Para estimular comportamentos responsáveis com o meio ambiente, o Café Morro Grande incentiva o descarte correto de suas embalagens por meio do programa de logística reversa. Uma atitude importante, que pode causar um grande impacto na preservação ambiental.
Como incentivo, ao juntar embalagens usadas do Café Morro Grande, os consumidores podem trocar por itens diversos de uso doméstico. De acordo com Lia Lima Gatti Höfling, gerente de Marketing do Café Morro Grande, o compromisso social e ambiental estão presentes desde a fundação da empresa. “Buscamos valorizar a fidelidade dos nossos clientes e, ao mesmo tempo, amenizar os impactos ambientais gerados pela produção industrial. Atualmente, somamos cerca de 50 mil embalagens por mês que são encaminhadas para o procedimento de reciclagem. Todo esse material recolhido é repassado para a empresa Embraeco, que transforma os resíduos em tapumes, telhas e placas ecológicas”.
As telhas, tapumes e placas da Embraeco são uma solução para as construtoras que precisam cumprir a regras de segurança do trabalho, a NR-18 (Norma Regulamentadora relativa a canteiros de obras), do mesmo modo que buscam estar alinhadas aos conceitos de ESG (Environmental, Social and Governance). Entre as vantagens estão durabilidade; sustentabilidade (considerando que é um produto reciclável, reciclado e que atende os 3Rs – Reduzir, Reutilizar e Reciclar); e usto-benefício.
A Lojinha de Trocas de embalagens do Café Morro Grande fica no Centro de Piracicaba (rua Boa Morte, 1466 – sala 4). É possível fazer trocas por outros produtos a partir de 10 embalagens. O catálogo pode ser consultado no site do Café Morro Grande – www.cafemorrogrande.com.br. A adesão pode ser individual ou coletiva: restaurantes, buffets, empresas, escolas, igrejas, clubes, associações entre outros.
Sustentabilidade é responsabilidade de todos
O conceito de sustentabilidade parte da constatação de que alguns recursos naturais são finitos e de que outros podem levar muito tempo para se renovar. Assim, é preciso encontrar meios de suprir as necessidades do presente sem comprometer o futuro.
Essa é uma tarefa que depende de toda sociedade. Há anos o Café Morro Grande conquistou a adesão de muitas pessoas ao seu projeto de reciclagem de embalagens. “Somos uma empresa que fabrica para atender um consumidor final, mas temos a consciência de que nosso produto tem uma história anterior, depende de boas condições climáticas, uma terra fértil para uma boa produção. Por isso, nossa visão precisa ir além. Queremos que mais pessoas conheçam nossa iniciativa e se engajem com a comunidade nesta missão de manter nosso planeta saudável para as futuras gerações”, afirma Lia.
Os brindes são uma forma de estimular a coleta seletiva. Todavia, também contribuem para os projetos das comunidades. Esse é o caso da Paróquia São Dimas, que realizou bingos utilizando os brindes trocados e, assim, levantou verba para seus projetos sociais. Há mais de 15 anos os fiéis da igreja são convidados a trazerem as embalagens vazias para a igreja. Na pandemia, por exemplo, a comunidade juntou 4.500 embalagens usadas, as quais foram trocadas por 175 peças. A dona de casa Cleunice de Lima também é um exemplo desta adesão. Há mais de 20 anos guarda as embalagens usadas para colaborar com o programa de logística reversa do Café Morro Grande.
As embalagens de café são feitas com um tipo de plástico metalizado em várias camadas, o que impede a reutilização como uma nova embalagem. Portanto a saída para um descarte correto é usar as embalagens no processo de transformação em outro material como é o caso dos produtos da Embraeco.
Vale ressaltar que o fato do material ser reciclável não garante que vai ser reciclado. A grande maioria das cooperativas não recolhe este tipo de embalagem. A falta de informação sobre a possibilidade de reciclagem deste material faz com que a maioria das cooperativas e recicladoras deixem de lado. Com isso, a maior parte deste tipo de embalagens vai parar em aterros sanitários, quando não em lixões, causando diversos problemas ambientais e sociais. Quando jogadas nas ruas, podem entupir bueiros, contribuindo para cheias e enchentes, ou ainda, vão parar nos oceanos.
Lia reforça que o DNA do programa do Café Morro Grande busca essa conscientização junto aos consumidores, oferecendo caminhos para que possam evitar danos ao ambiente e, também, possibilitando um novo destino às embalagens. “Nós acreditamos na importância desta iniciativa, com convicção de que todos os envolvidos participam de uma corrente para preservar ecossistemas fundamentais às gerações futuras. “Lojinha é o termo carinhoso que usamos para determinar um espaço de consciência e atitude sustentável. Agir no presente para garantir o futuro. Convidamos a todos a participarem com a gente, somando esforços e brindando com um cafezinho”.
SERVIÇO
Lojinha de Troca de Embalagens do Café Morro Grande
Local: rua Boa Morte, 1466 (sala 4) – Centro
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 11h às 13h, e das 14h às 18h.
Catálogo de brindes a serem trocados por embalagens do Café Morro Grande: cafemorrogrande.com.br/brindes
Informações e agendamento: (19) 3432.7033 ou enviar mensagem para o Whatsapp (19) 9.9673-5959.
Engenho da Notícia Comunicação Integrada
(19) 9.8312.9000
(19) 3302.0100