Engenho da Notícia

Empresa de assessoria de imprensa, mídias digitais e relações públicas

Notícias

Lei da igualdade salarial é tema de palestras no Simespi

Sancionada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em 4 de julho passado, a lei 14.611/2023, conhecida como a ‘lei da igualdade salarial’, será tema das palestras que serão ministradas por sete especialistas convidados pelo escritório Chohfi Sociedade de Advogados no Simespi (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de Material Elétrico, Eletrônico, Siderúrgicas e Fundições de Piracicaba, Saltinho e Rio das Pedras). O evento acontece no próximo dia 27, das 8h30 às 11h, no auditório da entidade patronal.

A nova lei da igualdade salarial será abordada por profissionais de diversas áreas, tanto do setor público como do privado: Lia Ferreira (diretora executiva da Life – HR Solutions); Mariana Bortolan (juíza do Trabalho – Tribunal Regional do Trabalho 15ª. Região), Gabriela Mendonça de Albuquerque (gerente regional do Trabalho e Emprego de Piracicaba), André Felipe Hirano (gerente de recursos humanos da Hyundai Motor Brasil), Carlos Alberto de Oliveira (gerente regional do Trabalho e Emprego de Campinas), Thaís Barbosa de Almeida (sócia da Chohfi Sociedade de Advogados) e Ana Carolina Scandiuzzi (sócia da Chohfi Sociedade de Advogados).

A lei estabelece novas bases legais para que trabalhadoras e trabalhadores tenham garantido seu direito à igualdade de salário e de remuneração. Além de estabelecer salários iguais para a mesma função, a nova legislação visa aumentar a fiscalização contra a discriminação e facilitar os processos legais.

A norma altera a multa, prevista no artigo 510 da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), para as empresas que não pagarem o mesmo salário para homens e mulheres que desempenham a mesma função. A partir de agora, o valor será dez vezes o novo salário devido pela empresa à trabalhadora ou ao trabalhador discriminado.

“Consideramos de grande importância trazer a lei e suas implicações à discussão, visto que toda mudança gera dúvidas.  A relevância deste evento está evidente na qualidade e importância dos profissionais que abordarão o tema. É uma oportunidade única para profissionais, empresários e gestores das mais diversas áreas, que desejam entender melhor a nova lei”, afirma Erick Gomes, presidente do Simespi.

As inscrições gratuitas para as palestras podem ser feitas até dia 25 pelo e-mail cursos@simespi.com.br ou pelo link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf0d8z4pCeMdkyB2vbxK9qW4R4fc9vx7lkViRr55C2en5Kwsg/viewform

A sede do Simespi fica na rua Samuel Neves, 1601, no Bairro dos Alemães.

Legenda: Erick Gomes, presidente do Simespi

Crédito: André Covolam

Assessoria de Imprensa Simespi

Equipe Engenho da Notícia

Cristiane Sanches (9.9183-1025 / comunica@simespi.com.br)

Luciane Anhão (9.9789-5418 / luciane@engenhodanoticia.com.br)

Marcelo Basso (9.9747-5586 / marcelo@engenhodanoticia.com.br)

Simespi – (19) 3417-8600

Cristiane Sanches

Assessoria de Imprensa

Equipe Engenho da Notícia


Compartilhe:
WhatsApp Atendimento via WhatsApp