Engenho da Notícia

Empresa de assessoria de imprensa, mídias digitais e relações públicas

Notícias

Newsletter – 07/05/2024

Com tantas catástrofes acontecendo no Brasil e mundo afora, eu lhe pergunto: “Meu amor, o que você faria se só te restasse esse dia? Se o mundo fosse acabar, me diz o que você faria?”. Esse trecho da música “O último dia” do cantor e compositor Paulinho Moska é propícia para o momento caos. E se o mundo fosse acabar em um dia, me diz o que você faria: abria a porta do hospício ou trancava a da delegacia?

 

Câmera de Poesia

Você está em um lugar qualquer e decide fotografar algo com uma câmera. Até aí, tudo bem. Mas ao invés da foto (da imagem), o resultado é um poema, ou seja, a câmera gera poesia a partir do que vê e não imagem. Meio confuso, mas real. Essa é a novidade da marca Poetry Camera, ou Câmera de Poesia, que descreve seu novo produto como “uma nova maneira de criar memórias, longe de telas, notificações e aplicativos”. Os idealizadores Kelin Carolyn Zhang e Ryan Mather criaram um dispositivo de código aberto que combina tecnologia de ponta com visão artística, resultando em uma criação que ultrapassa os limites de ambos os campos. Veja um exemplo abaixo para entender melhor:

A imagem do que foi fotografado e a poesia criada a partir da imagem, diz: “A dança de sombras de um teto, incrustações de ouro na madeira, engana os olhos com céus de primavera, onde pedras e madeiras estavam”. Segundo o site techcrunch.com: “No coração deste dispositivo inovador está um Raspberry Pi, um computador de placa única do tamanho de um cartão de crédito que possui um desempenho grandioso. Este pequeno mas poderoso componente serve como o cérebro da Poetry Camera, permitindo-lhe capturar imagens e comunicar-se com o GPT-4 da OpenAI para gerar poesia.”

 

Violação de direitos autorais

No fim do ano passado o jornal americano The New York Times, o maior jornal do mundo, processou a OpenAI (leia Chat GPT) e a Microsoft por violação de direitos autorais. Não parou por aí. Agora são mais oito jornais americanos que entraram com um processo contra a OpenAI e Microsoft por “roubo de milhões” de conteúdos produzidos pela imprensa sem permissão. New York Daily News, Chicago Tribune e Denver Post estão na lista que abriram processo no tribunal federal de Nova York. “Gastamos bilhões de dólares coletando informações e reportando notícias em nossas publicações, e não podemos permitir que a OpenAI e a Microsoft expandam o manual da Big Tech de roubar nosso trabalho para construir seus próprios negócios às nossas custas”, disse um comunicado por escrito de Frank Pine, editor executivo do MediaNews Group e Tribune Publishing. Vamos aguardar a repostas para ver o desenrolar dessa história sem fim.

 

Curiosidades do Storytelling para a sua história! O cérebro humano, em qualquer lugar do mundo, é atraído para a clareza e foge da confusão.

 

Maior impressora 3D do mundo

A Universidade do Maine, nos Estados Unidos, fundada em 1865, que possui a maior impressora 3D do mundo, desenvolveu uma ainda maior recentemente, quatro vezes maior que a primeira. Maior a ponto de um dia poder criar bairros inteiros, reduzindo o tempo de construção e mão de obra. A impressora de polímero termoplástico foi apelidada de “Fábrica do Futuro 1.0”.

 

Entrelinhas

  • As provas do Enem, o Concurso Público Nacional Unificado, que era pra acontecer ontem em todo o país foi adiado pelo governo federal por causa das fortes chuvas que assolam o Rio Grande do Sul. Em uma coletiva na última sexta-feira, dia 3 de maio, a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) do Brasil, Esther Dweck, disse que ainda não definiram uma nova data. “Quero deixar claro: nas próximas semanas poderemos divulgar uma nova data, mas neste momento a questão logística da prova não nos permite dar uma nova data com segurança”, disse.

 

  • Depois de o burnout ter sido reconhecido pela OMS (Organização Mundial da Saúde) em 2022 como uma doença ocupacional, um termo parecido, mas diferente na prática, ganhou as manchetes: o burnon. Enquanto o primeiro, também conhecido como síndrome do esgotamento profissional, é caracterizado pela exaustão e sentimento de ineficácia, o burnon descreve um estado em que o profissional se envolve de maneira excessiva com o trabalho, sem perceber o desgaste que, a longo prazo, pode trazer problemas de saúde física e mental. “Na prática, as pessoas com burnon continuam produtivas apesar da exaustão, não se afastam do trabalho e experimentam o sofrimento psíquico de forma silenciosa”, explica Tatiana Pimenta, fundadora da Vittude, plataforma de saúde mental para empresas. (fonte: forbes.com.br)

Eu sou Sabrina Scarpare, jornalista, especialista em narrativas e criadora da plataforma de educação, comunicação e storytelling da minha marca.

Ao longo da minha trajetória atuei no mundo offline e online passando por rádio, televisão, assessoria de imprensa, revista impressa e jornal impresso, o qual fui colunista social por 10 anos. Como criadora de infoprodutos, desenvolvi para a minha marca: consultoria, curso online, palestra, ebook, newsletter, entre outros projetos, tendo a técnica do storytelling como premissa para as linhas editoriais dessas soluções. Tenho MBA em Gestão de Mídias Digitais e 20 anos de experiência em comunicação.

Acesse meu site: www.sabrinascarpare.com.br


Compartilhe:
WhatsApp Atendimento via WhatsApp