Editorial
Se agosto é o mês do cachorro louco, por quê não fazer algumas loucuras de vez enquando também? Loucuras boas, sensatas e com estratégia não faz mal a ninguém. Ao ler e escrever pra você a primeira matéria desta news, logo abaixo, notei o quão importante é não deixarmos nossas ideias malucas de lado (malucas, leia-se: diferente, extravagante, distinta). Vale a pena sempre voltar nas anotações (ou ideias na cabeça) e pensar, refletir, avaliar se é a hora de concretiza-las, ou não. Não deixe a sua emoção em criar algo novo morrer. As vezes precisamos revisitar histórias passadas e fazer uma avaliação. Eu estou nessa fase com um novo projeto (que eu breve contarei a vocês;). Ótima semana (maluca ou não) pra você!
“É necessário se espantar, se indignar e se contagiar, só assim é possível mudar a realidade.” Nise da Silveira
Livraria de um livro só
Você, muito provavelmente, já entrou em uma livraria e viu pelo espaço diversas obras expostas para a venda, de diversos temas, categorias, autores, certo? Agora, imagine você entrar numa livraria e ter exposto somente um livro para a venda. Uma obra, um tema, um autor. Pois esse lugar existe em Tóquio, no Japão, a Morioka Shoten, localizado no bairro de Ginza. Criado pelo apaixonado por livros Yoshuyuki Morioka, o espaço pequeno tem a filosofia de “uma única sala com um único livro”. Funciona assim: a livraria vende apenas um título por vez, acompanhado de uma exposição imersiva inspirada no livro da vez, transformando o conceito do livro 2D em uma experiência 3D, permitindo você entrar na obra e na históra e assim, viver uma experiência inusitada. Dependendo de cada tema, obras de arte, fotografias ou outros itens relacionados transformam a loja em uma espécie de mini galeria. Não é demais essa ideia? Sem contar que o visitante também pode falar com o autor ou editor que está em residência durante a semana na livraria. Sobre o tema do livro que é exposto, pode ser qualquer coisa, desde um romance até um mangá, ou uma biografia. Toda terça-feira, um novo livro. Já quero conhecer esse lugar.
Os melhores lugares do mundo de 2024
Você gosta de viajar? A revista Time pediu ajuda para a sua rede internacional de correspondentes e colaboradores para indicar lugares como hotéis, cruzeiros, restaurantes, atrações, museus, parques e muito mais, para oferecer e indicar novas e emocionantes experiências aos seus leitores. O resultado são 100 destinos extraordinários para visitar e ficar ainda este ano (ou quando você puder, claro!), tendo como título os melhores lugares do mundo para visitar. Eu já dei uma olhada na lista e confesso que alguns lugares tocaram o meu coração (não boba nem nada rsrs). Clique aqui para conhecer os lugares escolhidos e despertar aquela vontade de viajar.
Para inspirar o Storytelling da sua história! A autenticidade está diretamente relacionada a clareza sobre qual história o seu negócio quer contar.
Talvez você precise terminar o dia vendo isso
Preciso te contar uma coisa: estou mais ativa no meu canal do YouTube e estou muito feliz por isso. Estar presente no YouTube é um projeto que está no papel faz tempo, mas ele é o que mais fica pra depois quando o assunto é aplicar. Você me entende, né? São tantas coisas pra fazer que o que dá mais trabalho sempre fica pra depois. Fácil é desistir de tudo e não fazer nada. Difícil é dar sequência, ser ativo e persistente e consistente. Hoje trago boas-novas ao dizer que o canal está ganhando uma nova história e por isso eu compartilho com você o primeiro vídeo da Série Aulas. Nesta aula 1, eu explico o que é storytelling e para que serve essa técnica de comunicação tão importante quando usada com estratégia ao criar uma narrativa, uma história. O storytelling pode ser usado por qualquer pessoal, seja você um profissional, aluno, artista, seja quem for. Afinal, as histórias nos aproximam das pessoas. Para assistir, clique na foto acima e boa aula:)
Quem é a professora?
Sabrina Scarpare é jornalista, escritora e contadora de histórias, com MBA em Gestão de Mídias Digitais e 20 anos de experiência em comunicação. Ao longo da sua trajetória atuou no mundo offline e online passando por rádio, televisão, assessoria de imprensa, revista impressa e jornal impresso, o qual foi colunista social por 10 anos. Como criadora de infoprodutos, desenvolveu consultorias, curso online, palestra, e-book, newsletter, entre outros projetos, tendo a técnica do storytelling como premissa para as linhas editoriais dessas soluções. Em breve, Sabrina lançará o seu novo podcast de contação de histórias.
Errata
Erramos! Ao contrário do que foi escrito na News da semana passada, a ginasta brasileira Rebeca Andrade ganhou o título de maior medalhista olímpica do Brasil por ter o total de 6 medalhas e não 4 como dito. Como isso são 4 medalhas conquistadas em Paris neste ano, e 2 em Tóquio, em 2021. Desculpem a falha.
Eu sou Sabrina Scarpare, jornalista, especialista em narrativas e criadora da plataforma de educação, comunicação e storytelling da minha marca.
Ao longo da minha trajetória atuei no mundo offline e online passando por rádio, televisão, assessoria de imprensa, revista impressa e jornal impresso, o qual fui colunista social por 10 anos. Como criadora de infoprodutos, desenvolvi para a minha marca: consultoria, curso online, palestra, ebook, newsletter, entre outros projetos, tendo a técnica do storytelling como premissa para as linhas editoriais dessas soluções. Tenho MBA em Gestão de Mídias Digitais e 20 anos de experiência em comunicação.
Conheça meu site: www.sabrinascarpare.com.br