Engenho da Notícia

Empresa de assessoria de imprensa, mídias digitais e relações públicas

Notícias

2º Afro Black Day: inclusão e empregabilidade voltadas à diversidade étnico-racial e combate ao racismo

Evento no Engenho Central de Piracicaba terá vagas de emprego, formação e cultura para a população negra; dia 20 de julho, com entrada gratuita

 Está chegando a segunda edição do Afro Black Day. Será dia 20 de julho, no Engenho Central de Piracicaba. Organizado pelo Coletivo Afro Black Pira, o evento é gratuito e promove um mix com vagas de trabalho, formação e cultura para a população negra.

“Também pretendemos dar a chance para as empresas terem um ambiente mais diverso em sua formação. O Afro Black Day vem como uma ponte entre a comunidade negra e o mercado de trabalho, principalmente de Piracicaba”, explica o Coletivo Afro Black Pira.

As oportunidades são destinadas a adolescentes maiores de 16 anos, jovens e adultos. São vagas de estágio, trainee, jovem aprendiz, primeiro emprego e vagas em geral (CLT). Todas fruto de parcerias com empresas localizadas em Piracicaba.

Embora o foco seja majoritariamente o mercado de trabalho piracicabano, algumas empresas poderão oferecer oportunidades em cidades próximas. No dia ainda serão divulgados cursos de qualificação.

“As vagas abrangem áreas como tecnologia, administração, vendas, marketing, produção e serviços. Os níveis de formação variam de ensino médio completo a ensino superior e técnico”, destaca o coletivo.

Quem quiser participar precisa realizar inscrição pelo site Sympla. Depois, é só levar cópias impressas do currículo e conferir as vagas disponíveis. “Também pode ser currículo no formato digital, que dê para ser transferido na hora aos recrutadores.”

Na edição de estreia do Afro Black Day, em 2023, vinte empresas ofereceram 300 vagas em áreas variadas. Para este ano, o Coletivo Afro Black Pira estima um público de 500 a mil pessoas.

“Nossa intenção é contribuir com o mercado de trabalho local por meio dessa diversidade de público. Pessoas que às vezes não chegam até a porta das empresas ou que não enviam currículos por não terem quem indique. Então, queremos facilitar o acesso desses currículos às mãos dos recrutadores.”

 

ATIVIDADES CULTURAIS

O 2º Afro Black Day inclui ainda uma programação plural com atividades que vão de apresentações a palestras e oficinas.

Música

A abertura do evento fica por conta da cantora Rafaela Martins. A artista iniciou a carreira aos 12 anos e, ao longo dos anos, realizou diversos shows. Atualmente faz parte das bandas Contraponto Música Para Casar e Lounge Band, gerenciada pela Music Box, e também faz trabalhos solo em Piracicaba e região.

Já o DJ Trehxa animará o evento com música ambiente e também para o grupo Afro Black Dance performar. Ele é formado pela AIMEC, melhor escola de DJs do Brasil.

 

Dança urbana

Afro Black Dance apresenta-se na hora do almoço. O grupo iniciou a carreira no Festival Energia 2024, da Raízen, e se apresenta em eventos que envolvem o Coletivo Afro Black, como no Bem-Vindo ao Engenho, projeto da Secretaria Municipal da Ação Cultural, de Piracicaba.

 

PALESTRAS (a partir das 13h)

Temática: diversidade e inclusão

Danúbia Silva

Especialista em diversidade e inclusão e ESG, mentoria de carreira e negócios para de pessoas negras, comunicadora.

Edcarlos Max

Com 14 anos de experiência em gestão de pessoas, é psicólogo trilíngue que atua com olhar biopsicossocial sobre o comportamento e o desenvolvimento humano.

Japhette Ozias Lantonkpode

Pesquisadora especializada em culturas africanas, designer, educadora, estilista e personal style. No Afro Black Day, fará demonstração de amarração de turbantes e contará detalhes da história por trás do uso do acessório.

***E mais: palestrantes convidados das empresas patrocinadoras

 

ALIMENTAÇÃO

Das 10h às 16h, o público encontrará food trucks no pavilhão 10 do Engenho Central

 

TRANSPORTE GRATUITO

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) disponibilizará um ônibus gratuito para transportar um número limitado de pessoas das sedes SMADS estratégias da cidade até o local do evento, no Engenho Central. Mais informações serão divulgadas na nossa rede social.

 

COLETIVO AFRO BLACK PIRA – surgido em 2015, o Afro Black Pira é composto por Ayres Santos, Camila Rodrigues, Danielle Galdino e Sabrina Semedo. Sua missão principal está na promoção de debates sobre a cultura africana, afro-brasileira e hip hop. O foco são ações para o fortalecimento do empreendedorismo, educação, moda, linguagem e tecnologia.

Entre os projetos realizados estão o Black House, Afro Black Afrofuturista, Desbravando Talentos na Perifa, além do Afro Black Day.

“Assim como na primeira edição, o 2º Afro Black Day visa fomentar a diversidade e a inclusão étnico-racial, bem como combater o racismo”, finaliza o coletivo.

 

Serviço

2º Afro Black Day

Quando: 20/07 (sábado)

Horário: 10h às 16h

Local: Engenho Central de Piracicaba (barracões 9 e 10)

Endereço: Av. Dr. Maurice Allain, 454 – Vila Rezende

Entrada gratuita

Informações:

(19) 99831-0555

(19) 99707-2892

(19) 981597321

E-mail: afroblackpira@gmail.com

Instagram:

@afroblackday

@afroblackpira

Facebook:

@afroblackpira

 

Realização:

Afro Black Pira

 

Apoio:

Prefeitura de Piracicaba, Secretaria da Ação Cultural (Semac), Coordenadoria Setorial de Promoção da Igualdade Racial e Étnica (CPIR), Centro de Documentação, Cultura e Política Negra (CDCPN), Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), Conselho da Comunidade Negra de Piracicaba (Conepir), Diversipira, Canal da Lili e Asantos Consultoria em RH.

*Crédito das fotos de 2023: Alexandre Fogaça


Compartilhe:
WhatsApp Atendimento via WhatsApp