Editorial:
Olá, contador de histórias do futuro 👋
Como você mantém a autenticidade da sua marca? Aquela voz única, que só a sua marca tem e que o seu público a identifica de longe? Manter a voz da marca é um investimento contínuo que contribui significativamente para o sucesso e a construção de uma marca forte e reconhecida. Nesta edição, vamos explorar como você pode manter sua autenticidade e voz única em um mundo onde a tecnologia de criação está ao alcance de todos. Chega mais pra #News76.
“A autenticidade é a bússola que guia a criatividade.” Brené Brown
Como manter a voz da sua marca autêntica
Mesmo quando todos usam as mesmas ferramentas pra criar conteúdo
Com a tecnologia de IA amplamente disponível, a verdadeira diferenciação está na autenticidade da sua voz de marca. Mas o que é a voz da marca? De forma clara e direta, ela é a maneira como a sua marca “soa” para o seu público, refletindo seus valores e personalidade. Ou seja, é a expressão de toda a sua comunicação, a maneira de como o seu negócio se comunica com todo mundo.
Quando você cria conteúdo para a sua marca (ou para a marca do seu cliente), você precisa saber o tom dessa conversa: é amigável, profissional, educador, divertida, inspiradora? Como será a linguagem usada, qual o estilo de escrita que será usado? Todos esses detalhes nem tão pequenos fazem uma baita diferença na hora de transmitir o contexto, seja para um conteúdo nas redes sociais, artigo de blog, e-mail, textos para o site, etc.
Aqui vão dois exemplos de voz de marca de duas empresas brasileiras:
– Natura: Inspiradora e preocupada com o bem-estar, usando uma linguagem que evoca a natureza e a conexão humana. O tom é geralmente gentil, acolhedor e engajado com questões sociais e ambientais. Um tipo de mensagem e tom que ela costuma usar é: “Acreditamos na beleza que gera beleza. Uma beleza que nutre, transforma e conecta você com a natureza e com o mundo.”
– Magazine Luiza (Magalu): Entusiasmada e acessível, com uma linguagem direta e um toque de informalidade, focada em soluções práticas. Eles frequentemente usam uma linguagem direta, com gírias e uma abordagem que busca proximidade com o consumidor, especialmente o público mais jovem e conectado. O tom é geralmente animado, divertido e focado em soluções práticas e ofertas. “Chegou a hora de realizar seus sonhos! No Magalu, tem tudo o que você precisa com precinho que cabe no seu bolso. Vem conferir as ofertas.”
Se você tem uma marca/negócio/produto/serviço/projeto, antes mesmo de comunicar algo, você precisa entender qual será o tom usado na mensagem. Portanto, antes de usar qualquer ferramenta, tenha clareza sobre os valores, missão e a personalidade da sua marca, pois essas informações vão servir como base para toda comunicação.
Dica de ouro: Escreva em um documento essas informações (missão, valor e personalidade) e salve no seu computador para sempre acessar quando for preciso. Lembre-se que a autenticidade vem de compartilhar o que é verdadeiramente seu. Aproveite para experimentar diferentes abordagens e refine continuamente.
Aqui vai um prompt para refinar a voz da sua marca:
#Use esse prompt
“Com base nos valores da minha marca [insira valores], na missão [insira a missão] e na sua personalidade [insira a personalidade], sugira três maneiras de usar IA para criar conteúdo que mantenha minha autenticidade e ressoe com meu público, que é [descreva o público-alvo].”
#Fim do prompt
Segundo uma pesquisa da Opinion Box de 2023, empresa brasileira especializada em pesquisa de mercado online e Customer Experience (CX), 75% dos consumidores brasileiros preferem marcas que demonstram autenticidade em suas comunicações.
A autenticidade é mais do que uma tendência; é uma necessidade em um mercado saturado. Quando sua marca comunica de forma genuína, ela constrói confiança e lealdade. Isso significa que cada peça de conteúdo deve refletir não apenas o que você faz, mas quem você é.
Portanto:
– Mantenha um tom e estilo de comunicação consistentes em todas as plataformas.
– Ouça seu público e ajuste sua estratégia conforme necessário.
– Se achar interessante e for esse o foco da sua marca, integre histórias e experiências pessoais que ressoem com seu público. É uma forma de aproximá-los do seu conteúdo.
– Diferenciar-se da concorrência significa ser fiel a quem você é e ao que sua marca representa. Quando todos têm acesso às mesmas ferramentas, a sua autenticidade é o que realmente fará você se destacar.
– Ser autêntico envolve expressar seus pensamentos, sentimentos e valores de forma honesta e transparente, sem tentar ser quem você não é para agradar ou se encaixar em expectativas externas.
Até semana que vem:)
Sou Sabrina Scarpare, jornalista, especialista em narrativas com IA e criadora desta newsletter. A leitura é dedicada a pessoas que buscam entender melhor e dominar a arte do storytelling potencializado com a criação de conteúdo com IA. Semanalmente, compartilho insights, técnicas e ferramentas práticas para ajudar você a criar conteúdo mais envolvente, autêntico e eficaz para o seu negócio.