Projeto que incentiva a formação e qualificação de jovens músicos conta com o apoio do Café Morro Grande.
Na programação estão o show Por Trás da Canção, que será no dia 25 de outubro, no auditório do Pecege; e também o Festival Som Maior, em 9 de novembro, no Sesc Piracicaba. Todas as atividades são gratuitas.
Fotos: Eliete Santos Almeida.
A 24ª edição do Som Maior já está em andamento, promovendo oficinas de música com grandes nomes do cenário musical. Desde o primeiro ano de programação, o Café Morro Grande apoia o projeto. Em 2024, o evento reúne 18 escolas e conta com a participação de quase 100 crianças e jovens, a partir dos 12 anos. Durante as oficinas, os alunos têm a oportunidade de aprender e criar com artistas renomados, culminando em uma apresentação final que promete encantar o público, no dia 9 de novembro, às 13h, no Sesc Piracicaba.
A programação do 24° Som Maior, que teve início no dia 6 de setembro, segue com atividades semanais até novembro: workshops, ensaios e apresentações. Entre os músicos que ministram oficinas estão João Marcos de Almeida, Renato Loyola, Ubaldo Versolato, Roggero Chiarinelli, Osmar Barutti, João Mourão, Luis Xavier e Helder Prado. O projeto Som Maior ainda conta com o show Por Trás da Canção, que será realizado no 25 de outubro (sexta), às 20h, no auditório do Instituto Pecege.Todas as atividades e apresentações são gratuitas.
A organizadora do evento, Regina Gomes, destaca o crescimento e a importância que o projeto conquistou ao longo de mais de duas décadas de atuação. “Em 2024 chegamos a nossa 24ª edição. Tivemos uma parada desde a pandemia, mas resolvemos retornar depois que muitas pessoas começaram a buscar novamente o Som Maior. Esse ano contamos com escolas públicas e privadas, bem como com o importante incentivo da Diretoria Regional de Ensino, Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), Sesc Piracicaba, entre outras empresas e apoiadores importantíssimos, que só temos a agradecer”, relatou.
Regina ainda pontuou que o objetivo principal do evento é incentivar a qualificação dos jovens músicos. “Eles vão tocar no festival uma composição própria e uma música de um compositor famoso que podem escolher de uma longa lista que damos à eles. Há obras do sertanejo, bossa, rock e vários outros gêneros musicais. Nosso intuito não é ter preconceito, mas melhorar a qualidade musical, seja qual estilo for.” O Som Maior também se diferencia por promover a interação entre os participantes. “Todo ano existe uma integração de uma escola com a outra, formando bandas com alunos de diferentes lugares”.
O 24º Som Maior é uma programação importante para a formação musical das crianças e jovens de Piracicaba, fortalecendo o vínculo entre as escolas e o desenvolvimento artístico de cada aluno.
Programação:
– 06/09 (sexta), às 13h30: História da Música – João Marcos de Almeida
– 13/09 (sexta), às 13h30: Prática Instrumental / Ensaios – Renato Loyola / Ubaldo Versolato
– 20/09 (sexta), às 13h30: Evolução Rítmica / Musical – Roggero Chiarinelli
– 27/09 (sexta), às 13h30: Estudo e Talento / Qualidade Musical – Osmar Barutti
– 04/10 (sexta), às 13h30: Produção Musical – João Mourão
– 11/10 (sexta), às 13h30h: Autoestima / Motivação – Luis Xavier / Helder Prado
– 25/10 (sexta), às 20h – Show: Por Trás da Canção, no auditório do Instituto Pecege
– 18/10 (sexta): Ensaio Geral
– 07/11 (quinta): Ensaio Geral
– 09/11 (sábado), às 13h: Festival Som Maior – Show com os participantes e premiação, no Ginásio de Eventos do Sesc
– 23/11 (sábado), às 10h: Entrega de medalhas e troféus