A obra “Um Mago de Luz em Meio Século de Arte” tem o prefácio assinado por Ney Matogrosso
No dia 27 de junho de 2026, às 19h30, o ECA – GUARANTÃ, em Piracicaba (SP), recebe o lançamento do livro Tato Fischer – Um Mago de Luz em Meio Século de Arte, biografia artística escrita por Thiago Sogayar Bechara e Eliana Pace. O prefácio da obra é assinado por Ney Matogrosso.
A programação contará também com um show especial de voz e piano apresentado por Tato Fischer. Após a apresentação, serão distribuídos gratuitamente exemplares do livro ao público presente, com sessão do biografado.
O projeto foi contemplado pelo Edital 28/2024 do Fomento CultSP PNAB, garantindo acesso gratuito ao bem cultural e ampliando o alcance da memória artística brasileira. E conta com apoio da Associação Cultural e Teatral Guarantã.
Além da versão impressa, que será distribuída gratuitamente durante o lançamento, o livro também está disponível para acesso gratuito no site da Theatron, nas versões e-book e audiolivro, ampliando o alcance da obra e garantindo maior acessibilidade ao público.
Natural de Penápolis, Tato Fischer possui uma trajetória singular que atravessa mais de cinco décadas de atuação artística. Músico, ator, diretor, compositor, cantor e mágico, integrou a formação original da banda Secos & Molhados ao lado de Ney Matogrosso, João Ricardo e Gerson Conrad. Fundador do Grupo Mambembe de Teatro, também desenvolveu extensa carreira nos palcos e na música, consolidando-se como uma das personalidades culturais mais importantes de sua geração.
A obra reúne fatos marcantes de sua trajetória, depoimentos, documentos e registros históricos, resgatando a contribuição de Tato Fischer para a música, o teatro e a cultura brasileira.
Os autores da biografia possuem reconhecida atuação na pesquisa e preservação da memória cultural. Thiago Sogayar Bechara é poeta, dramaturgo, jornalista, compositor e pesquisador, autor de diversas biografias artísticas. Eliana Pace é jornalista e escritora, responsável por importantes obras biográficas dedicadas a artistas, dramaturgos e personalidades da cultura nacional.
A produção cultural do projeto é assinada pelo piracicabano Marcos Thadeus, profissional com mais de vinte anos de experiência na gestão de projetos culturais, publicações e artes cênicas.
Serviço
Lançamento do livro: Tato Fischer – Um Mago de Luz em Meio Século de Arte
Data: 27 de junho de 2026 (sábado)
Horário: 19h30
Local: ECA – GUARANTÃ
Endereço: Avenida Santa Lídia, 548
Vila Areão – Piracicaba – SP

