“Para começar, comece.” William Wordworth
Coma, se tiver coragem
Você se lembra do desastre nuclear que aconteceu em março de 2011 em Fukushima, no Japão? Tudo aconteceu quando um terremoto de magnitude 9,0 atingiu a costa nordeste do país, seguido por um tsunami devastador. O terremoto danificou as usinas nucleares de Fukushima Daiichi, resultando em uma série de falhas nos sistemas de resfriamento dos reatores nucleares, causando um vazamento de radiação que está sendo tratado até hoje, treze anos após a catástrofe.
Desde então, fazendas na região têm enfrentado dificuldades para vender seus produtos devido ao medo de contaminação. O Japão é o segundo maior país produtor de pêssegos do mundo.
Para tentar reverter a situação depois de anos e restaurar a confiança e reputação nos produtos cultivados lá após o desastre, a Tokyo Electric Power Company (Tepco) se aliou a varejista de luxo britânica Harrods, que começou a vender pêssegos da região de Fukushima em sua megaloja, em Londres. Se você quiser experimentar a fruta terá que, além da coragem, desembolsar uma boa grana para comprar uma caixa com três unidades, vendida por £ 80, equivalente a US$ 104, ou R$ 570 para a nossa realidade brasileira. A ação marca a primeira tentativa de venda em uma loja europeia. Neste mês de outubro, a loja de departamentos deve também começar a vender uma variedade de uva da região chamada Shine Muscat. A Tepco também realizou campanhas semelhantes em países como EUA e Tailândia. E aí, você comeria um pêssego, mesmo de graça? (fonte: BBC)
Educação a distância no Brasil está em alta
A Agência Brasil divulgou uma recente pesquisa realizada pelo Ministério da Educação, com base no Censo de Educação Superior, sobre o número total de estudantes dos cursos de ensino superior no Brasil. “Contando tanto os presenciais quanto os da modalidade a distância, o número de estudantes cresceu 5,6% em 2023 na comparação com 2022. São 9,9 milhões de alunos matriculados, o maior registrado em nove anos. O censo traz também que existem hoje 4,9 milhões de matrículas nos cursos a distância, o que representa 49% do total. Para o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), as projeções apontam que neste ano de 2024 os estudantes nos chamados cursos de educação a distância (EaDs) devem superar os matriculados em cursos presenciais. Hoje a diferença entre as duas modalidades é de apenas 150.220 matrículas. O número de cursos de educação a distância no país cresceu 232% no período compreendido entre 2018 e 2023. O impulso da modalidade aconteceu com a pandemia de Covid-19, em 2020.” Esses números nos mostram uma forte mudança no cenário da economia do país. É fato que o número de matrículas em cursos presenciais de ensino superior segue em queda no Brasil e foi quase superado pela modalidade a distância em 2023. Há quem elogie a modalidade, dizendo que o mercado está mais aberto ao acesso no ensino e na democratização com os cursos a distância. Mas há quem critique, dizendo que a distância piora a formação dos profissionais. É uma pauta a ser discutida.
ENTRELINHAS
Sobre a eleição de ontem por todo o Brasil: pouco mais de 122 milhões de brasileiros votaram nos 5.569 municípios do país, fazendo suas escolhas para seus respectivos prefeitos e os mais de 58 mil vereadores. Mas nem todo cidadão apto a votar, votou. A abstenção de votos, ou seja, a recusa em votar, foi de 21,7% dos eleitores, um percentual maior ao ano de 2016 (17,6%) e menor ao de 2020 (recorde muito por conta da pandemia).
Em Piracicaba, minha cidade amada, acontece neste mês de outubro a 5ª edição da Flipira – Festa Literária de Piracicaba – um evento voltado ao incentivo da leitura para pessoas de todas as idades. A abertura será no dia 25, às 19h, na Biblioteca Municipal. Nos dias 26 e 27 o evento será no Engenho Central, das 10h às 18h. O escritor Ignácio de Loyola Brandão, da Academia Brasileira de Letras, marca a sua presença no evento no sábado, dia 26, e irá participar do Café dos Escritores. A entrada é gratuita.
Até semana que vem:)
Eu sou Sabrina Scarpare, jornalista, contadora de histórias e especialista em narrativas. Ao longo da minha trajetória atuei no mundo offline e online passando por rádio, televisão, assessoria de imprensa, revista impressa e jornal impresso, o qual fui colunista social por 10 anos. Como criadora de infoprodutos, desenvolvi para a minha marca consultorias, curso online, palestras, e-book, newsletter, entre outros projetos, tendo a técnica do storytelling como premissa para as linhas editoriais dessas soluções. Tenho MBA em Gestão de Mídias Digitais e 21 anos de experiência em comunicação. Conheça meu site clicando aqui.