Evento mundial leva debate sobre ciência e tecnologia para mesas de bar
O Pint of Science, maior festival de divulgação científica do mundo, sediado em bares e restaurantes, volta para mais uma edição em Piracicaba, que em 2025 acontecerá nos dias 20 e 21 de maio, a partir das 19h. Com entrada é gratuita, desta vez, o evento será realizado na cervejaria Komtainer Beer.
“Evento de proporção global, o Pint of Science 2025 acontecerá em 27 países e 169 cidades do Brasil, número esse que faz o país ser o campeão em participantes desse festival mundial de divulgação científica”, informou o professor Alex Virgilio, do Centro de Energia Nuclear de Agricultura (Cena/USP), coordenador local do evento.
Iniciativa que busca aproximar a ciência da sociedade de forma descontraída e acessível, o Pint of Science Brasil reúne pesquisadores e especialistas em bares e restaurantes para discutir temas de interesse do público em diversas áreas do conhecimento. O evento acontece anualmente e simultaneamente em diversas partes do mundo e, em Piracicaba, faz parte do calendário oficial do município.
“Atualmente, falar sobre ciência não é mais uma questão de escolha, mas uma necessidade para enfrentar desafios presentes e futuros. A pandemia destacou sob vários aspectos a necessidade de se buscar informações precisas, com embasamento científico e colaboração global”, afirmou Alex Virgilio.
O festival foi criado em 2012, na Inglaterra, e chegou ao Brasil em 2015. Desde então, o evento vem crescendo e ganhando destaque em todo o país.
“Ao completar 10 anos em terras brasileiras, o Pint of Science, que é conhecido como um festival que brinda a ciência, continua a florescer em cada uma das 169 cidades que participarão da iniciativa”, completou Alex Virgilio.
Com o tema “Um Brinde à Ciência!”, durante dois dias, o festival levará para a mesas do pub piracicabano quatro professores, de diferentes áreas, para debater ciência e apresentar pesquisas. Participarão docentes e pesquisadores de quatro instituições, Cena/USP, Esalq/USP, UAM e Unicamp.
“Serão dois dias de muita ciência, com temas altamente relevantes e interessantes. Essa conversa informal, divertida e de fácil entendimento, aproxima a comunidade do trabalho que é desenvolvido nas universidades e em centros de pesquisa.
A programação desta edição contará com quatro palestras, sendo duas por dia e a participação é gratuita. Confira os temas e seus palestrantes:
1º dia – 20/5 (terça-feira) – a partir das 19h
Palestra 1: “Breaking Lab: o que a toxicologia forense pode nos revelar?” – Thiago Fujita (UAM)
Palestra 2: “Microplásticos: pequenos intrusos, grandes problemas” – Cassiana Montagner (Unicamp)
2º dia – 21/5 (quarta-feira) – a partir das 19h
Palestra 1: Entre trilhas e telas: As cores da Biodiversidade Brasileira – Thaís Antichera (Esalq-USP)
Palestra 2: Bee Happy! A importância das abelhas para o agro e o ambiente – Vanderlei Reis (Embrapa/Cena-USP)
Serviço
Pint of Science
Local: Komtainer Beer
Rua Benjamin Constant, 589 – Centro, Piracicaba/SP
Dias: 20 e 21 de maio
Horário: a partir das 19h
Mais informações https://pintofscience.com.br/
@pintofsciencebr
@komtainerbeer
____________________________
Engenho da Notícia
(19) 9.8312.9000 (19) 3302.0100
Facebook: Engenho da Notícia
Instagram: @engenhodanoticia