A Mostra Evoé de Teatro, realizada em Piracicaba em comemoração aos 15 anos do espaço cultural Garapa, segue até o dia 02 de fevereiro com uma programação variada e inteiramente gratuita, que tem atraído grande público e promovido reflexões importantes.
Entre os espetáculos apresentados, “Fragmentos de um rio em pedaços” do coletivo Narrativas Orais, abordou a degradação ambiental e a relação histórica e simbólica com o Rio Piracicaba, trazendo discussões relevantes sobre preservação ambiental, no elenco fazem a parte: Deyse Souza, Élcio Lopes, Fran Viana, Iury Arcanjo, Laine Golí, Léo Sampaio, Direção: Antônio Chapéu, Direção Musical: Felipe Vecchini , trabalho vocal Jennifer garcia , preparação corporal Ariane Martins e Dramaturgia: Carlos Jerônimo, a partir da pesquisa do grupo
Já “WWW para Freedom”, do Barracão Teatro, explorou os dilemas de um soldado que, ao questionar suas ações em um cenário de guerra, levanta questões sobre liberdade, conflitos e paz. Ambos os espetáculos tiveram boa recepção e se destacaram pelo teor crítico e pela qualidade artística.
Além das apresentações, a mostra oferece oficinas formativas. No sábado, dia 01/02, das 9h às 15h30, acontece o workshop “O Corpo Através da Máscara”, com Tiche Vianna, voltado ao desenvolvimento de técnicas de expressão corporal e teatral. No domingo, dia 02/02, das 10h às 12h, será realizado um encontro com Renata Figueiredo, Gisele Vasconcelos e Alexandre Mate, que discutirão os processos criativos e as montagens do grupo Xama Teatro.
Todas as atividades, incluindo espetáculos e oficinas, são gratuitas, e as inscrições para as oficinas podem ser feitas pelo e-mail producaoandaimeteatro@gmail.com.
A Mostra Evoé segue até domingo como um dos principais eventos culturais de Piracicaba neste início de ano.
É realizada como parte do projeto “Garapa como Unidade: Cultura, Comunidade e Arte”, que conta com o apoio da Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura do Governo Federal e da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo. O evento também tem parceria com o SESC Piracicaba e a Semac – Secretaria de Cultura de Piracicaba.
Foto de: Giovanni Vitti