Editorial
O tempo não para! E cá estamos nós em mais uma semana, com mais uma newsletter cheia de informações escritas por mim, pra você. Atenção! Se o seu novo projeto ainda está engavejado (e você se nega a abrir essa gaveta para começar), está na hora de deixar o medo pra trás e arrumar um tempo na sua agenda. E você sabe como começa um novo projeto? Começando. Recado dado e chega mais.
“É mais fácil obter o que se deseja com um sorriso do que à ponta da espada.” William Shakespeare
Via Láctea vista da Terra
Fotógrafos de 19 nacionalidades impressionaram com suas imagens da Via Láctea na Terra registradas em 15 países, como Estados Unidos, Chile, Argentina, Austrália, Omã e Jordânia.
Via Láctea é uma centenas de bilhões de galáxias que formam o Universo. É nela que está localizado o Sistema Solar, conjunto de corpos celestes do qual o planeta Terra faz parte. Ela se estende por um diâmetro de aproximadamente 100.000 anos-luz, sendo que cada ano-luz corresponde a 9,46 trilhões de quilômetros. Agora, imagine ver isso aqui da Terra.
Dan Zafra, editor-chefe do site Capture The Atlas, selecionou os vencedores entre 5.000 inscrições da premiação anual de Fotografias da Via Láctea, que escolhe as melhores imagens da nossa galáxia.
Abaixo, duas histórias das fotos. A primeira narrada pelo fotógrafo Tom Rae, “Lago Relâmpago”, em Aoraki, no Parque Nacional Mount Cook, na Nova Zelândia.
“A Via Láctea emerge da montanha mais alta da Nova Zelândia, Aoraki/Monte Cook, numa noite de inverno – uma fotografia que ansiava captar, sabendo que iria encapsular perfeitamente as montanhas e os elementos do céu. Em raras condições climáticas alpinas, certa noite embarquei em uma viagem pelo vale glacial. Ao chegar ao lago, a cena que se desenrolou me fez sentir como se tivesse pousado em outro planeta. Esta noite, entre muitas que passei documentando esta parte incrível do mundo, destaca-se para mim.
Ele incorpora a dedicação, as noites sem dormir e a realização de completar minha visão. A imagem mostra icebergs no lago glacial azul-ciano, o brilho vermelho do ar pintando o céu e o brilho de bilhões de estrelas na Via Láctea – um vislumbre da vastidão além.”
“Terapia da Luz das Estrelas”, Parque Nacional Aoraki/Mt Cook, na Nova Zelândia. Foto: Kavan Chay.
Segunda história narrada pelo fotógrafo Kavan Chay. “O Parque Nacional Aoraki/Mt Cook sempre trouxe alegria e histórias interessantes, independente de quando eu visito. Esta ocasião não foi excepção – a minha saúde mental estava debilitada devido a alguns momentos difíceis e não me faltava motivação para tentar esta escalada. No entanto, eu sabia que era essencial para iniciar minha recuperação. A subida foi difícil com 20-25 kg de equipamento, mas consegui um tempo respeitável e desfrutei de algumas vistas à luz do dia. A noite sob as estrelas foi de tirar o fôlego. Noites perfeitas como esta fazem você apreciar a oportunidade de testemunhar tudo isso. À medida que o sol nascia, as tendas se iluminavam e as pessoas se agitavam. Um residente de Kea decidiu que 5h da manhã era um bom horário para assediar algumas pessoas, e foi quando capturei o panorama em primeiro plano”.
Clique neste link para ver todas as fotos da maravilhosa Via Láctea vista da Terra. https://forbes.com.br/forbes-tech/2024/05/veja-as-10-melhores-imagens-da-via-lactea-capturadas-em-2024/
Contadores de histórias, esses 5 motivos são pra você!
Contamos histórias há mais de 200 mil anos, com conversas à luz do fogo, envolta da fogueira. Assim como nossos ancestrais, exatamente como eles faziam para poder narrar suas histórias, seu cotidiano, envolver a sua tribo na mensagem numa forma de demonstrar conhecimento. E isso se deu ao longo de muitos e muitos anos graças ao poder das histórias, onde os saberem são transmitidos por nós humanos.
E nos dias de hoje em que comunicar é algo necessário e urgente para conectar e vender algo a alguém, mais do que nunca a sua narrativa precisa estar alinhada com a sua história. Portanto entenda os….
5 motivos para você criar conteúdo diferentes contando histórias:
1) Encante seu público: Conversando com a sua audiência você faz ela querer ficar e consumir seu conteúdo cada vez mais. Ofereça experiência diferente do que os outros oferecem (coloque a sua criatividade para ativar).
2) Saia do lugar comum: Quando você produz um conteúdo diferente, ganha autoridade com o seu público. Não deixe a sua história morna.
3) As pessoas vão falar de você e dele (do seu conteúdo): você tem uma grande oportunidade de receber menções de marcas, produtores de conteúdo, clientes, amigos novos seguidores, etc. Tenha paciência e constância para crescer. Faça acontecer!
4) Gere relacionamento: Quando encontramos um conteúdo incrível e diferenciado, queremos compartilhar com as outras pessoas e passar a mensagem pra frente. Isso é construir conexão autêntica com sua audiência!
5) Converta: O público se conecta com o conteúdo e deseja receber outros e outros e fazer parte da sua comunidade. Ele também quer comprar de você, seja um curso, uma aula, uma dica!
Curiosidades do Storytelling para a sua história!
Storytelling ajuda você transformar suas narrativas em histórias que tocarão o espírito do seu público de maneira inesperada, estimulando a sua sensibilidade.
Copa do Mundo Feminina
O Brasil anunciou ser a sede da 10ª edição da Copa do Mundo Feminina de 2027. A CBF concorria com Holanda, Alemanha e Bélgica para sediar o torneio. É a primeira vez que um país da América do Sul será palco do mundial de seleções do futebol feminino.
Eu sou Sabrina Scarpare, jornalista, especialista em narrativas e criadora da plataforma de educação, comunicação e storytelling da minha marca.
Ao longo da minha trajetória atuei no mundo offline e online passando por rádio, televisão, assessoria de imprensa, revista impressa e jornal impresso, o qual fui colunista social por 10 anos. Como criadora de infoprodutos, desenvolvi para a minha marca: consultoria, curso online, palestra, ebook, newsletter, entre outros projetos, tendo a técnica do storytelling como premissa para as linhas editoriais dessas soluções. Tenho MBA em Gestão de Mídias Digitais e 20 anos de experiência em comunicação.
Conheça meu sie: www.sabrinascarpare.com.br