Engenho da Notícia

Empresa de assessoria de imprensa, mídias digitais e relações públicas

Notícias

Estudo em bananeira contempla Cena/USP com prêmio internacional

A bióloga Mônica Lanzoni Rossi, do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena/USP), e a mestranda Juliana Leles Costa, do departamento de Genética da Esalq/USP, foram premiadas no “ProMusa Photo Contest 2012 – O mundo das bananas”, o primeiro concurso de fotografia promovido pela Rede Internacional de Pesquisa em Bananeira (ProMusa), que contou com a participação de mais de 300 imagens de todo o mundo. Com sede na França, a instituição tem aproximadamente 500 membros distribuídos em 60 países.
 
As imagens feitas por Mônica e Juliana foram obtidas por microscopia eletrônica de varredura e fluorescência, método científico usado para observações em escalas microscópicas, e ficaram entre as finalistas, sendo que a imagem da raiz de bananeira conquistou o segundo lugar na categoria Close Up.
 
Juliana desenvolve seu mestrado em parceria com a Embrapa Mandioca e Fruticultura de Cruz das Almas/BA, com a colaboração do Laboratório de Anatomia Vegetal da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, na busca de informações sobre o mal-do-Panamá, doença causada por um fungo de solo, altamente destrutiva e que limita a produção da cultura da banana em várias partes do mundo. “Como a medida de controle mais efetiva para este mal é o uso de variedades resistentes, buscamos encontrar respostas que possam servir como suporte para a resistência da bananeira por meio do estudo dos tecidos biológicos e mecanismos moleculares”, explica a mestranda, que é orientada pelo professor Antonio Figueira, do laboratório de Melhoramento de Plantas (Cena/USP).
 
Já Mônica atua no laboratório de Histopatologia e Biologia Estrutural de Plantas, no desenvolvimento dos procedimentos envolvendo análises microscópicas, utilizando o Núcleo de Apoio à Pesquisa em Microscopia Eletrônica (NAP/Mepa – Esalq). “O prêmio demonstra nossa dedicação e responsabilidade com a pesquisa. Vale ressaltar que o nosso laboratório participa de vários projetos em parceria com laboratórios do Cena, Esalq e de outras instituições do Brasil e exterior, os quais envolvem técnicas de microscopia eletrônica e de luz”, afirma a bióloga, que conquistou seu segundo prêmio na área. “Em 2011, fui premiada no Congresso da Sociedade Brasileira de Microscopia e Microanálise”, lembra.

Compartilhe:
WhatsApp Atendimento via WhatsApp