A news de hoje carrega um sentimento especial: a comemoração de um ano da Newsletter da Sabrina Scarpare, esta enviada toda segunda-feira à noite na sua caixa de e-mails, escrita por mim. Começou tímida, sem muita pretensão, mas sempre com uma conversa direta, leve e sincera. A taxa de abertura dos e-mails é na média de 40%, considerada muito boa no quesito ‘abrir o e-mail e ler’. E a cada mês, novos inscritos. Agradeço muito cada um de vocês que estão aqui consumindo as matérias e informações, e sejam bem-vindos os novos leitores que chegam toda semana. Seguimos juntos:)
Boa leitura!
“Se você acha que a educação é cara, tenha a coragem de experimentar a ignorância.” Derek Bok
Curiosidades e datas sobre alguns alimentos
A história da alimentação é antiga. Teorias dizem que o homem começou a se alimentar de frutos, raízes e folhas após observar o comportamento de outros animais. Anos se passaram e a prática da caça e pesca fez o homem consumir carne crua e moluscos in natura. Depois, o homem aprendeu, não se sabe como, a assar e cozinhar. São séculos de inovação alimentar e o nosso estômago agradece. Mas você sabia que muitos dos alimentos que consumimos hoje não são novidade no mercado alimentício e estão há anos nas prateleiras dos supermercados? O site Taste of Home publicou recentemente uma lista desses produtos e suas respectivas datas de lançamento. Achei interessante e selecionei alguns deles para compartilhar com você. Veja só: (fonte: tasteofhome)
Nutella – criado em 1946
As rações de guerra nos anos 40 significavam que o cacau era escasso, então o padeiro e confeiteiro Pietro Ferrero foi criativo. Avelãs eram cultivadas abundantemente onde ele vivia na região de Piemonte, na Itália, então Ferrero misturou cacau com pasta de avelã. A pasta deliciosa começou como um pão fatiado chamado Giandujot, e foi renomeado Nutella em 1964.
Pizza congelada – criada em 1950
Pizzarias de bairro em Boston e Nova York, nos Estados Unidos, começaram a vender tortas e pizzas congeladas para os clientes levarem para casa. As primeiras marcas a aparecer nas lojas foram De Luca, Celentano Brothers e Pizza-Fro.
Big Mac – criado em 1968
O sanduíche fez sua estreia em 1968, inventado por um franqueado da Pensilvânia para alimentar apetites maiores do que um único cheeseburger poderia satisfazer. Ele ostenta dois hambúrgueres, pães e molho especial.
Macarrão de Copo – criado em 1973
O empreendedor japonês Momofuku Ando criou o macarrão instantâneo em 1958, fritando-o rapidamente para torná-lo estável na prateleira e fácil de reidratar com água fervente. Quinze anos depois, ele criou o Cup Noodles: o mesmo macarrão instantâneo com vegetais desidratados em um copo conveniente. Estudantes universitários famintos e sem dinheiro serão eternamente gratos.
Você ouve rádio?
Se você acha que o rádio está em baixa, saiba que a história não é bem assim. Nos Estados Unidos, por exemplo, o rádio é um dos meios mais poderosos, com um alcance semanal de cerca de 82% entre adultos. Lá existem mais de 15.445 estações de rádio, todas competindo por uma fatia desse mercado massivo. O rádio online também está desempenhando um papel cada vez maior no mercado, com uma estimativa de 974 minutos gastos ouvindo rádio online mensalmente em 2021. No Brasil, segundo a ABERT (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão), 80% da população brasileira ouve rádio, seja no dial ou em plataformas digitais, o que representa uma média de 4 horas por dia. Os brasileiros ouvem rádio em vários locais, como em casa (65%), em veículos particulares (27%), no trabalho presencial (12%), no transporte público (5%), na rua (4%), em veículos compartilhados (4%) e em outros contextos (4%).
Em tempo: Ainda estou para contar a vocês sobre o meu novo podcast, que está passando por testes, acertos e formatos. Essa notícia do rádio, de estar em alta, me animou ainda mais a levar adiante essa ideia. Vou dar um #spoiler sobre ele: não será um programa de entrevistas (isso já tem bastante);) Logo conto mais.
A fantástica superlua
Você observou a Lua no céu na semana passada? Ela estava simplesmente maravilhosa, enorme e brilhante. O fenômeno “superlua” acontece quando a Lua cheia coincide com o momento em que está no ponto mais próximo da Terra em sua órbita, o chamado perigeu. Por essa aproximação, ela pode parecer um pouco mais brilhante e maior no céu noturno. Segundo o site da Nasa, o termo foi criado pelo astrólogo Richard Nolle em 1979 para se referir a uma Lua nova ou cheia que ocorre quando está a 90% ou menos de sua aproximação máxima da Terra. Se você não viu, eu tenho uma boa notícia. As Luas cheias dos meses de setembro, outubro e novembro também serão superluas.
Até semana que vem!
Eu sou Sabrina Scarpare, jornalista, contadora de histórias e especialista em narrativas. Ao longo da minha trajetória atuei no mundo offline e online passando por rádio, televisão, assessoria de imprensa, revista impressa e jornal impresso, o qual fui colunista social por 10 anos. Como criadora de infoprodutos, desenvolvi para a minha marca: consultorias, curso online, palestras, e-book, newsletter, entre outros projetos, tendo a técnica do storytelling como premissa para as linhas editoriais dessas soluções. Tenho MBA em Gestão de Mídias Digitais e 20 anos de experiência em comunicação.
Conheça meu site: www.sabrinascarpare.com.br