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Simespi comemora início das obras de pavimentação no Unileste

A Prefeitura de Piracicaba anunciou o início das obras de pavimentação em concreto da rua Professor Benedito de Andrade, no Distrito Industrial Unileste. A notícia foi recebida com entusiasmo pelo Simespi (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de Material Elétrico, Eletrônico, Siderúrgicas e Fundições de Piracicaba, Saltinho e Rio das Pedras) que, em 2021, contratou a empresa MAP Geotécnica para a elaboração de projeto de recapeamento do mais antigo distrito industrial da cidade.

De acordo com o projeto, na ocasião, a obra demandaria investimentos da ordem de R$ 9,28 milhões, beneficiando as avenidas Comendador Leopoldo Dedini, Professor Benedito de Andrade e a rua Phelipe Zaidan Maluf. No total, o projeto previa a pavimentação asfáltica de aproximadamente 47 mil metros quadrados.

Segundo a prefeitura, na rua Benedito de Andrade, o concreto será aplicado da rua Phelipe Zaidan Maluf até a rotatória de acesso à rodovia Margarida da Graça.

“O início das obras é uma excelente notícia, já que o Simespi reivindica, desde 2021, as obras de recuperação do pavimento da Unileste, que já tem mais de 50 anos”, afirma Gomes. Ele lembra que, em dezembro de 2021, o então presidente do Simespi, Euclides Libardi, entregou ao prefeito Luciano Almeida, ao deputado estadual Alex Madureira e ao então deputado estadual Roberto Morais, o estudo elaborado pela MAP Geotécnica e ofício reivindicando o início das obras que beneficiariam aproximadamente 120 empresas e 15 mil trabalhadores. O mesmo documento foi entregue ao então governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, por Madureira.

Em janeiro de 2022, o então secretário de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, Marco Vinholi, assinou autorização de recurso da ordem de R$ 1 milhão, solicitado pelo então deputado estadual Roberto Morais para investimento em infraestrutura do Distrito Industrial Unileste.

Segundo a prefeitura, o pavimento de concreto tem maior durabilidade, diminui o custo com manutenção de veículos e a possibilidade de ocorrência de acidentes, agiliza o trânsito e diminui a poluição, pois não deforma quando há aceleração, frenagem e provas de cargas dos veículos. Há menor interferência de manutenção preventiva e corretiva; maior segurança do usuário devido a macro e microtexturas; melhor reflexão da luz na superfície do pavimento; economia de até 30% nos gastos com iluminação pública e redução na temperatura ambiente em até 5ºC, devido à superfície clara.

Nesta primeira etapa de pavimentação será executado o PUC (Pavimento Urbano de Concreto), para tráfego leve e para tráfego pesado, com alternância do dimensionamento (espessura) das camadas de concreto.

Crédito foto: Maycon Barbon

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