Engenho da Notícia

Empresa de assessoria de imprensa, mídias digitais e relações públicas

Notícias

Simespi promove palestra on-line sobre resíduos sólidos

Empresas de todos os portes da indústria, comércio e serviços deverão a ter seu próprio Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) para se adequar à legislação estabelecida pela Política Nacional de Resíduos Sólidos. Este assunto será tema da palestra on-line “Plano de Gerenciamento de Resíduos como Ferramenta de Gestão”, que acontece no próximo dia 10, às 19h, pela plataforma Zoom. O evento gratuito é uma realização do Comespi (Conselho da Mulher Executiva) do Simespi (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de Material Elétrico, Eletrônico, Siderúrgicas e Fundições de Piracicaba, Saltinho e Rio das Pedras) e integra a Simapira (Semanas Integradas do Meio Ambiente de Piracicaba).

O tema será abordado pelas professoras Adriana Maria Nolasco e Ana Maria de Meira, da Esalq/USP, pela chefe da Divisão de Resíduos Sólidos da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), Celise de Oliveira Romanini, com mediação da sanitarista ambiental e consultora ambiental do Simespi, Tatiana Koroiva.

Segundo Tatiana, boa parcela dos empresários e gestores não têm a dimensão do que seja resíduo e rejeito, o que deve ser delimitado pelo PGRS dentro de toda a cadeia produtiva. “O plano aponta a maioria das alternativas de como solucionar problemas a destinação adequada dos resíduos sólidos de uma forma em geral nas empresas. Nesse plano deve constar a quantidade de resíduos produzidos, classe e tipo dos materiais, como eles são armazenados e recolhidos, e qual a destinação final. Ele tem que detalhar todas as etapas do resíduo, desde a sua produção até o descarte final”, explica.

Na palestra, de acordo com Tatiana, as especialistas explicarão o porquê da obrigatoriedade do PGRS, como elaborar, onde o poder público se coloca e como fazer do plano de gerenciamento uma ferramenta de gestão. “Muitas vezes, a empresa acredita que, como ela gera muito resíduo, ela está produzindo muito e, na verdade, excesso de resíduos muitas vezes é falha no processo produtivo. Pequenos ajustes diminuem a quantidade de resíduos gerados no final. Então, o plano serve para fazer a estruturação de tudo isso”, destaca.

Para participar da palestra, basta acessar a fanpage facebook.com/simespi. No post sobre a palestra on-line está o link para participar gratuitamente, bastando clicar para assistir a palestra.

Assessoria de Imprensa Simespi

Equipe Engenho da Notícia

Cristiane Sanches (9.9183-1025 / comunica@simespi.com.br)

Luciane Anhão (9.9789-5418 / luciane@engenhodanoticia.com.br)

Marcelo Basso (9.9747-5586 / marcelo@engenhodanoticia.com.br)

Simespi – (19) 3417-8600

Cristiane Sanches

Assessoria de Imprensa

Equipe Engenho da Notícia


Compartilhe:
WhatsApp Atendimento via WhatsApp