Ao longo do ano são inúmeras as campanhas temáticas cujas mensagens estão associadas à escolha de um mês e uma cor, de modo a facilitar a compreensão dos temas. O Dezembro Verde é uma delas e faz parte desse calendário, escolhido por ser um período de férias quando as famílias viajam ou até mesmo presenteiam alguém com animais. As orientações são intensificadas para prevenir a aquisição por impulso e, consequentemente, o abandono.
Agora, neste ano, o Projeto de Lei 688/2020, de autoria do deputado estadual Alex de Madureira, que criou o Dezembro Verde, está completando dois anos de aprovação pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). Sendo que o PL do parlamentar gerou a Lei 17343/2021, após ser sancionada pelo governador.
“O projeto foi uma conquista muito importante para a causa animal, principalmente porque durante as férias e festividades de final de ano são registrados aumentos significativo no número de casos de abandono e maus-tratos no país todo”, afirmou o parlamentar paulista.
A campanha, instituída propositalmente nesse mês para conscientizar a população contra o abandono dos animais, objetiva alertar sobre a relevância da guarda responsável, considerando características peculiares que refletem o impacto de fatores sociais e econômicos na qualidade de vida dos animais de estimação.
“A escolha de dezembro foi motivada por ser um mês em que, estatisticamente, são registrados os maiores índices de abandonos de animais por conta das férias e das festas famílias quando as pessoas. Por isso escolhemos este mês e criamos o Dezembro Verde”, completou Alex de Madureira.
Apesar de ser crime, previsto pelas leis federais nº 9.605/1998 e nº 14.064/2020, passível de condenação caso seja comprovado o abandono ou maus-tratos, diversos animais ainda são abandonados no Brasil.
Após ser aprovada a campanha realizada no último mês do ano passou a constar no calendário oficial de eventos do Estado graças a aprovação de uma proposta na Alesp. “O principal papel da iniciativa é conscientizar sobre o abandono e os maus tratos contra os bichos de estimação. A Organização Mundial da Saúde estima que no Brasil hajam mais de 30 milhões de cães e gatos sem donos”, informou Alex de Madureira.
Foto de Aldo Guimarães
Alex de Madureira
Deputado Estadual pela ALESP
(11) 3886-6676 / 6677
https://www.al.sp.gov.br/deputado/?matricula=300608
_________________________________
Engenho da Notícia Comunicação Integrada
(19) 9.8312.9000 (19) 3302.0100
divulgacao@engenhodanoticia.com.br
Facebook: Engenho da Notícia
Instagram: @engenhodanoticia