Engenho da Notícia

Empresa de assessoria de imprensa, mídias digitais e relações públicas

Notícias

Repertório Estratégico – Chave para uma Liderança Eficaz

Durante minha trajetória como executiva de uma grande rede de shoppings pelo Brasil, sempre tive um grande diferencial: ideias, muitas e muitas ideias. Mas essas ideias não saiam assim do nada. Todas eram referencias, ações e coisas que eu observava fora da empresa. Na verdade, sempre fui uma exploradora nata, sempre gostei de conhecer lugares diferentes, entender a dinâmica da economia regional e vivenciar a cultura local. Assim, minha vida toda foi se tornando um grande repositório, de muitas vivencias e visitas.

Ao viajar, no meu roteiro sempre incluía um dia de “VT”, ou visita técnica, independente que fosse durante a lua de mel na Riviera Maya ou para o enxoval do primeiro bebê, na região do Vale do Silício. Visitar os shoppings locais – que no caso era meu segmento – estava no meu roteiro sempre. Depois, ao voltar um “ppt” com algumas fotos, ficha técnica e claro, pontos interessantes, finalizava meu “hobbie” que virou diferencial, e hoje é um dos meus principais pontos de mentoria e palestras.

Em um ambiente corporativo dinâmico e cada vez mais globalizado, CEOs e executivos precisam de algo além de experiência e intuição para tomarem decisões assertivas e visionárias. Esse diferencial, eu chamo de repertório estratégico. O conceito não está apenas relacionado à capacidade de adquirir conhecimento técnico, mas também à habilidade de absorver e adaptar referências culturais, mercadológicas e tecnológicas que ampliam a perspectiva e promovem uma liderança adaptativa e inovadora.

Seja em um curso, em uma pesquisa ou em uma viagem – como o meu exemplo pessoal, é preciso treinar nossa mente, olhar e, principalmente, treinar nossa capacidade analítica e segurar a ansiedade. Não é porque conhecemos algo novo, que deve ser feito em nossa empresa. É preciso entender o momento e principalmente conhecer nosso negócio para adaptar… como já dizia a celebre frase… No mundo nada se cria…

Mas o que é Repertório Estratégico?

Repertório estratégico é a somatória de vivências, estudos, interações e referências que enriquecem a capacidade de enxergar além do óbvio e desenvolver soluções criativas para desafios complexos. E essa habilidade, erroneamente associada apenas a criatividade, é extremamente treinável. Em um papel de liderança, contar com um repertório robusto e diverso torna-se uma vantagem que se traduz em inovação, rapidez na resposta a mudanças e maior capacidade de conectar estratégias de negócio com o que realmente importa para o cliente e para o mercado. Esse tipo de liderança permite o desenvolvimento de uma visão de longo prazo, enquanto assegura a tomada de decisões estratégicas que atendam às necessidades do presente.

E como cultivar seu Repertório Estratégico?

1.         Imersões e Viagens de Negócios – Participar de eventos, como a NRF em Nova York, é uma oportunidade valiosa para se atualizar com as tendências globais, encontrar parceiros e observar inovações que podem ser aplicadas diretamente no seu negócio. NRF é sobre Varejo, mas vale lembrar que o que acontece no varejo acontece no mundo e é no varejo que o consumo acontece. E é o consumo que impulsa as empresas. Fica a dica.

2.         Estudo Constante e Networking – Cursos executivos, como os oferecidos por Harvard, Berkeley e outros centros de excelência, são essenciais. Aliado a isso, um networking que priorize a troca de experiências e insights com outros CEOs e especialistas de diversos setores enriquece e diversifica a visão estratégica.

3.         Incorporar a Cultura de Referências Diversas – Para CEOs e executivos, buscar aprendizado em áreas que vão além de seu setor, como tecnologia, psicologia e até mesmo arte, aumenta o repertório e a capacidade de entender os diferentes aspectos que moldam as experiências do consumidor.

Conclusão
O repertório estratégico é o que transforma um executivo de sucesso em um líder diferenciado, capaz de ver além dos números e das modas momentâneas. É esse acúmulo de experiências e conhecimentos diversos que permite uma liderança mais estratégica e conectada com o futuro. Em um mundo BANI (Frágil, Ansioso, Não Linear e Incompreensível), liderar com um repertório sólido e diversificado se torna o caminho para decisões estratégicas, inovação contínua e uma visão que realmente agrega valor ao mercado e aos clientes.

Se eu posso te dar uma dica caro leitor é amplie seu repertório de forma estratégica. Seja intencional, em todas as suas vivencias, treine a habilidade de enxergar além do obvio, e conectar os pontos.

Viaje mais, faça visitas guiadas, participe de fóruns, questione, experimente a gastronomia local, e até – por que não? – leia as fofocas, afinal estamos falando da mídia, do main streaming, que pode ser ou não o assunto relevante para o seu cliente.

Sara M. Elydio foi executiva de uma rede de shoppings do Brasil e hoje é palestrante

Engenho da Notícia

(19) 3302-0100

(19) 99747-5586

Piracicaba/SP


Compartilhe:
WhatsApp Atendimento via WhatsApp