“Pouca sinceridade é uma coisa perigosa, e muita sinceridade é absolutamente fatal.” Oscar Wilde |
Editorial
Carta de despedida a 2024!
Queridos leitores, chegamos a última edição do ano e eu não poderia deixar de agradecê-los por chegarmos aqui, juntos. Toda segunda-feira, vocês fazem uma pausa à noite (ou na terça de manhã) para se envolverem com conteúdos que vão além do óbvio. Em 2024, foram escritas 46 newsletters exclusivas para você, sendo um verdadeiro exercício de escrita e curadoria para a marca Sabrina Scarpare. E cada novo leitor que por aqui chega, traz uma nova energia para a nossa comunidade de pessoas interessadas e interessantes. Em tempo: para nossos novos leitores: sejam muito bem-vindos à nossa comunidade! E para nossos leitores de longa data: obrigada por continuarem crescendo conosco. Desejamos a todos um feliz 2025, com muita saúde e disposição para enfrentar um novo ano pela frente. Chega mais pra #news59.
Medos que te paralisam
E isso precisa mudar em 2025
Me responde uma coisa: quais foram os medos que te paralisaram e não te deixaram evoluir com a comunicação do seu negócio no universo digital em 2024?
→ Não saber por onde começar
→ Não acreditar em suas histórias
→ Não ter autonomia digital
→ Não gerar negócios na Internet
→ Não ter conhecimento das plataformas
→ Não produzir conteúdo valioso sobre o que sabe
→ Ter preconceitos com a inteligência artificial
→ Medo de errar e parecer ridículo
Se você se identificou com um deles, ou até mais, você precisa rever (e rápido) a forma como está pensando sobre encarar o desafio de se comunicar nas plataformas sociais.
Mais do que um lugar para ver e ser visto, essas plataformas (Instagram, YouTube, Pinterest, Linkedin, entre outras), quando bem estruturadas e planejadas, pode sim contar muitas histórias sobre o seu negócio, cativar a audiência, gerar conexão, conversa, relacionamento e venda.
O caminho é árduo, não podemos negar! Mas, tudo é questão de encarar desafios, os medos e seguir em frente, dia a dia: constância e paciência!
Anote seus medos e reflita sobre eles e pense: “Por que eu tenho medo disso? Como posso fazer para dar o primeiro passo, mesmo errando e tendo que fazer tudo de novo?”. E isso vai acontecer: esteja pronto para o erro!
Se você precisar de uma mãozinha, dia 14 de janeiro darei uma imersão online e gratuita, das 19h às 21h, pelo Zoom, sobre IA + Storytelling. Vou fritar a sua cabeça e fazer você pensar diferente, fora da caixa. Mas olha, será ao vivo e sem replay (quem avisa, amigo é). Quem assistiu, assistiu. Quem não assistiu, nos vemos por aí. Inscreva-se para garantir a sua vaga.
https://materiais.sabrinascarpare.com.br/imersao-ia-storytelling
Sobre a escrita
Para escrever melhor é preciso… escrever
Estava conversando com uma amiga dia desses e ela me questionou sobre a escrita e como eu me organizo para escrever e publicar meus textos e claro, o uso da inteligência artificial para ajudar no processo.
– Sabrina, como é a sua rotina de escrita? Vejo que posta sempre no seu Instagram e também estou gostando de receber as suas Newsletters em meu e-mail. Eu também quero escrever para os meus clientes, ter mais contato com eles, mas não sei como e por onde começar.
A nossa conversa foi longe.
Eu disse a ela que não existe uma fórmula mágica para escrever mais ou melhor. É praticar e praticar e praticar….
Mas na intenção de ajudá-la em seu processo de escrita, eu compartilhei com ela uma frase que a fez parar e pensar por alguns segundos e também vou compartilhá-la aqui com você:
“Escreva… pior. Depois, poderá retocar o texto, corrigir as passagens vergonhosas e conseguir, talvez, uma obra decente. O pressuposto deste método é simples: mais importante do que escrever é rever, pelo que até à data da entrega do manuscrito é possível introduzir melhorias.”
Essa frase é escritor americano Ray Bradbury, autor de Fahrenheit 451, entre outros romances, e de centenas de contos.
Anotou?
Esperar a inspiração não é uma opção
Nem sempre estamos inspirados e você há de concordar comigo! Não acordamos num dia lindo e ensolarado e pensamos: “Nossa, hoje acordei muito inspirada para escrever a obra prima da minha vida.”
Não é bemmmm assim.
Claro que a inspiração pode vir à tona num belo dia ensolarado ou chuvoso – e isso é ótimo e pode sim acontecer -, mas você tem que desenvolver outras abordagens durante o restante do tempo que não tem a inspiração.
Por isso, esperar não é a melhor opção. Se você ficar esperando, não vai sair do lugar e aí a culpa é da desinspiração (a gente sempre acha um culpado para as nossas culpas).
O seu silêncio conta uma história!
O método citado acima pelo escritor é simples de entender. O seu texto não vai ser bom nas primeiras tentativas, e nem na segunda, na terceira….
Portanto, escreva, do jeito que for, e depois vá lapidando diversas vezes o texto. Não tenha preguiça!
Não tenha medo de gastar a tinta da sua caneta, de gastar suas ideias. Escreva e escreva para depois rever, revisar.
Um bom escritor faz isso.
Caso decida não escrever mais nada, o seu silêncio também contará uma história e você já sabe o final dela, não é mesmo?
Cores do ano
Fim de ano aqui em casa foi de arrumação e pintura. E por aí? As cores dos interiores domésticos estão ficando cada vez mais arrojadas e escolher a cor de um cômodo da casa é uma tarefa importante, pois a maioria de nós irá conviver com ela por anos (talvez décadas). Bom, se você está pensando em colorir alguma parede por aí, veja só a lista das nove cores tendências para 2025. Use e abuse da sua imaginação.
- Mocha Mousse
- Abacate e verde-oliva
- Vinho e carmesim
- Ameixa e tons de uva
- Verde-musgo escuro
- Marrom intenso
- Rosa empoeirado e terracota
- Amarelos quentes e dourados
- Azul ultramarino
Sou Sabrina Scarpare, jornalista com MBA em Gestão de Mídias Sociais e Digitais. Falo sobre comunicação, storytelling, criação de conteúdo, marketing de conteúdo, IA e amo contar histórias. Trabalhei na imprensa durante 15 anos (rádio, televisão, assessoria de imprensa, revista impressa, jornal impresso) e há quase 6 anos migrei para o digital para fazer parte da revolução da IA na comunicação & storytelling. Tenho mais de 400 clientes no Brasil e em outros países e sigo revolucionando a contação de histórias com IA. Conheça meu site clicando aqui.