Proporcionar um Natal repleto de alegria e presentes: esse é um dos objetivos da campanha Papai Noel dos Correios. A unidade da empresa no Campinas Shopping é um dos pontos de adoção de cartinhas do projeto.
As cartinhas serão recebidas até sexta-feira (04), e os padrinhos têm até o dia 11 de dezembro para adotá-las e entregarem os presentes nas mesmas agências onde fizeram a adoção. São aceitas cartas manuscritas de crianças até 10 anos com pedidos preferencialmente de brinquedos.
Realizada há 26 anos, a campanha tem como principal objetivo responder às cartas das crianças que escrevem ao Papai Noel e, sempre que possível, atender aos pedidos de presentes daquelas que se encontram em situação de vulnerabilidade social.
A expectativa é que todos os presentes estejam entregues até o Natal. Os pedidos em geral emocionam porque contêm sonhos infantis e simplicidade. As cartas trazem sobretudo histórias de esperança, amor, tristeza, ingenuidade, curiosidades e anseios. Mas os principais pedidos das crianças continuam sendo os brinquedos.
Desde 2010, os Correios estabeleceram parcerias com escolas públicas, creches e abrigos que atendem crianças em situação de vulnerabilidade social. A finalidade é vincular a campanha ao Objetivo de Desenvolvimento do Milênio da Organização das Nações Unidas (ONU), que trata da educação.
COMO ADOTAR UMA CARTINHA
Os padrinhos são aqueles que adotam as cartinhas, providenciando os presentes solicitados pelas crianças. A adoção de cartas da campanha é feita da mesma maneira em todo o Brasil: as cartas enviadas pelas crianças são lidas e selecionadas. Em seguida, são disponibilizadas para adoção nas unidades dos Correios.
No decorrer da campanha, à medida em que os presentes são entregues nas agências, são encaminhados para o fluxo postal para a entrega, pois a entrega dos presentes é feita pelos Correios, uma vez que para preservar a imagem e a identidade das crianças e suas famílias, a população e os padrinhos não podem ter acesso à identidade destes (conforme estabelecido pelo Ministério Público da União), não sendo permitido acompanhar a entrega dos presentes, assim como revelar o nome ou endereço das crianças que participam da campanha.
HISTÓRIA DO PROJETO
O projeto Papai Noel dos Correios nasceu de forma espontânea entre os próprios empregados dos Correios. Todo final de ano haviam crianças que mandavam cartinhas ao Papai Noel pelos Correios. Aquelas cartas, com sonhos infantis, sensibilizavam os empregados.
Muitos deles se organizavam e adotavam as cartinhas voluntariamente, por meio de ação solidária entre os próprios colegas. Com o passar do tempo, essa ação cresceu, se disseminou na empresa e tomou proporções que levaram os Correios a abraçarem a ação de forma oficial, institucional.
O projeto tornou-se corporativo em 1997 e hoje é considerado uma das maiores ações de responsabilidade social do país. No início, os empregados mesmo se organizavam para adotar as cartas e dentro de suas possibilidades atendiam os mais diversos tipos de pedidos.
Com o número de cartas cresceu a diversificação de pedidos e como a ação já estava bastante disseminada na sociedade. Com isso, houve necessidade de criar diretrizes para o projeto justamente para que ele se consolidasse e fosse mantido. Hoje ele funciona com o intuito especial de manter o espírito natalino.
SERVIÇO
Correios – Unidade Campinas Shopping
Localizado dentro do Poupatempo – Piso G2
Horário de funcionamento:
Segunda a sexta-feira, 9h às 19h
Sábados, 8h às 14h
* Campinas Shopping
Administração BRMalls
Avenida Jacy Teixeira de Camargo, 940
Telefone: (19) 3727.2300
www.campinasshopping.com.br
Facebook: /campinasshopping
Outras informações
Engenho da Notícia
Assessoria de Imprensa Campinas Shopping
(19) 3302.0100
imprensa@engenhodanoticia.com.br