Editorial
Impossível escrever essa newsletter sem citar a tragédia do Rio Grande do Sul. Que triste, que absurdo! Eles precisam da nossa atenção. Acredito que vocês já tenham informações suficientes para ajudar. Pode ter certeza que na sua cidade estão fazendo coleta dos itens necessários. Caso precise de informações, responda a este e-mail que eu ajudo você, ok? Também não posso deixar de parabenizar todas as mães que leem esse boletim informativo pelo seu Dia das Mães celebrado ontem, segundo domingo de maio. E um beijo especial para a minha mama Marisa, leitora, amiga, parceira, mãe! Então… vamos começar as histórias?
Cidades violentas
Das 50 cidades mais violentas do mundo, no Brasil tem dez delas no ranking. Um número que nos mostra que não temos nada para comemorar. Muito pelo contrário. Esse foi o levantamento feito pela ONG mexicana Conselho Cidadão para a Segurança Pública e a Justiça Penal, com dados referentes ao ano de 2023. Sete das 10 cidades estão na região Nordeste e três no Norte do país.
São elas:
19ª – Feira de Santana
27ª – Manaus
31ª – Salvador
33ª – Recife
34ª – Macapá
37ª – Maceió
39ª – Fortaleza
41ª – Porto Velho
46ª – Teresina
47ª – Caruaru
Segundo a pesquisa, a cidade Colima, no México, foi a cidade mais violenta do mundo pelo segundo ano consecutivo.
A maior baguete do mundo
Acredite se quiser: na França são vendidas 320 baguetes por segundo. Por causa desta paixão nacional, o país conseguiu novamente a medalha de campeã na competição da maior baguete do mundo, até então com a Itália que liderava o ranking nos útlimos cinco anos. Neste mês, uma equipe de 12 padeiros franceses passaram horas amassando, moldando e assando o ‘baguetão’ para conquistar a vitória. Foram 14 horas de muito trabalho para bater o recorde de 132,62 metros de pão. A massa foi feita com os ingredientes farinha de trigo, água, fermento e sal e ela deveria ter pelo menos 5 cm de espessura em todo o comprimento. O recorde foi batido: a baguete feita em Suresnes mede 140,53m. Depois da confirmação, ela foi cortada para ser partilhada entre o público, bem como distribuída às pessoas que vivem nas ruas da cidade.
O não desejo pela maternidade
Ontem foi celebrado o Dia das Mães em diversos lugares do mundo. É uma data importante, que potencializa o valor das mulheres que deram à luz aos seus filhos entre outras inúmeras qualidades dessas guerreiras e também o comércio pela venda de presentes. Mais que merecido! Mas neste espaço (e aproveitando o calor da emoção da data – e, sim, falar do ser ‘mãe’ sempre nos traz uma avalanche de emoções) quero dizer aqui sobre um outro assunto também importante para ser falado: o desejo de não ser mãe. Eu sou uma dessas. Com 43 anos e casada há 16, não sou mãe por opção… e tá tudo bem! Mas até entender que tá tudo bem foi preciso passar por uma jornada cheia de desafios. Não ser mãe não significa que sou má pessoa, egoísta e solitária, como algumas pessoas interpretam. Convido você para ler a minha reflexão sobre o tema postado hoje em meu Instagram e deixe o seu comentário para abrirmos uma discussão saudável e respeitosa sobre isso.
Para ler a matéria acesse: https://www.instagram.com/reel/C66W2mCu4Zo/?igsh=MWszcGRsOTBjMmdqaw%3D%3D
Entrelinhas
Você sabia que as pizzas congeladas foram criadas em 1950? Pizzarias de bairro em Boston e na cidade de Nova York, nos Estados Unidos, começaram a vender tortas congeladas para os clientes levarem para casa. As primeiras marcas a aparecer nas lojas foram De Luca, Celentano Brothers e Pizza-Fro.
No dia 8 de maio de 1886, o farmacêutico estadunidense John Pemberton inventou o que hoje conhecemos como a Coca-Cola.
O hotel Fairmont Rio de Janeiro Copacabana será palco de um evento musical especial no dia 19 de maio. O renomado tenor Andrea Bocelli estará no Brasil para comemorar seus 30 anos de carreira e realizará uma apresentação exclusiva para os hóspedes do hotel.