Engenho da Notícia

Empresa de assessoria de imprensa, mídias digitais e relações públicas

Notícias

Sapeka Lingerie dribla crise internacional e aumenta exportações

Em meio a turbulências na economia internacional, a Sapeka Lingerie comemora bons indicadores no setor de exportações. De janeiro a junho de 2012, a empresa teve aumento de 30% nas vendas internacionais em comparação ao mesmo período de 2011. Atualmente, a produção é de 60 mil peças/mês, sendo que 5% são voltados para o mercado externo.
 
De acordo com Felipe Bortolotti, responsável pela área de exportações da Sapeka, o resultado deve-se, principalmente, às características das peças íntimas do vestuário feminino brasileiro. “Os modelos de lingerie encontrados pelo mundo nem sempre agradam as mulheres. A mulher brasileira é conhecida por ter o corpo mais bonito, daí a procura de outros países pelo produto nacional”, comenta Felipe.
 
A alta do dólar é outro fator a ser levado em consideração. “Com a desvalorização da moeda interna, a compra de mercadorias brasileiras é um atrativo para outros mercados. Vale lembrar que em alguns países a qualidade das lingeries não é tão boa quanto as nossas. Ponto pra gente!”.
 
Outra vantagem encontrada pela empresa é a facilidade de comercialização nos países pertencentes ao Mercosul. “Existe um acordo entre os países integrantes do Mercosul que possibilita à Sapeka o fornecimento do Certificado de Origem, beneficiando e isentando o importador no que se refere aos impostos de importação. É o caso do Chile, que é um grande parceiro”, conta. “Isso ajuda e muito na hora da negociação”, completa.
 
Entre os principais mercados explorados, destacam-se dois países da África (Angola e Moçambique), os Estados Unidos e a Europa – embora a economia esteja em baixa –, com ênfase em Portugal, Suíça e França. “No hemisfério Norte é verão nesta época do ano, hora de colocar uma lingerie mais sensual, exibir o corpo. E isso tem tudo a ver com os modelos produzidos pela Sapeka”.
 
Mais especificamente sobre o mercado africano, a participação da Sapeka na Feira Internacional de Maputo (Facim), capital e maior cidade de Moçambique, no ano de 2011, rendeu bons negócios à empresa. “A participação nesta feira foi muito importante para a abertura de mercados. Pudemos mostrar a Moçambique a qualidade e a diversidade dos nossos produtos. Assim, aumentamos em mais de três vezes as vendas da Sapeka para este país africano”, comemora Felipe.
 
Além desse evento na África, a Sapeka também tem investido no continente europeu. Tanto que nos anos de 2008 e 2009 a empresa expôs seus produtos em Paris, na Mode City, a maior feira do setor de lingeries do mundo. “Paris desde sempre é a capital da moda, ditando tendências ao mundo inteiro. A oportunidade de apresentar nossos produtos na França foi essencial para a estratégia de exportação da Sapeka”.
 
Prêmio – No biênio 2010/2011, a Sapeka Lingerie, que possui seu centro de distribuição em Piracicaba/SP, conquistou o 4º Prêmio Destaque Municipal em Negócios Internacionais, da Associação Comercial e Industrial de Piracicaba (Acipi), na categoria Micro Empresa, em volume exportado.
 
Sobre a empresa – A Sapeka Lingerie foi fundada em 1999, na cidade de Nova Friburgo, no estado do Rio de Janeiro. Sua capacidade produtiva é de, em média, 60 mil peças por mês. São 600 produtos ativos, divididos em sete linhas (dia-a-dia, acessórios, ginástica, moda praia, reforço, sensual e sexy) e três marcas (Sapeka Lingerie: itens sensuais; All Fit: linha convencional, fitness e moda praia; Vizzari: linha masculina/cuecas).
 
A Sapeka responde pela fabricação e comercialização de todos os seus produtos, com fornecimento exclusivo no atacado, por meio de representantes comerciais. As vendas também ocorrem por telefone, e-mail e loja virtual, pela qual são vendidos com exclusividade moda praia, linha fitness, cosméticos e livros.
 
A marca pode ser encontrada em todo território nacional, sendo que as maiores redes vendedoras da Sapeka são Miss France e Ket Bros. O estado de São Paulo concentra a maior parte dos clientes.
 
A empresa também é responsável pela distribuição de marcas parceiras. É uma das mais competitivas no setor de fantasias sensuais do Brasil, o que permite atuar fortemente no mercado interno e expandir a atuação ao mercado externo, em países da Europa, África, Américas do Sul e do Norte.
 
Unidades em operação:
– Confecção 
Nova Friburgo – RJ
– Centro de distribuição:
Piracicaba – SP
– Loja própria:
Nova Friburgo – RJ
Twitter: sapeka_lingerie
Facebook: fb.com/sapeka.com.br
Loja Virtual: www.loja.sapeka.com.br

Compartilhe:
WhatsApp Atendimento via WhatsApp