Engenho da Notícia

Empresa de assessoria de imprensa, mídias digitais e relações públicas

Notícias

Newsletter – 18/03/2024

“Se não queres que ninguém saiba, não o faças.” Provérbio chinês

 

Sessão pipoca

Assisti neste fim de semana o filme As Nadadoras, lançado em 2022, na Netflix. Ele conta a vida da nadadora síria Yusra Mardini, que comoveu o mundo após participar das Olimpíadas do Rio em 2016. Ela viveu uma história e tanto pra chegar lá! É um filme baseado na vida real de Yusra e sua irmã, Sara, que juntas saíram da Síria como refugiadas, durante a Guerra Civil nos país do Oriente Médio. Confesso que tive que conter as lágrimas várias vezes durante o filme. Que vida mais sofrida e injusta desses refugiados, meu Deus! O longa tem quase 2h15minutos de duração e deixa você fisgado pela história do começo ao fim, com muitos conflitos durante o desenrolar da trama. #ficaadica

 

Ganhadores do Oscar 2024

Aconteceu na noite de ontem, em Los Angeles, nos Estados Unidos, a 96ª edição do Oscar. Uma cerimônia meio morna, com poucas surpresas, pelo menos eu achei! Mas vamos a lista completa dos vencedores. Qual deles você já assistiu?

 

Melhor filme: Oppenheimer

Melhor diretor: Christopher Nolan – Oppenheimer

Melhor atriz: Emma Stone – Pobres Criaturas

Melhor ator: Cillian Murphy – Oppenheimer

Melhor atriz coadjuvante: Da’Vine Joy Randolph – Os Rejeitados

Melhor ator coadjuvante: Robert Downey Jr. – Oppenheimer

Melhor roteiro original: Anatomia de Uma Queda— Justin Triet, Arthur Harari

Melhor roteiro adaptado: American Fiction – Cord Jefferson

Melhor edição: Oppenheimer

Melhor filme estrangeiro: Zona de Interesse

Melhor animação: O Menino e a Garça

Melhor curta-metragem de animação: War Is Over! Inspired by the Music of John & Yoko – Dace Mullins, Brad Booker

Melhor maquiagem e penteados: Pobres Criaturas

Melhor design de produção: Pobres Criaturas

Melhor design de figurino: Pobres Criaturas

Melhores efeitos visuais: Godzilla Minus One

Melhor documentário: 20 Dias em Mariupol

Melhor documentário de curta-metragem: The Last Repair Shop

Melhor fotografia: Oppenheimer

Melhor curta-metragem: The Wonderful Story of Henry Sugar – Wes Anderson, Steven Rales

Melhor som: Zona de Interesse

Melhor trilha sonora original: Oppenheimer

Melhor canção original: What Was I Made For? – Barbie

 

Dança da solidão

“Desilusão, desilusão, danço eu, dança você, na dança da solidão”, já dizia a música Dança da Solidão de Marisa Monte. E você, já se sentiu sozinho? A solidão tem sido um sentimento recorrente para metade da população brasileira, pasmem! Segundo o levantamento do Perceptions of the Impact of Covid-19 (Percepções sobre o impacto da Covid-19), realizado pela Ipsos com pessoas de 28 países, sendo mil delas brasileiros, 50% dos entrevistados afirmam se sentir solitários. O Brasil está em primeiro lugar de todas as nações, com o maior índice de solidão. Pelo visto muito coisa mudou depois da pandemia. Em segundo lugar estão os turcos (46%) e, em terceiro, os indianos (43%). A média global é de 33%. Na contramão do Brasil, os entrevistados da Holanda (15%), do Japão (16%) e da Polônia (23%) são os que menos se sentem sós. Já na média de todos os países, 41% das pessoas disseram que se tornaram mais solitárias nos últimos 6 meses. E você, tem se sentido só? Se sim, responda a esse e-mail e vamos conversar. Não quero que você se sinta assim. Ou você é da turma do ‘antes só do que mal acompanhado’?

 

Entrelinhas

A Uber lançou a função “Adolescentes” no Brasil, oferecendo aos pais controle e segurança nas viagens da turminha de 12 a 17 anos. Nos recursos, estão notificações em tempo real, código exclusivo de viagem, detecção automática de alterações de rota e gravação de áudio. Achei importante e digno aos pais preocupados.

Já faz mais de um ano que o ChatGPT foi lançado ao público em geral. Desde novembro de 2022, qualquer ser humano que tivesse acesso à internet já poderia fazer uma conta na OpenAI, acessar a plataforma para fazer um pedido com a resposta da IA. Você já testou fazer isso?

O ano de 2023 é o mais quente da história do planeta, segundo dados da Organização Meteorológica Mundial (OMM). No Brasil, 2023 também foi o ano mais quente da história, com temperaturas médias no ano de 24,92ºC. Pelo visto 2024 está querendo disputar a vaga no ranking.

Segundo levantamento da CNI (Confederação Nacional da Indústria) feito com dados de 2023, as mulheres ocupam hoje 39,1% dos cargos de liderança no país. São considerados cargos de liderança quem exerce funções como diretores, dirigentes, gerentes ou supervisores. Temos muito trabalho pela frente, mulheres. Avante!

No dia 11 de março de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a Covid-19 como uma pandemia global. Até fevereiro deste ano, pouco mais de 80% da população brasileira havia tomado ao menos as duas doses iniciais da vacina.

 

Até semana que vem!

Eu sou Sabrina Scarpare, jornalista, especialista em narrativas e criadora da plataforma de educação, comunicação e storytelling da minha marca. Ao longo da minha trajetória atuei no mundo offline e online passando por rádio, televisão, assessoria de imprensa, revista impressa e jornal impresso, o qual fui colunista social por 10 anos. Como criadora de infoprodutos, desenvolvi para a minha marca: consultoria, curso online, palestra, ebook, newsletter, entre outros projetos, tendo a técnica do storytelling como premissa para as linhas editoriais dessas soluções. Tenho MBA em Gestão de Mídias Digitais e 20 anos de experiência em comunicação.

Acesse meu site: www.sabrinascarpare.com.br


Compartilhe:
WhatsApp Atendimento via WhatsApp