, desenvolvi para a minha marca: consultoria, curso online, palestra, ebook, newsletter, entre outros projetos, tendo a técnica do storytelling como premissa para as linhas editoriais dessas soluções. Tenho MBA em Gestão de Mídias Digitais e 20 anos de experiência em comunicação.
Conheça meu site: www.sabrinascarpare.com.br