Engenho da Notícia

Empresa de assessoria de imprensa, mídias digitais e relações públicas

Notícias

Café Morro Grande apoia evento e recebe estudantes da Esalq

Como forma de incentivar os pesquisadores nacionais, o Café Morro Grande realizou duas ações junto à estudantes da Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz/Universidade de São Paulo). Entre terça e quinta-feira (5 a 7 de dezembro) apoiou o I Sictal (Simpósio de Ciência e Tecnologia de Alimentos) e, no dia 22 de novembro, recebeu a visita do Gecafé (Grupo de Estudos em Cafeicultura).

Café Morro Grande é uma empresa nascida em Piracicaba e que já tem 92 anos de história. Um pouco mais velha é a Esalq, instituição que nasceu há 122 anos com o propósito de formar profissionais e pesquisadores, bem como desenvolver a agricultura, o conhecimento e o aperfeiçoamento das ciências agrárias.

“Como ex-aluna da Esalq, fico muito feliz em poder estreitar a relação do Café Morro Grande com a universidade. Acreditamos que é muito importante apoiar alunos tão empenhados em gerar conhecimento em prol da agricultura nacional e da produção de alimentos. A Esalq tem mantido estudos na área do café e, para nós, é um prazer poder contribuir compartilhando nosso know-how e apoiando os eventos”, destacou Lia Lima Gatti Höfling, diretora de marketing do Café Morro Grande.

O Gecafé é um grupo composto por graduandos dos cursos de engenharia agronômica e engenharia florestal da Esalq. O professor e orientador do grupo é José Laércio Favarin. Conforme explicou Eduardo Costa, um dos alunos que visitou a fábrica do Café Morro Grande e é responsável pelo Departamento de Extensão, integram os objetivos do grupo conhecer melhor a planta do café e a especialidade de produzir um café de alta qualidade, desde o plantio e práticas dentro da cultura até os processos, como beneficiamento e a torra do grão. “Os principais estudos que realizamos são as práticas agrícolas visando testar qual o melhor produto para sanar um problema, ou qual a melhor dose para aplicação de algum adubo e os manejos para um cafezal rentável, entre outras práticas agrícolas”.

Sobre a visita ao Café Morro GrandeCosta destacou que a proposta foi conhecer mais sobre a torra do café em larga escala, além de visitar uma indústria que produz o café que está presente no dia a dia dos mercados. “A visita ao Café Morro Grande nos proporcionou a experiência de conhecer uma torrefadora de café e os tipos de café que ela pode produzir, desde cafés tradicionais, até um café fino premiado. Além de aprender mais sobre a parte mercadológica e logística do produto acabado”, disse.

 

SICTAL: Trabalhos sobre café integraram a programação

O I Simpósio de Ciência e Tecnologia de Alimentos contou com diversas  apresentações de artigos e trabalhos sobre alimentos. Os relacionados ao café foram sobre sobre a torrefação de café por quimiométrica; o desenvolvimento de um torrador de grãos inteligente; um método de baixo custo para identificação de defeitos e impurezas; detecção de adulterantes em café torrado e moído; determinação de furfurais em cafés especiais; e a predição sensorial de cafés. Para saber mais sobre as pesquisas e seus autores, acesse a matéria completa no site cafemorrogrande.com.br.

O Sictal foi realizado por uma Comissão Organizadora, composta por discentes de graduação e pós-graduação da Esalq, presidida pela Profa Dra. Wanessa Melchert Mattos. O objetivo do evento foi promover a interação e o compartilhamento de conhecimentos entre discentes, professores, profissionais e pesquisadores da área de ciência e tecnologia de alimentos, buscando a atualização científica e a discussão de ideias inovadoras para o avanço da pesquisa.

“Este é o primeiro evento voltado para a área de Ciência e Tecnologia de Alimentos na Esalq e a programação já iniciou trazendo temas em destaque na área, com palestrantes renomados e exposição de trabalhos científicos de grande qualidade. Esperamos que este seja o primeiro de muitos outros e que contribua para a disseminação do conhecimento”, destacou Eloá S. Magalhães, mestranda no Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos e membro da comissão organizadora, responsável pelo Cerimonial.

Conforme ressaltou a diretora de marketing do Café Morro Grande, a empresa está sempre aberta às demandas da comunidade e disposta a contribuir nas áreas de educação, ensino e pesquisa, especialmente a Gloriosa Esalq!


Compartilhe:
WhatsApp Atendimento via WhatsApp