Engenho da Notícia

Empresa de assessoria de imprensa, mídias digitais e relações públicas

Notícias

Simespi completa 29 anos com foco nas adaptações às necessidades de suas associadas

O Simespi (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de Material Elétrico, Eletrônico, Siderúrgicas e Fundições de Piracicaba, Saltinho e Rio das Pedras) completa 29 anos amanhã, dia 3 de julho, com um olhar permanente sobre as adaptações necessárias às demandas de suas associadas.

Euclides Libardi, presidente no triênio 2020-2022, comenta que essa preocupação com a qualidade está sempre em pauta nas reuniões da Diretoria. “Chegamos até aqui com muito profissionalismo e continuamos estudando maneiras de aprimorar o nosso escopo de trabalho. O objetivo é que nossa associada tenha tudo o que precisa em mãos e seja sempre bem atendida. Nosso corpo de funcionários está frequentemente estudando, lendo e se atualizando”, destaca.

O presidente comenta que os serviços passam por revisões frequentes com intuito de atualizá-los, mantendo-os em sintonia às necessidades das empresas associadas. “Completamos 29 anos em um momento diferenciado. Todos os esforços focam ações eficientes e moldadas na conjuntura atual. Está sendo um desafio diário, para o qual contamos com o apoio da equipe interna, diretores e representantes das associadas. Como sempre comento, juntos somos mais fortes”, completa.

Entre os serviços disponíveis às empresas associadas estão:

Assessoria Jurídica: Apoio nas áreas Trabalhista, Empresarial, Cível e Tributária, além de ações e defesas em processos administrativos e judiciais. Esclarecimento de dúvidas por meio de consultas e boletins jurídicos periódicos.

Consultoria Ambiental: Garante às associadas uma gama de serviços referentes a regularizações e cadastros ambientais.

Pesquisa Salarial: Feita desde 1995, a pesquisa salarial é a única do setor metal-mecânico. Essa é uma ferramenta para auxiliar na definição de estratégias internas, visando manter o equilíbrio entre o oferecido pelo mercado e o praticado dentro das empresas associadas.

Convenção Coletiva de Trabalho: Acordo normativo realizado entre os sindicatos representativos das categorias econômicas e profissionais. O objetivo é dar parâmetro e segurança às relações de trabalho.

Certificação Digital: Parceria com empresa de certificação digital.

Convênios educacionais e comerciais: Possibilitam às associadas descontos nas mensalidades em cursos técnicos, graduações, pós-graduações, ensino fundamental, médio e maternal. Além de condições especiais em estabelecimentos comerciais.

Consultas ao SCPC: Orientação para as empresas sobre a concessão de crédito e apoio ao negócio.

Comespi (Conselho da Mulher Executiva): Cria oportunidades de aprimoramento profissional, além de desenvolver a consciência ecológica e ambiental por meio de eventos temáticos.

GRH (Grupo de Recursos Humanos): Grupo formado por profissionais da área para compartilhar conhecimentos, trocar experiência sobre assuntos relevantes e atualizações legislativas trabalhistas.

Comitê de Segurança do Trabalho (CSTS): Grupo formado por profissionais da área criado para promover o intercâmbio de informações relacionadas à saúde e a segurança do trabalho.

Disponibilização de espaços: Locação de salas de treinamento e auditório com isolamento acústico. Ambos são equipados com projetores, os ambientes são climatizados e acessíveis, possuem wifi e estacionamento na porta. O auditório tem capacidade para 130 pessoas e as salas de treinamento, podem acomodar 42. *Por conta da pandemia de Covid-19 a locação destes espaços, incluindo a área gourmet, estão suspensas até que a situação se normalize.

Cursos de capacitação: Os cursos são ministrados para associadas e para a comunidade. Os conteúdos são oferecidos de acordo com a demanda das associadas por meio de uma pesquisa realizada no início de cada ano. *Por conta da pandemia de Covid-19 os cursos e palestras também estão suspensas até que a situação se normalize.

Trabalho Social: Contribuição frequente para a manutenção de projetos sociais e engajamento em campanhas.

Cronologia histórica 29 anos

* 3 de julho de 1991 – Nascia o Simespi, Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de Material Elétrico, Eletrônico, Siderúrgicas, Fundições e Similares de Piracicaba e Região, com nove empresas associadas, administrada por uma diretoria provisória presidida por Luciano Santos Tavares de Almeida e, em seguida, Mário Mantoni Filho.

* 9 de julho de 1992 – Foi comemorado seu primeiro aniversário e empossou sua primeira diretoria não provisória, presidida por Roosevelt Vargas Guimarães.

* 26 a 29 de outubro de 1992, realizou sua primeira grande atividade: a 1ª Semana de Qualidade Produtiva.

* 17 de novembro de 1992 – Foi criado o Grupo de Relações Trabalhistas (GRT), que é o atual Grupo de Recursos Humanos (GRH).

* Julho de 1993 – Para comemorar seus dois anos de fundação, foi lançado seu Informativo bimestral, no qual são publicadas as principais notícias da entidade e de suas associadas.

* 9 de julho de 1994 – Foi inaugurada a sede do Simespi na Unileste. Na época, a entidade ocupava parte da Associação das Empresas do Distrito Industrial Unileste (Aedip). Antes, o Simespi localizava-se no Edifício Racz Center, no centro de Piracicaba.

* 18 de agosto de 1994 – Entrega da 1ª pesquisa salarial, realizada em parceria com 46 empresas. Também no dia 18 de novembro de 1994, ao julgar dissídio coletivo de 1992, o Tribunal Superior do Trabalho decidiu pela legitimidade do Simespi para representar o setor patronal metal-mecânico na sua base de atuação de Piracicaba, Saltinho e Rio das Pedras. Daquele dia em diante, o Simespi negocia anualmente a convenção coletiva com o Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba.

* dia 10 de março de 1995, Foi recebida a visita do então ministro Superior do Trabalho, Almir Pazzianotto.

* 25 de agosto de 1995 – Na cerimônia de comemoração do 4° aniversário do Simespi, foi eleita a diretoria do triênio 1995-1998, presidida por Nestor de San Juan.

* 10 de novembro de 1995 – Foi assinada a primeira Convenção Coletiva de Trabalhos entre o Simespi e o Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba. A entrega do documento foi realizada pelo então ministro Superior do Trabalho, Almir Pazzianotto, e pelo presidente do Simespi, Nestor de San Juan.

* 26 de fevereiro de 1997 – O então secretário de Relações do Trabalho, Plínio Gustavo Adri Sarti, assinou a certidão que confere ao Simespi o Registro Sindical, tornando a entidade oficialmente um sindicato patronal das indústrias metalúrgicas de Piracicaba, Saltinho e Rio das Pedras.

* 27 de maio de 1998 – Foi eleita a diretoria do Simespi presidida por Tarcísio Angelo Mascarim.

* 3 de maio de 2002 – É inaugurada sua atual sede, na Rua Samuel Neves, 1601. Na época, a entidade comemorava 10 anos de sua fundação.

* 14 de julho de 2003 – Foi lançado o 1° Simtec (Simpósio Internacional e Mostra de Tecnologia da Indústria Sucroalcooleira).

* 22 de julho de 2010 – Foi lançado o Conselho da Mulher Executiva (Comespi).

* Maio de 2011 – O viaduto localizado na confluência das rodovias Luiz de Queiroz e do Açúcar Comendador Mário Dedini foi nomeado “Viaduto Simespi”.

* 7 de outubro de 2011 – O Simespi recebeu, da Câmara de Vereadores de Piracicaba, uma homenagem por seus 20 anos.

* 16 de março de 2012 – Para coroar seus 20 anos, o Simespi recebeu, no a certificação da ABNT NBR ISO 9001:2008 e, na mesma solenidade, homenageou as empresas associadas que participaram do projeto Simespi Rumo à ISO.

* 8 de janeiro de 2014 – Promovida a solenidade oficial de posse de sua diretoria para o triênio 2014-2016, presidida por Euclides Baraldi Libardi.

* Outubro de 2014 – Lançado o novo Serviço de Assessoria Jurídica Gratuita, pelo qual advogados especializados realizam ações e defesas em processos judiciais e administrativos nas áreas Cível, Empresarial e Tributária.

* 14 de outubro de 2014 – Lançado o Comitê de Segurança do Trabalho. Desde então, o grupo tem realizado reuniões mensais para trocar informações sobre implantação de sistemas de segurança nas empresas e atualizações sobre legislação de segurança e medicina do trabalho.

* Dezembro de 2015 – Finalização de mais uma negociação salarial e inicia o planejamento para as comemorações dos 25 anos de fundação.

* Janeiro de 2016 – Com o lançamento da agenda oficial do Simespi, tem início a programação comemorativa ao aniversário de 25 anos de fundação.

* Agosto de 2016 – Simespi e associadas são homenageadas no Prêmio VisãoAgro.

* Setembro de 2016 – Câmara de Vereadores de Piracicaba concede ao Simespi moção de aplausos referente a seus 25 anos.

* Janeiro de 2017 – Promovida a solenidade oficial de posse de sua diretoria para o triênio 2017-2019, presidida por Roberto Tadeu Chamma.

* Fevereiro de 2018 – Simespi cria cartilha sobre Reforma Trabalhista

* Maio de 2019 – Inauguração de sua sede remodelada e ampliada.

* Dezembro de 2019 – Criação da cartilha eletrônica sobre Reforma da Previdência

* Janeiro de 2020 – Promovida a solenidade oficial de posse de sua diretoria para o triênio 2020-2022, presidida por Euclides Baraldi Libardi.

*Julho de 2020 – Simespi completa 29 anos.

Simespi – (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de Material Elétrico, Eletrônico, Siderúrgicas e Fundições de Piracicaba, Saltinho e Rio das Pedras)
Endereço: Rua Samuel Nevez, 1601 – Bairro dos Alemães
Telefone: (19) 3417-8600
Canais oficiais de informação:
Site: www.simespi.com.br /
Instagram: instagram.com/simespi
Facebook: facebook.com/simespi
Linkedin: /simespi
E-mail: simespi@simespi.com.br


Compartilhe:
WhatsApp Atendimento via WhatsApp