Engenho da Notícia

Empresa de assessoria de imprensa, mídias digitais e relações públicas

Notícias

Newsletter – 15/04/2025

Editorial

Nesse mundão de meu Deus em que vivemos, saturado de informações de tudo que é tipo, uma coisa permanece constante: o poder de uma boa história. Mas o que muda quando combinamos a arte milenar do storytelling com as capacidades revolucionárias da inteligência artificial? Essa fusão não apenas transforma como criamos conteúdo, mas redefine completamente o que é possível alcançar com nossas narrativas. Nesta edição, vamos explorar como você pode usar a IA para elevar suas histórias a um novo nível, sem perder a sua autenticidade e o DNA do seu negócio.

“Você não pode temer a tecnologia e sim usá-la como uma extensão da sua criatividade.” Sabrina Scarpare

 

Crie conteúdo com a ajuda da IA, sem perder a autenticidade da sua história

Explore diferentes ângulos e estruturas narrativas para o seu negócio

Mesmo com todos os avanços tecnológicos, o storytelling – ou a arte de contar histórias – permanece como a ferramenta mais poderosa para conectar, persuadir e inspirar pessoas. Nosso cérebro é programado para processar informações através de histórias; elas ativam mais áreas cerebrais e liberam neurotransmissores que criam empatia e confiança. É por isso que lembramos mais facilmente de informações quando apresentadas em formato narrativo.

Quando você combina essa força ancestral (a de contar histórias), com a potência da IA (inteligência artificial), você pode gerar comandos para manter o poder emocional das histórias enquanto ganha eficiência, escala e novas possibilidades criativas.

Diálogos bem construídos são poderosos porque simulam a forma mais natural de comunicação humana. Já notou como os melhores vendedores do mundo não parecem estar vendendo? Eles estão apenas conversando, fazendo as perguntas certas, contando histórias relevantes, criando aquela sensação de “esse cara me entende”, “uau, ela está falando pra mim”. O mesmo princípio se aplica ao contar histórias no mundo digital.

Se eu perguntasse agora a você: “Qual é a verdadeira história por trás do seu negócio?”. Talvez você nunca tenha parado para articular essa narrativa fundamental de forma estratégica, perdendo, de repente, uma oportunidade poderosa de conexão.

 

Conte histórias!

Quando você usa a IA na criação da sua história de origem, você pode explorar diferentes ângulos e estruturas narrativas, descobrindo qual delas ressoa mais profundamente com o seu público ideal. Sim, é possível testar diferentes versões da sua história para identificar qual gera mais engajamento e conversão.

Eu tenho ajudado muitos empreendedores a descobrir e articular suas histórias de origem usando IA como ferramenta de exploração criativa. Você não pode temer a tecnologia e sim usá-la como uma extensão da sua criatividade para descobrir a narrativa que melhor representa a alma do seu negócio.

E acredite: usar a IA para criar conteúdo é um divisor de águas na sua comunicação. É tipo assim: antes e depois da IA, entende?

Mas chega de conversa e vamos para a prática. Agora é sua vez de experimentar o poder do storytelling potencializado pela IA e eu vou te ajudar a estruturar;)

👉 Etapa um: abra sua ferramenta de IA preferida
👉 Etapa dois: cole o prompt abaixo
👉 Etapa três: personalize os colchetes com informações sobre seu negócio ou nicho

#Use esse prompt

“Preciso contar uma história nas redes sociais que reflita [descreva aqui a história que quer refletir com o seu público] e forneça insights exclusivos sobre os desenvolvimentos recentes em meu setor. Primeiro, forneça-me uma lista das últimas notícias relevantes para [especifique seu setor]. Depois de escolher uma, ajude-me a analisar como essa notícia afeta meu público-alvo, que é principalmente [descreva seu público-alvo]. Em seguida, oriente-me no desenvolvimento de uma opinião forte ou perspectiva única sobre a notícia escolhida. Ajude-me a articular esse ponto de vista de uma forma que ressalte minha autoridade e experiência, tornando o conteúdo atraente e instigante. O objetivo é me posicionar como a minha narrativa em meu nicho, informando e envolvendo meu público com uma voz [descreva seu tom de voz].”

#fim do prompt

À medida em que o marketing digital evolui para experiências mais interativas, o criador que dominar a arte do diálogo autêntico + inteligência artificial terá uma vantagem competitiva significativa.

☺Boa sorte e depois me conta como ficou a sua história, combinado?

 Sou Sabrina Scarpare, jornalista, especialista em narrativas com IA e criadora desta newsletter. A leitura é dedicada a pessoas que buscam entender melhor e dominar a arte do storytelling potencializado com a criação de conteúdo com IA. Semanalmente, compartilho insights, técnicas e ferramentas práticas para ajudar você a criar conteúdo mais envolvente, autêntico e eficaz para o seu negócio.

Saiba mais aqui.

 

 

 

 

 


Compartilhe:
WhatsApp Atendimento via WhatsApp