Engenho da Notícia

Empresa de assessoria de imprensa, mídias digitais e relações públicas

Notícias

Newsletter – 30/07/2027

Editorial

 Esta é uma newsletter semanal que chega à sua caixa de entrada toda segunda-feira por volta das oito da noite. Mas você poderá também receber meu e-mail em outros dias da semana, com outros assuntos. Prometo não encher a sua caixa e nem o seu saco. Faço dessa news um espaço para compartilhar histórias, assuntos hypados variados, aprendizados, escrita, comunicação & storytelling e claro, muitos desabafos. Se você está chegando agora, sejam bem-vinda(o).

 

 “Aprenda a gostar, mas gostar mesmo, das coisas que deve fazer e das pessoas que o cercam. Em pouco tempo descobrirá que a vida é muito boa e que você é uma pessoa querida por todos”. Rubem Alves

 

 

 

O quarto da raiva

Imagine-se num espaço em que você pudesse colocar a sua raiva pra fora e expressar fisicamente suas frustrações, quebrando e destruindo tudo o que estivesse à vista. Eu, sinceramente, adoraria viver essa experiência. Pois a marca de moda londrina Miista, que está abrindo a sua primeira loja fora da Europa, em Nova York, inaugurou o seu novo espaço com a sala de raiva decorada com objetos descartados encontrados na cidade, convidando membros de sua comunidade a quebrar tudo e ‘por pra fora’ toda a raiva. “Parece que nossa raiva coletiva com o status quo está mais pesada do que nunca — o que não é surpresa, considerando a implacável estupidez política e o sofrimento humano que vemos nas notícias todos os dias”, disse a Miista na matéria da trendwatching.com

Acho muito interessante essas intervenções que as marcas fazem com o seu público. É uma forma de expor a sua narrativa de posicionamento no mercado. Antes mesmo de oferecer o produto, eles oferecem uma experiência, uma história e, nesse caso, uma verdadeira válvula de escape emocional. A ideia do escritório corporativo temporário fez parte da pré-inaugurarão da loja neste mês de julho, na Orchard Street. O conceito se estende também para o “muro de raiva da comunidade”, um recurso contínuo da loja. “Os visitantes são encorajados a escrever suas preocupações, sejam pessoais ou políticas, em notas Post-It a serem exibidas no muro, criando um documento vivo que captura o pulso dos sentimentos de Nova York, particularmente com a aproximação das eleições dos Estados Unidos em novembro”, completou a matéria.

 

Quanto vale a sua liberdade?

A sua liberdade tem preço? Para muitos não, para outros, sim. Em Moscou, na Rússia, autoridades estão oferecendo “um bônus” de cerca de US$ 22 mil (equivalente a R$ 132 mil) para moradores que se juntarem às forças armadas das tropas russas na Ucrânia. O incentivo financeiro surge no momento em que o presidente Vladimir Putin se esforça para recrutar mais soldados para o seu exército, que avança para o terceiro ano de guerra contra Ucrânia. O comunicado foi feito na última semana e qualquer um que aceitasse a oferta ganharia até 5,2 milhões de rublos (US$ 59.600) em seu primeiro ano de serviço, acrescentou o comunicado. Vale o quanto pesa?

 

Alivio para os dias escaldantes

No abrigo para os pontos de ônibus em Madri, na Espanha, estão sendo testados unidades da ‘Natural Cooling’, um novo tipo de abrigo pra ajudar seus moradores com o aumento das altas temperaturas na cidade. Ou seja, os passageiros em espera pelo ‘busão’ podem se refrescar numa temperatura de até 9°C na cabine desenvolvida e patenteada pela JCDecaux. Mas engana-se quem pensa que as cabines são equipadas com ar condicionado de alto consumo de energia. Ao invés disso, elas usam o resfriamento evaporativo, uma técnica antiga que, à medida que a água evapora, ela absorve o calor do ambiente e resfria o ar ao redor. “O sistema autônomo funciona com energia solar e coleta água da chuva, que é armazenada em um tanque. Ele só liga quando as temperaturas excedem 25°C e alguém aperta um botão no painel de resfriamento. Nenhuma névoa é produzida, evitando riscos à saúde associados à inalação de gotículas microscópicas de água”, disse a matéria da trendwatching.com

Essa ideia surgiu em 2020, mas estão posndo em teste só agora e os primeiros pontos sao em Pavones e Villaverde Cruce. Não seria nada mal ter aqui no Brasil também, não é mesmo?

 

 Entrelinhas

 

Orgulho: Aos 16 anos, a skatista brasileira Rayssa Leal é a atleta mais jovem da história a ir ao pódio em duas Olimpíadas diferentes. Essa menina está fazendo a sua história!

 

O Rock in Rio 2024 acontece nos dias 13, 14,15, 19, 20, 21 e 22 de setembro, na Cidade do Rock, Rio de Janeiro. Nesta edição, o evento contará com mais de 300 produtos licenciados, como a Havaianas, Bob´s, C&A, Chilli Beans, Coca-Cola, Trident, Engov e Colgate, entre outros, divididos em 19 categorias. Quer ver todos os produtos que estarão expostos por lá? Clique aqui

 

Postei ontem nas minhas redes sociais uma frase que sempre vale a pena reler, quando o assunto é criar conteúdo para vender mais, ou seja, contar histórias para engajar, conectar, relacionar … e vender para a sua audiência (anote): “As pessoas gostam de história, desde que sejam interessantes a elas.” Concorda?

 

Se você precisa colocar no papel as suas ideias e não consegue estruturar seu pensamento, muito provavelmente você está deixando de lado muitas oportunidades. Portanto, se você precisa:

  • Criar apresentações e palestras
  • Tirar da gaveta o seu projeto
  • Criar conteúdo para redes sociais
  • Roteiro para reuniões e vídeos
  • Escrever a sua newsletter

convido a conhecer o meu curso de storytelling Destrave sua História clicando aqui.

 

A segunda edição da Korean Film Festival exibe o melhor do cinema coreano de 2022 a 2024 nas cidades de São Paulo e Piracicaba. Com entrada gratuita, o evento acontece de 15 a 18 de agosto no Teatro do Engenho, em Piracicaba, e de 3 a 9 de outubro no Reserva Cultural, no coração da cidade de São Paulo. O festival trará produções lançadas entre 2022 e 2024 sob curadoria de Rubens Rewald, co-curadoria de Marcia Kling, consultoria de Soleiman Dias e produção executiva de Eduardo Komatsu e Guilherme Merisio.

 

Você sabia? A história do Dia dos Pais no Brasil

 

Hoje é a última segunda-feira de julho. Na quinta, já será agosto, mês que celebra a data comemorativa Dia dos Pais. Você sabia que comemorar a importância do papel paterno na vida familiar é algo que acontece há mais de quatro mil anos? O jovem Elmesu, na antiga Babilônia, esculpiu em argila o que seria considerado o primeiro cartão de Dia dos Pais. Mas não são em todos os países que a data é oficial. Fui procurar a história do Dia dos Pais aqui no Brasil e compartilho abaixo o artigo publicado de autoria do site Brasil Escola Uol.

 

No Brasil

O Dia dos Pais é celebrado sempre no segundo domingo de agosto. A ideia da comemoração surgiu de uma ação do publicitário Sylvio Bhering, em 1953. O objetivo era estimular o comércio no segundo semestre, já que o Dia das Mães movimentava a economia no primeiro semestre e o Natal, no fim do ano. Sylvio Bhering era diretor do jornal O Globo, do Rio de Janeiro, e marcou em seu calendário de comemorações o dia 16 de agosto como o Dia do Papai. A data foi escolhida para coincidir com o Dia de São Joaquim, pai de Maria e avô de Jesus Cristo. A celebração espalhou-se pelo resto do Brasil até que se decidiu por oficializar o Dia dos Pais no segundo domingo de agosto, assim como acontece no Dia das Mães, comemorado no segundo domingo de maio. O Dia dos Pais é muito lucrativo no Brasil, assim como outras datas comemorativas. O segundo domingo de agosto é a quarta comemoração mais lucrativa para os lojistas, atrás do Natal, Dia das Mães e Dia dos Namorados.

 

Eu sou Sabrina Scarpare, jornalista, especialista em narrativas e criadora da plataforma de educação, comunicação e storytelling da minha marca.

 

Ao longo da minha trajetória atuei no mundo offline e online passando por rádio, televisão, assessoria de imprensa, revista impressa e jornal impresso, o qual fui colunista social por 10 anos. Como criadora de infoprodutos, desenvolvi para a minha marca: consultoria, curso online, palestra, ebook, newsletter, entre outros projetos, tendo a técnica do storytelling como premissa para as linhas editoriais dessas soluções. Tenho MBA em Gestão de Mídias Digitais e 20 anos de experiência em comunicação.

 

Conheça meu site: www.sabrinascarpare.com.br

 

 


Compartilhe:
WhatsApp Atendimento via WhatsApp