A secretária-executiva do CNDI (Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial), Verena Hitner Barros, falará sobre “A Nova Indústria Brasil: Oportunidades para a Região Metropolitana de Piracicaba”, em palestra gratuita promovida pelo Simespi (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de Material Elétrico, Eletrônico, Siderúrgicas e Fundições de Piracicaba, Saltinho e Rio das Pedras), que acontece no próximo dia 18, a partir das 18h, no auditório da entidade. A participação da palestrante será on-line, mas o evento será presencial e haverá interação com o público. A mediação será da jornalista Cris Sanches e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail adm@cursos.com.br. As vagas são limitadas.
“Em junho do ano passado, estivemos em audiência com o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin. Na ocasião, ele nos falou da necessidade de uma ‘neoindustrialização’ e do projeto que estava sendo preparado para impulsionar a indústria brasileira. As propostas foram apresentadas em janeiro e, agora, queremos conhece-la mais detalhadamente por meio de uma de suas autoras. Esta é uma oportunidade única para que empresários, gestores e lideranças tirem dúvidas sobre o projeto”, explica Erick Gomes, presidente do Simespi.
O projeto Nova Indústria Brasil (NIB) foi criado com o objetivo de impulsionar a indústria nacional até 2033, com foco em seis missões: cadeias agroindustriais sustentáveis e digitais (segurança alimentar, nutricional e energética); complexo econômico industrial da saúde resiliente (reduzir vulnerabilidades do SUS e ampliar acesso à saúde); infraestrutura, saneamento, moradia e mobilidade sustentáveis (transição energética, economia de baixo carbono e mobilidade urbana; transformação digital da indústria (aumento da produtividade e competitividade); bioeconomia e transição energética e segurança energética (sustentabilidade ambiental e geração de novas oportunidades; e tecnologias de interesse para a soberania e defesa nacionais (autonomia e segurança do país).
Entre as principais medidas estão o investimento de R$ 300 bilhões em crédito para projetos em pesquisa e inovação para incentivo à modernização e à competitividade da indústria; a desburocratização e simplificação de processos, com redução de custos e agilidade para os negócios; priorização de produtos nacionais inovadores e sustentáveis nas compras públicas; formação de mão de obra qualificada, com investimento em educação e treinamento profissional; e apoio à pesquisa e desenvolvimento, com criação de novas tecnologias e produtos.
A PALESTRANTE
Verena Hitner Barros é secretária-executiva do CNDI desde abril de 2023. Entre 2019 e 2023, atuou como líder de projeto do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE, Brasília) nas temáticas de inovação tecnológica, transformação digital, inteligência artificial e indústria 4.0, produzindo subsídios técnicos, monitoramento e avaliação de políticas públicas, sendo que no fim de 2022 foi relatora do Grupo Técnico de Ciência, Tecnologia e Inovação da Transição para o Governo Lula/Alckimin. É doutora em Desenvolvimento pelo Centro de Estudios del Desarrollo da Universidad Central de Venezuela, com título validado pela Universidade de Brasília (UnB), onde realizou estudos de pós-doutorado em sociologia do conhecimento. É mestre em Integração da América Latina pela Universidade de São Paulo e graduada em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo.
Legenda: Verena Hitner é secretária-executiva do CNDI
Crédito: Felipe L. Gonçalves
Assessoria de Imprensa Simespi
Equipe Engenho da Notícia
Cristiane Sanches (9.9183-1025 / comunica@simespi.com.br)
Marcelo Basso (9.9747-5586 / marcelo@engenhodanoticia.com.br)
Simespi – (19) 3417-8600
Cristiane Sanches
Assessoria de Imprensa
Equipe Engenho da Notícia