Engenho da Notícia

Empresa de assessoria de imprensa, mídias digitais e relações públicas

Notícias

Livro do prefeito de Piracicaba cita exemplo de sustentabilidade do Café Morro Grande

(24-10-2018) Escrito e organizado pelo prefeito de Piracicaba, Barjas Negri (PSDB), e o jornalista Miromar Aparecido Rosa, que ocupa o cargo de Chefe de Gabinete na atual administração, o livro Desenvolvimento e Sustentabilidade — Alguns Bons Exemplos de Piracicaba cita a reciclagem de embalagens do Café Morro Grande, empresa tradicional da cidade, com 88 anos. 

Um exemplar do livro, que possui outros importantes exemplos de Piracicaba, foi entregue na sede do Café Morro Grande pelo prefeito Barjas Negri, que enalteceu o programa implantado há quase 30 anos para ajudar o meio ambiente. O administrador público conheceu a empresa e como funciona, na prática, a troca de embalagens vazias por utensílios domésticos. 
“É uma honra ver nossa iniciativa reconhecida no livro que trata justamente de sustentabilidade. Desde a existência do programa é incontável o número de embalagens recolhidas que poderiam ir para o lixo, prejudicando a natureza”, diz Lia Lima Gatti Hofling, diretora de Marketing do Café Morro Grande, ao celebrar a obra. “A divulgação é muito importante, pois ajuda a conscientizar e incentivar empresas de todos os segmentos”, completa.
 
O lançamento do livro, em agosto deste ano, coincidiu com a reunião sobre Logística Reversa de Embalagens em Geral ocorrida no Café Morro Grande entre representantes do setor. O encontro foi organizado pela diretoria do Sindicato da Indústria de Café do Estado de São Paulo (Sindicafesp), em conjunto com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), para apresentação do programa desenvolvido por esta entidade e a Secretaria do Meio Ambiente (SMA).
Com o programa de trocas, carinhosamente chamado de “Lojinha de trocas” do Café Morro Grande, instalada no centro de Piracicaba, a empresa reforça a valorização da fidelidade de seus clientes e a preocupação em amenizar os impactos ambientais. Potes plásticos, baldes, bacias, pratos, copos, canecas, talheres e xícaras estão entre os itens que são trocados pelas embalagens. Os clientes que evitam o descarte inapropriado desempenham a importante função de recicladores, uma vez que reservam o material, evitando seu descarte em aterros sanitários.
As embalagens arrecadadas são encaminhadas para a empresa Ecoway Sistema de Reciclagem, sediada em Itupeva (SP). Desde 2009, o procedimento transforma os resíduos, em produtos como forros, divisórias, placas e tapumes revestidos em poliéster. A escolha da empresa não foi por acaso. 
A Ecoway apresenta um sistema eficiente e desenvolvido especificamente para a reciclagem de resíduos industriais de embalagens laminadas com polietileno – material usado na confecção das embalagens de café e que apresenta difícil reuso. 
SOBRE O LIVRO
De acordo com o texto oficial, o livro Desenvolvimento e Sustentabilidade — Alguns Bons Exemplos de Piracicaba retrata os avanços locais nos últimos 15 anos, frutos de ações articuladas entre o setor público, a iniciativa privada e entidades sociais, culturais, esportivas e ambientais da cidade.  Nesta primeira edição foram impressos 500 exemplares, com editoração de Carlos Eduardo Luccas Castro. 
A obra tem relação com o livro Piracicaba, Novos Tempos, Novos Caminhos, publicado em 2016 pelo prefeito Negri em três volumes. O livro, de 340 páginas divididas em 18 capítulos, interliga diversas ações e projetos dos setores público e privado que ajudaram a promover o desenvolvimento de Piracicaba de forma sustentável. A editoração é de Carlos Eduardo Luccas Castro.
Secretários municipais como Rosângela Camolese, Pedro Antonio de Mello e Jorge Akira também participam dos 305 textos que compõem a obra. Há, ainda, fotografias. Entre os temas abordados estão planejamento urbano, gestão pública, participação popular, patrimônio histórico, saneamento, recursos hídricos, resíduos, mobilidade urbana, energia, saúde, educação e esportes.
Segundo Negri, o intuito do livro é mostrar que Piracicaba tem ações de sustentabilidade pensando nas futuras gerações. “O município tem histórias que precisam ser contadas. A cidade tem um plano diretor, plano de Cidade Limpa, tem evolução dos distritos industriais, parques automotivos e tecnológicos foram desenvolvidos. Muitas vezes, os próprios piracicabanos não sabem das premiações que o município tem”, comentou o prefeito, que é economista e está em seu terceiro mandato na cidade.
A ideia de confeccionar o livro surgiu após os dois autores lerem Cidades e Soluções, do jornalista André Trigueiro. “Descobrimos que muito do que Piracicaba faz está fundamentado no desenvolvimento e sustentabilidade, como o descarte correto de lâmpadas fluorescentes, implantação de corredores de ônibus, para dar fluidez ao trânsito, equacionamento da questão do tratamento de esgoto. Nos últimos 12 anos, foram plantadas mais de 1 milhão de árvores e ferros velhos viraram grandes recicladores. São muitos avanços. Piracicaba está repleta de bons exemplos”, explicou Miromar Rosa, também autor do livro. 
Outras informações:
Engenho da Notícia
Assessoria de Imprensa – Café Morro Grande
divulgacao@engenhodanoticia.com.br
instagram.com/engenhodanoticia
www.engenhodanoticia.com.br
fb.com/engenho.danoticia
(19) 3302-0100
Piracicaba/SP

Compartilhe:
WhatsApp Atendimento via WhatsApp