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Newsletter – 30/04/2024

Editorial

Segundamos nesta semana que será mais curta aqui no Brasil por causa do feriado de primeiro de maio; Dia do Trabalhador. Por aqui a vida de trabalhadora e empreendedora segue cheia de desafios, de altos e baixos, de curvas perigosas e aquelas que dá pra soltar mais o freio. O importante é curtir a jornada e as pessoas que ajudam você a crescer neste processo. Chega mais pra #News30.

“Os ignorantes que acham que sabem tudo, privam-se de um dos maiores prazeres da vida: aprender.” Provérbio Popular

 

Três estranhos idênticos

Imagine um confuso quebra-cabeças na vida real. Cada peça do enredo foi sendo colocada no percorrer do documentário ‘Três Estranhos Idênticos’, lançado em 2018 pelo diretor Tim Wardle, disponível na Netflix. A história dos trigêmeos idênticos David, Eddy e Robert separados aos 6 meses de vida que se reencontraram e se conheceram 19 anos depois, ao acaso, é daqueles longa-metragem que faz você ficar grudado no sofá. Não vou dar #spoiler aqui (vale a pena você assistir), mas a vida é mesmo cheia de surpresas, boas e ruins. O que para eles foi uma redescoberta, um reencontro emocionante e lindo, trouxe também situações em que eles não estavam preparados para passar juntos. A história vai muito além da adoção e desperta emoções em nós a todo momento. Deixo aqui uma pergunta: o que você faria se descobrisse, hoje, que tem um gêmeo seu por aí?

 

Meta Llama 3: o que é isso?

Atenção a esse nome: Llama 3 (leia-se lhama). É o novo modelo de linguagem que o Meta (leia-se Facebook, Instagram, Whatsapp e Messenger) lançou o último dia 18 de abril pelo seu Ceo Mark Zuckerberg, o tio Zuck (risos). Meta Llama 3 é a primeira versão do modelo integrado que irá abastecer o chatbot de Inteligência Artificial da companhia. Com isso, a Meta sai na frente sendo a primeira empresa de rede social a usar a tecnologia dessa forma. E o que isso significa? Que você não vai mais precisar abrir outro navegador (o Chat GPT, por exemplo) para usar a IA, uma vez que ela estará direto na rede social que já está usando. A novidade chega no momento em que o mercado de chatbots de IA movimenta US$ 7 bilhões, devendo chegar, em 2032, a US$ 32 bilhões (é ‘doleta’ que não acaba mais!).

A gigante da mídia social equipou o Llama 3 com novos recursos de codificação de computador e desta vez o alimentou com imagens e texto, embora, por hora, o modelo produza apenas texto, disse Chris Cox, diretor de produtos da Meta, em entrevista. “O objetivo final é ajudar a tirar as coisas do seu prato, apenas ajudar a tornar sua vida mais fácil, seja interagindo com empresas, seja escrevendo algo, seja planejando uma viagem”, disse Cox.

 

Curiosidades do Storytelling para a sua história! O ser humano é atraído por histórias

 

Papel, caneta e raiva

Escrever para mim sempre foi uma terapia. Desde criança eu escrevia bilhetes quando estava brava com meus pais por algum motivo e os passava por debaixo da porta para que vissem e lessem o meu lamento. Eu me trancava no quarto por horas e lá eu vivia o meu mundo com a escrita. Muitas vezes, ao escrever os bilhetes, eu amassada o papel de raiva. Depois desamassava, dobrava e pensada: “eles precisam saber o que estou sentindo”. Minha mãe guarda vários deles até hoje e sempre que relembramos essa história, rimos juntos. Sempre fui de falar o que penso e acredito que isso me ajudou a me libertar de vários traumas e ser comunicadora. E fazendo um paralelo à essa minha história, li que, no Japão, cientistas da Universidade de Nagoya estão fazendo um experimento para analisar a relação entre a escrita e a raiva, autoria de Yuta Kanaya e Nob Kawa, que publicaram o artigo na revista científica Nature neste mês de abril. A ideia da pesquisa foi baseada em um estudo da Universidade Autônoma de Madrid feito em 2012, em que os espanhóis que participaram da pesquisa demonstraram que anotar pensamentos negativos sobre uma dieta alimentar e depois jogar o texto no lixo fazia com que se lembrassem mais dos malefícios de comidas pouco saudáveis. É como um descarrego das emoções que se vai junto no lixo. Foi então que os autores japoneses recrutaram 50 estudantes universitários, sendo a maioria do sexo masculino, com média de 21 anos, para participar do estudo. Eles foram submetidos a um experimento “provocativo” que relacionava a raiva à escrita, que se deu em três etapas distintas:

– Parte 1: os participantes escreveram um breve texto a respeito de problemas sociais recorrentes. Os cientistas disseram a esses participantes que o material seria avaliado por “estudantes de doutorado”. As falsas avaliações dos “estudantes de doutorado” foram devolvidas cheias de críticas negativas e com ofensas. Os comentários tinham frases como: “Eu não consigo acreditar que uma pessoa educada poderia pensar algo como isso” ou “eu espero que essa pessoa aprenda algo na universidade”.

– Parte 2: os participantes leram as avaliações cheias de provocações e foram orientados a escrever sobre o sentimento que elas despertavam.

– Parte 3: metade dos participantes pôde descartar o que escreveu no lixo. Já a outra metade foi instruída a deixar o material em cima da mesa dos cientistas, com o verso da folha para cima.

Moral da história: conclui-se que: metade dos participantes que jogou o papel no lixo sentiu menos raiva depois do gesto. Já quem entregou o material ainda ficou ‘atravessado’ pelo sentimento. A hipótese dos cientistas explicar a redução do sentimento após escrita e descarte é que “a entidade psicológica (raiva) foi eliminada junto com o objeto físico (papel onde o texto foi redigido)”. Fez sentido pra mim.

 

Eu sou Sabrina Scarpare, jornalista, especialista em narrativas e criadora da plataforma de educação, comunicação e storytelling da minha marca.

 

Ao longo da minha trajetória atuei no mundo offline e online passando por rádio, televisão, assessoria de imprensa, revista impressa e jornal impresso, o qual fui colunista social por 10 anos. Como criadora de infoprodutos, desenvolvi para a minha marca: consultoria, curso online, palestra, e-book, newsletter, entre outros projetos, tendo a técnica do storytelling como premissa para as linhas editoriais dessas soluções. Tenho MBA em Gestão de Mídias Digitais e 20 anos de experiência em comunicação.

 

Conheça meu site: http://www.sabrinascarpare.com.br

 


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