Engenho da Notícia

Empresa de assessoria de imprensa, mídias digitais e relações públicas

Notícias

Jornalistas participam de encontro nacional de promovido pelo Sicredi

(15-10-2018) Para apresentar um pouco da sua história e o importante trabalho realizado pela instituição financeira cooperativa, o Sicredi promoveu um Encontro Nacional de Jornalistas e Profissionais da Imprensa. O evento ocorreu em Porto Alegre, cidade onde está localizada o Centro Administrativo do Sicredi.

O encontro, que reuniu mais de 60 jornalistas, também foi estendido aos municípios da região serrana do Rio Grande do Sul, entre os dias 9 e 11 de outubro, com um jantar de boas-vindas no Hotel Deville, palestras no dia 10 e uma visita nas cidades turísticas de Gramado, Canela e Nova Petrópolis, localidade onde surgiu o Sicredi há 115 anos. 
Da região Centro Leste Paulista, que é atendida pela Sicredi União PR/SP, estiveram presentes Astir Vallin Vicente, diretora da Tribuna Piracicabana; Daíza de Carvalho Lacerda, jornalista d Gazeta de Limeira; e Marina Beato Zanaki, repórter d’O Liberal de Americana. Além de Marcelo Basso, representando o Engenho da Notícia, que responde pela assessoria de imprensa desta regional. 
Todos participaram do encontro assistindo aos debates e palestras do presidente-executivo do Banco Cooperativo Sicredi, João Tavares; do chefe do Departamento de Supervisão de Cooperativas e Instituições Não Bancárias (Desuc) do Banco Central, Harold Espínola; e do diretor da América Latina do Copenhagen Institute for Futures Studies e fundador do Future Lounge, Peter Kronstrøm. 
João Tavares falou sobre a história, o presente e o futuro do Sicredi, apresentando números atuais, tanto do Sistema Sicredi como do cooperativismo mundial, tendências e cenários e a transformação digital pela qual a instituição está passando.
 
Em sua apresentação, Espínola abordou o tema Cooperativismo de crédito – panorama e reflexões, falando sobre eficiência, racionalização de custos, estruturas, segurança, melhoria da imagem e fortalecimento da cultura do cooperativismo de crédito no Brasil. 
Kronstrøm, futurista dinamarquês, em sua palestra, revelou ser um otimista ao falar sobre o que há por vir no continente latino americano. Ele acredita que há muita capacidade de inovação em países como o Brasil, mas falta autoestima à população para permitir um salto que equipare o desenvolvimento da sociedade ao que se encontra em nações mais desenvolvidas, como a região escandinava onde ele nasceu. 
Tour
No dia 11, o grupo participou de uma visita à Sicredi Pioneira, em Nova Petrópolis/RS – Capital Nacional do Cooperativismo de Crédito (pela Lei Federal 12.205/2010). Além de conhecer a cooperativa, os visitantes fizeram um roteiro histórico-cultural, reconstituindo os passos do Padre Theodor Amstad, que, em 1902, começou a disseminar a cultura do cooperativismo de crédito na região. 
O objetivo da ação é divulgar o trabalho desenvolvido pelo Sicredi, aumentando a conscientização sobre sua importância econômica e social.
Assessoria de Imprensa da Sicredi União PR/SP – Centro Leste Paulista

Compartilhe:
WhatsApp Atendimento via WhatsApp