Engenho da Notícia

Empresa de assessoria de imprensa, mídias digitais e relações públicas

Notícias

Orquestra Educacional de Piracicaba retoma apresentações presenciais

A Orquestra Educacional de Piracicaba (OEP) retornará aos palcos após o período de afastamento social adotado como medida de prevenção ao Coronavírus. Os concertos gratuitos estão programados para os meses de novembro e dezembro, e respeitarão o plano local de retomada das atividades culturais.

Para o reencontro com o público, a orquestra preparou quatro apresentações. As duas primeiras, que ocorrem nos dias 19 e 21 de novembro, às 20h e 18h, homenagearão os profissionais que estão atuando na linha de frente de combate ao Covid-19. Já para as duas últimas, programadas para 10 e 12 de dezembro, às 20h e 18h, um repertório repleto de tradicionais músicas natalinas foi preparado.

Segundo Ivan Bueno, maestro da OEP, das nove músicas escolhidas para os concertos de novembro, duas são especiais. O tema do filme “A Lista de Schindler” será executada em memória às vítimas da pandemia que abalou o mundo em 2020. Já a trilha sonora de “Os Vingadores” irá homenagear os profissionais que arriscam suas vidas no combate ao coronavírus. “Queremos reconhecer a coragem, entrega e cuidado dessas pessoas com os doentes. São verdadeiros heróis anônimos. Não são apenas os médicos, mas também os enfermeiros, técnicos, socorristas, bombeiros, policiais, enfim, todos aqueles que estão na linha de frente dessa batalha contra o Covid-19”, afirma.

“Surgem Anjos”, “Noite de Paz”, “Oh, Noite Santa”, “Jesus Alegria dos Homens”, “Aleluia de Handel” e “O Primeiro Natal” estão entre as peças escolhidas para o repertório natalino. “Serão concertos festivos que contarão com a participação da cantora Júlia Simões na interpretação das canções”, explica Bueno.

RETOMADA

Os concertos marcam o regresso da OEP que ficou mais de 200 dias em reclusão. “Permanecemos sete meses sem ensaios presenciais. Não ficamos inativos. Durante a quarentena, mantivemos os 90 músicos ativos por meio de encontros pelo Zoom para reflexão e ensaios de naipes em salas separadas”, conta Bueno.

Segundo o maestro, o distanciamento físico não afetou a produtividade do grupo. “Nas salas virtuais, oferecíamos informações e orientações sobre as músicas que deveriam ser estudadas naquela semana. Deu muito certo. Tivemos participações muito especiais que compartilharam suas experiências sociais e culturais, enriquecendo nossos encontros semanais. Conseguimos manter a chama acesa do aprendizado, do interesse, da fé e da esperança”, declara.

As apresentações da OEP contribuem para a democratização do acesso à cultura. O objetivo do projeto é promover experiências cognitivas, emocionais e estéticas tanto para os integrantes quanto para o público em geral. “Por meio dos ensaios e concertos, a orquestra possibilita o aprimoramento técnico e interpessoal. Além da prática musical, a orquestra aprimora a percepção coletiva, o respeito, a tolerância, possibilita a troca de experiências, trabalho em equipe e socialização”, explica Bueno.

PROGRAMAÇÃO

DataHoraLocalTema
19/1120hTeatro Municipal Doutor Losso NettoHomenagem aos profissionais da Saúde
21/1118hTeatro Erotides de CamposHomenagem aos profissionais da Saúde
10/1220hTeatro Municipal Doutor Losso NettoConcerto de Natal
12/1218hTeatro Erotides de CamposConcerto de Natal

SOBRE A OEP – Criada em 2015, a OEP é composta por 90 integrantes de todas as famílias de instrumentos sinfônicos. Em seu repertório, a orquestra executa a música de concerto universal de forma predominante, mas também percorre pela música popular brasileira, pop-rock e trilhas sonoras de filmes e games. Sua proposta metodológica abrange pessoas de diferentes faixas etárias, a partir de 10 anos de idade, com níveis básicos de conhecimento musical e habilidade técnica. O projeto, sem fins lucrativos, conta com o apoio da iniciativa privada, entidades não governamentais e órgãos municipais para sua manutenção. Para saber como contribuir, acesse:  facebook.com/orquestraeducacionaldepiracicaba ou instagram.com/orquestraeducacional/

OEP retoma apresentações presenciais

Quando: 19/11, às 20 horas, no Teatro Municipal Doutor Losso Netto

21/11, às 18 horas, no Teatro Erotides de Campos

10/12, às 20 horas, no Teatro Municipal Doutor Losso Netto

12/12, às 18 horas, no Teatro Erotides de Campos

Entrada gratuita.

Outras informações:

Engenho da Notícia

Assessoria de Imprensa

www.engenhodanoticia.com.br

divulgacao@engenhodanoticia.com.br

instagram.com/engenhodanoticia

fb.com/engenho.danoticia

(19) 3302-0100

Piracicaba/SP


Compartilhe:
WhatsApp Atendimento via WhatsApp