Evento é nesta quinta-feira (10) e chega ao terceiro ano em Piracicaba
Na próxima quinta-feira (10) acontece o Lançamento Dia de Doar, na Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba). A programação começa às 18h30 com o Lounge Social, e às 19h acontecerá a apresentação do projeto no anfiteatro com apresentação cultural das instituições às 20h30 haverá um coquetel. O evento é destinado a convidados. A associação está localizada na rua Prudente de Moraes, 463, centro.
A campanha conta com as 17 associações que são engajadas com ações sociais na cidade e que estarão no evento. São as Organizações da Sociedade Civil (OSC’s). Este ano participam a Apae Piracicaba, Casa Dia de Piracicaba, Educando pelo Esporte, APFP, Espaço Pipa, Funjape, ONG Caphiv, Apaspi, Cesac Piracicaba, Fundação Triunfo, Egregoraservatus, Gaia Mais, Afropira, Lar dos Velhinhos de Piracicaba, Centro de Reabilitação de Piracicaba, Pecege Oficial (apoiador) e Hemonúcleo de Piracicaba para doações de sangue.
Elas serão beneficiadas com as doações presenciais ou virtuais, e atuam em inúmeras áreas assistenciais como educação, direitos, esportes e saúde atendendo cerca de 20 mil pessoas e suas famílias.
A pessoa física ou jurídica pode doar ou realizar o pagamento por meio do QR Code ou depositando o valor desejado em dinheiro na conta do Banco do Brasil, agência 56-6, conta corrente 129367-2 (Cesac – Dia de Doar).
As doações também podem ser, além de financeiras, de alimentos, roupas, e até trabalho voluntário.
O lema do Dia de Doar 2024 é “Doar é um ato de confiança e amor”. O evento é mundial e ocorre desde 2013 em 103 países. Piracicaba participa com a #DoaPira ou #DiadiadeDoarPiracicaba. O município participa da campanha há três anos. O foco é unir e apoiar as OSC’s do município.
Coordenação
Em Piracicaba o Dia de Doar é coordenado por Ana Lucia Amstalden. Ela é gestora de projetos sociais e atua com responsabilidade social corporativa. Ana desenvolve e implanta projetos de sustentabilidade de grande impacto no Brasil e em países do continente africano como Moçambique e Zimbábue, onde já esteve realizando serviços assistenciais e em projetos de abertura de poços artesianos.
Ana é rotariana e foi quem impulsionou o Dia de Doar em Piracicaba abrangendo inicialmente 25 entidades.
Docente com pós-graduação em Educação Especial e Humanização no Ambiente Hospitalar, Ana diz que o Dia de Doar ultrapassa o ato de uma simples doação. “Para nós aqui em Piracicaba o Dia de Doar tem sido um fortalecimento do Terceiro Setor, tem sido a união das associações que estão envolvidas” contou. Ana reforça que a campanha é um ecossistema de impacto social. O Dia de Doar desse ano marcou presença na Expo ESG e está trazendo um workshop de captação de recursos. Então é um movimento coletivo, uma ação coletiva do Terceiro Setor”, explicou.
Na análise de Ana, o Dia de Doar simboliza na prática “um desejo de transformação e a busca por um mundo mais justo”. A coordenadora da campanha afirma ainda que é também uma forma de buscar ações sustentáveis e equitativas da sociedade. “Eu não tenho dúvidas disso. O ato de doar ajuda a construir sonhos, torna a vida humana mais digna e justa. Por isso o Dia de Doar é tão importante. E são para todos os tipos de doações”, disse.
O ideal, continua Ana, é que o ato de doar torne-se um hábito da sociedade. Que não seja apenas um dia doando, mas diariamente. “A doação para mim é uma jornada de transformação mútua quando quem doa e quem recebe são beneficiados de maneira distinta, mas igualmente significativa. A doação seja por meio de um sorriso, ou um abraço, ouvir alguém, ou uma doação financeira. Toda doação é importante, eu precisei de muitas doações para eu conseguir me tornar quem eu me tornei hoje. Agora, vejo como posso fazer a diferença na vida de outras pessoas, assim como fizeram na minha”, declarou a coordenadora da campanha em Piracicaba.