Engenho da Notícia

Empresa de assessoria de imprensa, mídias digitais e relações públicas

Notícias

Mercado de design cresce 8% ao ano e deve faturar R$ 22,5 bilhões em 2025

Instalada recentemente em Campinas, primeira loja exclusiva da Franccino no interior paulista comprova tendência do consumidor em valorizar móveis assinados por designers brasileiros

O mercado de design está em ascensão no Brasil, impulsionado, em grande parte, pelo setor de móveis e decoração. De acordo com um estudo realizado pela KPMG, organização global que presta serviços de auditoria e consultoria, as vendas de itens de design vêm crescendo a uma taxa média de 8% nos últimos anos e devem representar um faturamento de R$ 22,5 bilhões em 2025 no país. A projeção se baseia nos números divulgados pela Associação Brasileira de Empresas de Design, que apontam alta crescente no faturamento do setor desde 2019.

O movimento de valorização do design brasileiro impulsiona a produção de peças exclusivas e de alta qualidade e amplia os horizontes para as marcas especializadas em móveis assinados. Outra tendência que tem se consolidado é a busca por soluções mais sustentáveis e responsáveis, fazendo as empresas apostarem em materiais e processos de produção “eco-friendly”.

“Especialmente de 2015 para cá, nós sentimos a necessidade e a real importância da valorização do design nacional. Aliados às matérias-primas, aos subsídios e processos de nossas fábricas e observando todo o know-how que possuíamos, com as habilidades e talentos de nossos colaboradores, descobrimos que tínhamos um potencial muito grande para seguirmos no caminho autoral e valorizarmos cada vez mais o desenho brasileiro”, afirma Isaac Francino, fundador e CEO da Franccino, marca mineira considerada referência em mobiliário de design.

A empresa, que abriu recentemente em Campinas a sua primeira loja exclusiva no interior paulista pelo sistema de franchising, possui um estúdio no qual um time de especialistas estuda as tendências, necessidades do mercado e desejos do público para desenvolver projetos exclusivos, unindo criatividade, tecnologia e inovação.

“Os móveis do estúdio são assinados por uma equipe multidisciplinar que pensa na estética, ergonomia, materiais e autenticidade para que os nossos clientes tenham em sua casa um móvel diferenciado e único”, explica o empresário.

Além dos móveis desenvolvidos em seu estúdio, a marca possui parcerias com conceituados designers para o lançamento de novas coleções. Entre os diversos nomes que já assinaram peças para a marca estão Marina Linhares, Daniela Ferro, Zanocchi & Starke, Zia Costa, Paulo Alves, Isabela Vecci, Alva Design (Susana Bastos e Marcelo Alvarenga), Sérgio J. Matos, o estúdio Coletivo de Arquitetos – formado pelos sócios Guile Amadeu, Gustavo Fontes, Rodrigo Lacerda e por arquitetos parceiros -, Maria José Canêdo, Bruno Rangel e Natália Scarpati.

O empresário Cláudio Silveira, diretor financeiro e de operações da Franccino Campinas, explica o diferencial de um móvel assinado. “São peças que possuem história, além terem muita pesquisa e investimento por trás delas, uma vez que são assinadas por profissionais que são referência da área. Além disso, cada detalhe, cada processo e cada peça são feitos com precisão, tecnologia e um trabalho artesanal minucioso”, afirma.

Em linha com as tendências do mercado, a marca busca transformar os ambientes por meio de móveis que unem tecnologia de ponta à tradição artesanal, em criações que nascem de um processo sustentável, com o uso de matérias-primas de plantios renováveis e promovendo a reciclagem de insumos da produção.

Com uma área total de 1.150 metros quadrados, a Franccino Campinas está localizada na Rua General Osório, 1.952, no bairro Cambuí.

Créditos: Guilherme Gongra


Compartilhe:
WhatsApp Atendimento via WhatsApp